Engenharia de Materiais

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais foi pauta de entrevista nesta terça-feira (11/9) na Rádio Voz da Vida, de Criciúma. Os professores Adilson de Oliveira e Felipe Zanette falaram sobre o curso e as oportunidades que oferece aos acadêmicos, além da carreira ampla de Engenheiro de Materiais.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação
Pesquisadores da Universidade estão revolucionando o mercado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais da Unesc vem se consolidado no desenvolvimento de projetos e na inovação. Sua excelência é comprovada pela busca constante de empresas em firmar parcerias com a graduação. Um destes bons exemplos, é a iniciativa da empresa Ceusa, que investiu na estrutura e nos pesquisadores da Universidade para desenvolver seu novo produto.

Com o foco na alta qualidade e na durabilidade, a pesquisa está sendo desenvolvida pelos professores Júlio Alexandre Teixeira, Adriano Bernardin, Estevam Grosch Tavares e pela acadêmica Gecica Cardoso Bellettini no I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), e pode revolucionar o mercado de produtos cerâmicos.

A ideia inicial do projeto é estudar, por meio de ondas de impacto, como tornar o produto cerâmico mais leve, resistente, durável e também tornar construções de imóveis e reformas mais baratas e mais rápidas. “Com a utilização desta nova técnica não será necessário utilizar grandes quantidades de matérias primas. O processo de construção ficará mais rápido e o custo mais acessível, sem perder a qualidade”, destaca Bernardin.

O processo de pesquisa está em estágio de finalização e será entregue a Ceusa para avaliação e possível desenvolvimento. “Os últimos dados foram gerados e coletados. O próximo passo é apresenta-los e esperar o feedback. Em breve podemos ter um produto revolucionário no mercado, agregando qualidade, durabilidade e dando confiança de que o consumidor está adquirindo um produto diferenciado”, explica Tavares.

Estrutura

O desenvolvimento da pesquisa está sendo realizado nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais do I-parque. Com uma estrutura preparada para realizar experimentos práticos, o curso fomenta em suas disciplinas a profissionalização, a pesquisa e a inovação.

Conheça o I-parque

Alguns dos diferenciais da Unesc são encontrados nos laboratórioss do I-parque, o Parque Cientifico e Tecnológico da Instituição, que é referência nacional ensino e tecnologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos

Unesc empossa novos coordenadores e adjuntos de cursos
Vitor Netto - Aicom Mais imagens

Evento contou com a participação de docentes, colaboradores e acadêmicos da Universidade (Fotos: Vitor Netto)

 

Professores, colaboradores e a comunidade acadêmica conhecerem na tarde desta quarta-feira (15/8) os novos coordenadores e adjuntos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Fisioterapia, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc. A reitora, Luciane Ceretta, também aproveitou o momento festivo para empossar o novo gerente do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Universidade.

De acordo com a reitora, a coordenação dos cursos precisa de atitude e pró-atividade. “A Universidade continua na busca pela excelência acadêmica e todas as pessoas que passaram por aqui ajudaram a construir os 50 anos da Unesc. Nós estamos aqui prontos para apoiá-lo em tudo o que for preciso nesta nova gestão universitária”, enfatiza.

O vice-reitor, Daniel Preve, destaca o trabalho que os novos coordenadores deveram desempenhar. “Este é um momento de novas ideias, de reinventar-se e vocês podem contar conosco para que nossos cursos tenham sempre mais excelência”, respalda.

Departamento de Projetos e Infraestrutura

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unesc, Márcio Vito, também foi empossado como gestor do Departamento de Projetos e Infraestrutura. O órgão tem como objetivo promover e planejar as melhorias da infraestrutura dentro do campus da Universidade.

Além da reitoria e do vice-reitor, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, e o procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, também participaram do evento.

Conheça os empossados:

Departamento de Projetos e Infraestrutura

- Gestor: Márcio Vito

Enfermagem

- Coordenador: Ioná Vieira Bez Birolo

- Adjunto: Valdemira Santina Dagostin

Engenharia de Materiais

- Coordenadora: Ângela Beatriz Coelho Arnt

Engenharia Química

- Coordenadora: Maria Alice Prado Cechinel

- Adjunto: Michael Peterson

Fisioterapia

- Coordenadora: Ariete Inês Minetto

- Adjunto: Eduardo Ghisi Victor

Matemática

- Coordenadora: Elisa Neto Zanette

- Adjunta: Ledina Lentz Zanette

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Processos Gerenciais

- Coordenador: Volmar Madeira

Tecnologia em Jogos Digitais

- Coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de agosto de 2018 às 19:05
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal
Possibilidade que envolve atenção especial à internacionalização foi discutida e alinhavada em visita especial do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em 20 dias de missão de trabalho em Portugal o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, realizou intenso trabalho de aproximação da universidade com instituições de ensino do país visitado. Entre as principais conquistas do professor ao longo dos contatos esteve o encaminhamento para a abertura de um mestrado em conjunto entre a Unesc e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A missão faz parte de trabalho voltado à internacionalização com a intenção de abrir portas para mobilidade acadêmica, cursos em conjunto, interação em empresas e incubadoras e discussão de novos projetos.

Conforme o diretor, a aproximação inicial se deu por conta da orientação de um aluno de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com participação da Unesc. “É um egresso da Unesc que fez mestrado conosco e que acompanho também nesse doutorado. Com ele, pude conhecer o instituto, fazer as orientações do projeto e ainda identificar a oportunidade de um mestrado em conjunto, ideia que foi muito bem recebida”, explica.

Montedo chegou há poucos dias da missão e aguarda os encaminhamentos das conversas realizadas na viagem para tornar realidade as propostas delineadas. “Eles ficaram de nos mandar o projeto do mestrado para análises da nossa universidade. Pelas conversas realizadas, a intenção é de que seja estabelecido um cronograma com um semestre de aula na Unesc, um semestre no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, outro para a parte prática e os seis meses finais para defesa da dissertação também aqui”, afirma.

Colaboração técnico-científica

Durante o período em Portugal o diretor formalizou também a assinatura de um convênio com Universidade de Aveiro (UA). Trata-se de um amplo projeto de colaboração técnico-científica que já vinha sendo discutido há aproximadamente um ano e foi oficializado com a presença do professor na universidade com o contrato já em mãos.

Novos contatos

Além dos já encaminhados projetos com as universidades de Viana do Castelo e Aveiro, o professor Oscar Montedo realizou contato ainda com o Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra. Ele foi recebido por dois investigadores do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais da instituição, que se mostraram interessados em estabelecer acordos de cooperação estratégicos com a Unesc.

De acordo com Montedo, o principal foco da conversa foi voltado à possibilidade de projetos com a Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios). “Poderemos atuar com a ligação de empresas daqui que queiram fazer negócios com organizações de Portugal a partir de interesses conjuntos. Assim poderemos auxiliar nesse processo que deve ser benéfico para todos os lados”, comenta.

Recepção de Câmara de Vereadores

Em sua passagem por Portugal o diretor Oscar Montedo foi recebido ainda pela Câmara de Vereadores da cidade de Condeixa-a-Nova. Na oportunidade, o representante da Unesc participou de ato solene e conversas com o objetivo de estabelecer futuros acordos institucionais de cooperação estratégica e avaliar potenciais oportunidades e sinergias comerciais, especialmente relacionados à cerâmica e ao potencial do Sul de Santa Catarina no setor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de agosto de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente