Engenharia de Materiais

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar
Débora passou para o melhor Programa de Engenharia de Materiais da América Latina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina.

“Soube que havia passado na seleção três horas depois de ter defendido minha dissertação na Unesc, no fim de junho. Estava sendo parabenizada pelo Mestrado quando recebi o resultado da UFSCar. Ainda não estou acreditando”, comenta a mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na Unesc, Débora desenvolveu pesquisa sobre materiais alternativos aos utilizados atualmente para a proteção individual de pessoas e blindagem de carros contra tiros. Na UFSCar, vai trabalhar a questão da balística na vitrocerâmica com uma das referências mundiais neste material, o professor doutor Edgar Dutra Zanotto.

O professor doutor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, foi quem orientou Débora no Mestrado. O primeiro contato que ambos tiveram foi quando ela, ainda estudante de graduação, participou do Programa de Iniciação Científica sob a orientação de Montedo. “Estamos felizes em ver esta conquista de uma egressa da Unesc. A Débora vai ter oportunidade de se desenvolver ainda mais”.

Plano traçado aos 16 anos

Aos 25 anos, Débora arruma as malas para deixar a casa dos pais, em Cocal do Sul, e passar pelo menos quatro anos em São Carlos, São Paulo, onde fará doutorado. Mas a mudança é apenas uma consequência de um planejamento de vida que ela fez aos 16 anos. “Consegui estudar com bolsa no CMG em Cocal do Sul e fiz técnico em Cerâmica. E como os professores que eu mais gostava eram da área de Engenharia de Materiais, o curso me chamou a atenção. Foi então que tracei a meta de seguir na área da pesquisa fazendo graduação, mestrado e doutorado”, conta Débora, que já planeja fazer pós-doutorado e atuar como professora e pesquisadora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 17:49
Compartilhar Comente

Mini curso de Processos de fabricação de Materiais Cerâmicos: Processamento de cerâmica vermelha (tijolo e telha)

Aconteceu no dia 30.06.2017 nas dependências dos laboratórios idt, o mini curso de Processos de fabricação de Materiais Cerâmicos: Processamento de cerâmica vermelha (tijolo e telha) com os alunos do terceirão colégio São Bento.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 18 de julho de 2017 às 20:54
Compartilhar Comente

Reitora e vice recebem estudantes dos cursos de Engenharia

Reitora e vice recebem estudantes dos cursos de Engenharia
Grupo encaminhou proposta de apoio para evento esportivo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve receberam na tarde desta quarta-feira (12/7) uma comitiva de acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unesc para uma reunião sobre o Engenharíadas Sul, evento esportivo que vai reunir estudantes de Engenharia de instituições de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em Criciúma, de 7 a 10 de setembro deste ano.

Os representantes das atléticas dos cursos e o coordenador de Engenharia Civil, Márcio Vito, apresentaram o evento à reitora e ao vice. Segundo o presidente da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Civil, Gabriel Antunes Della Flora, esta será a primeira edição do evento em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e vai reunir entre 2,5 mil e 3 mil acadêmicos.

A Unesc vai abrigar competições do Engenharíadas Sul. O torneio terá disputas em modalidades como futebol, vôlei, handebol e natação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2017 às 22:12
Compartilhar Comente

Exposição itinerante apresenta tecnologia hidráulica e mecânica

Exposição itinerante apresenta tecnologia hidráulica e mecânica
Unesc recebe exposição itinerante sobre tecnologia hidráulica e mecânica Mais imagens

Estudantes, professores, empresários e a comunidade em geral podem conhecer as últimas tecnologias nas áreas de eletro-hidráulica e de mecânica até esta sexta-feira (7/7), na Unesc. O campus universitário recebe desde a manhã desta quinta-feira (6/7) o Eaton Tech Day, um evento que leva até diferentes municípios uma carreta com exposição de soluções da Eaton, líder mundial no fornecimento de componentes e sistemas elétricos, hidráulicos, automotivos, aeronáuticos e de filtração.

Durante o evento, engenheiros da empresa vão estar à disposição dos visitantes para explicar as novas tecnologias apresentadas e discutir questões relacionadas aos negócios na área de inovação, serviços e soluções. A programação do Eaton Tech Day conta ainda com palestras nesta quinta-feira, às 19 horas e nesta sexta-feira, às 9 horas (com alunos de escolas de Criciúma), às 15 horas e às 19 horas.

Segundo o professor da Unesc, Ramon Casagrande Oening, o evento é uma oportunidade para que os acadêmicos da Universidade conheçam as novas tecnologias disponíveis no mercado, além de colaborar com o aprendizado absorvido em sala de aula em disciplinas que envolvam hidráulica e mecânica.

O engenheiro da Eaton, Fernando Pereira Mendes, afirma que a carreta roda todo o Brasil e a escolha pela Unesc em Criciúma facilita que mais pessoas possam ter acesso a exposição, de estudantes até empresas e clientes da marca. Já o engenheiro Lucas Cenci, lembra que a Eaton possui 100 anos de vida e destes, 60 com atividades no Brasil. “Ela é uma empresa americana especializada em gerenciamento de energia e a exposição é uma maneira de aproximar a companhia do público”.

A carreta ficará estacionada em frente ao Ginásio de Esportes da Universidade e estará aberta ao público na quinta-feira, das 14 às 22 horas e na sexta-feira das 8 às 20 horas. O evento é uma parceria da Eaton com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2017 às 17:49
Compartilhar Comente

Campus recebe exposição Tech Day esta semana

Campus recebe exposição Tech Day esta semana
Carreta abriga exposição de tecnologias eletro-hidráulica e mecânica (Foto: Divulgação) Mais imagens

O campus da Unesc recebe nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/7) o Eaton – Tech Day, um evento que leva até diferentes locais uma carreta com estandes que apresentam tecnologias eletro-hidráulica e mecânica. A exposição é aberta ao público e realizada pela Eaton, empresa que é líder mundial no fornecimento de componentes e sistemas elétricos, hidráulicos, automotivos, aeronáuticos e de filtração.

Durante o evento, uma equipe de engenheiros da companhia ficará à disposição dos visitantes para explicar as novas tecnologias apresentadas e discutir questões relacionadas aos negócios na área de inovação, serviços e soluções.

A carreta ficará estacionada em frente ao Ginásio de Esportes da Universidade e aberta ao público na quinta-feira, das 14 às 20 horas, e na sexta-feira, das 8 às 17 horas. O evento é uma parceria da Eaton com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de julho de 2017 às 17:39
Compartilhar Comente