Engenharia de Materiais

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc
Quarta-feira (19/12) foi de duas cerimônias de colação de grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (19/12), Thelry Garcia Pizzolo Correa, de Forquilhinha, é oficialmente fisioterapeuta. Ela, assim como aproximadamente 150 alunos da Unesc, colou grau na profissão que escolheu para a sua vida e teve o certificado de conclusão de curso como grande presente deste Natal que se aproxima. O dia da sua formatura, conforme ela, jamais será esquecido tamanha a emoção em realizar esse sonho. “É uma grande conquista. Um dos dias mais felizes da minha vida. Comecei a faculdade há cinco anos e meio com uma filha de três anos e outra de 14. Com o apoio delas e do meu marido consegui vencer os obstáculos e receber esse diploma hoje”, disse emocionada.

A quarta-feira foi marcada por duas cerimônias de colação de grau especial em gabinete na Universidade, sendo uma ao longo da tarde, conduzida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, e outra no período noturno, conduzida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Os cursos que tiveram alunos formados nestas oportunidades foram Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Na mensagem deixada aos formandos, Fernanda destacou a mudança vivida atualmente no país e a necessidade de mudar a forma de realizar as coisas para que os rumos também sejam diferentes. “Nosso mestre Paulo Freire já disse ‘não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor’. Portanto, tenhamos sabedoria, tenhamos sempre humildade. Desejo ainda que vocês tenham empatia, garra e amor para materializar aquilo que idealizam para tornar o mundo melhor. Ousem, mas, sobretudo, sejam muito felizes”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de dezembro de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente (2)

Engenharia de Materiais homenageia empresa parceira

Engenharia de Materiais homenageia empresa parceira
Mais imagens

Em comemoração aos 20 anos do curso de Engenharia de Materiais a coordenadora do curso Angela Arnt, entregou na última semana, uma placa simbolizando a parceria entre o curso e a Colorminas Colorífico e Mineração. Angela Machado e Renata Dias representaram a empresa na entrega do reconhecimento.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de dezembro de 2018 às 14:02
Compartilhar Comente

Projeto de extensão de Engenharia de Materiais realiza encerramento das atividades de 2018

Projeto de extensão de Engenharia de Materiais realiza encerramento das atividades de 2018
Mais imagens

Para compartilhar experiências vivenciadas pelos alunos participantes da atividade prática ofertada pelo projeto de extensão do curso de Engenharia de Materiais, foi organizado um encontro na Escola Padre Miguel Giacca, em Criciúma. Na última semana, as acadêmicas Renata Benetti, Mariana Nazário e Marina Kauling, participaram como mediadoras da atividade “Compartilhando experiências”, que teve a presença da coordenadora do curso, Ângela Arnt.

O evento marcou o encerramento semestral do projeto que atingiu no período 91 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Criciúma. Segundo Ângela, para o próximo ano a equipe planeja ampliar as atividades ofertadas, objetivando atender 180 alunos até o final de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 15:39
Compartilhar Comente

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados

Tempo de colher bons resultados: Unesc comemora a aprovação de três novos doutorados
Programas contemplados foram de Educação, Engenharia de Materiais e Desenvolvimento Socioeconômico (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após um ano de grandes conquistas e desafios para a Unesc, a Universidade celebra mais vitórias: a aprovação de três doutorados para 2019. Os programas que receberam nesta semana o parecer positivo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foram o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais). A conquista marca mais um salto positivo da Universidade, que encerra o ano com expectativas ainda melhores para 2019.

As notícias foram recebidas com extrema alegria por toda a comunidade acadêmica, em especial pela reitoria. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há palavras que possam expressar toda a gratidão e a felicidade ao vivenciar este momento. “São programas de extrema importância, cada um em sua área, e que com certeza farão a diferença no momento em que vivemos hoje”, destacou.

Na tarde de sexta-feira (07/12) um café especial foi realizado na reitoria para celebrar a aprovação junto aos pesquisadores de cada Programa. Na oportunidade, Luciane destacou as congratulações a cada um dos envolvidos e salientou a importância de reunir todos para celebrar com afeto. “Essa é a hora de comemorar a merecida conquista após muita dedicação de toda a equipe e, logo depois dessa emoção, o foco será colocar esses programas no lugar de destaque que eles merecem. Queremos que sejam os melhores programas de doutorado e vamos trabalhar muito para isso”, disse.

De acordo com Vice-reitor Daniel Preve os cenários regional, estadual e nacional ganham com essa conquista. “Temos acompanhado a luta que existe em cada PPG. Sabemos que as aprovações são a cereja do bolo no sentido da pós-graduação e temos consciência de toda a diferença que farão, não só para a nossa comunidade, mas para a sociedade no entorno da nossa Universidade. A Unesc dá mais um passo na sua história e a Universidade de hoje não é a mesma de ontem com certeza”, salientou.

A luta, de acordo com a Pró-reitora Indianara Reynaud Toreti, continua a partir dessa conquista tão esperada e significativa para a Instituição. “Temos muita consciência de que esse resultado é fruto de uma gestão de consistência e de grupos que pegaram junto, lutaram e acreditaram muito. Contem conosco, pois sabemos que o trabalho continua e, enquanto instituição, precisamos olhar para frente, analisar como podemos fortalecer e fazer com que os programas cresçam cada vez mais e alcancem cada vez mais sucesso”, completou Indianara em sua fala aos pesquisadores.

As notícias das conquistas, para o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação na Unesc, Oscar Montedo, chegaram nessa reta final do ano com o sentimento de alívio e muita felicidade por ser uma recompensa merecida. “Tínhamos muita segurança com relação a essa aprovação porque sabíamos que o trabalho tinha sido muito bem feito. Eu li cada uma das propostas e acreditava em cada uma, pois foram feitas com dedicação, planejamento e muito cuidado por nossas equipes. Acredito que esse seja a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado com afinco na instituição e realmente marque uma evolução significativa para a nossa Universidade”, destaca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 20:16
Compartilhar Comente