Engenharia de Materiais

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Curso de Engenharia de Materiais recebe cerca de uma tonelada de polímero em grãos da Braskem

Curso de Engenharia de Materiais recebe cerca de uma tonelada de polímero em grãos da Braskem
O polímero é uma matéria prima utilizada na indústria plástica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Material utilizado para práticas e processamentos em laboratório, o polímero é uma matéria prima utilizada na indústria plástica. Na formação, os estudantes do curso de Engenharia de Materiais da Unesc têm contato com o material, trabalhando na prática o seu desenvolvimento em atividades realizadas no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia). E para contribuir com a Universidade, e com a produção de conhecimento científico, a empresa Brastem doou cerca de uma tonelada do material.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Angela Arnet, a parceria é significativa para o curso. “Não apenas por conta da doação, mas também pelo contato com a empresa, que é de suma importância para a região”, ressaltou.

A doação do material ocorreu por uma parceria firmada entre a Braskem, a Ganguro e a Unesc. A Braskem também já realizou outras parcerias com a Universidade, alguns equipamentos dos laboratórios foram doados pela empresa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de junho de 2018 às 20:48
Compartilhar Comente

XXVI International Materials Research Congress

XXVI International Materials Research Congress
Mais imagens

Os professores doutores Adriano Michael Bernardin e Ângela Beatriz Coelho Arnt estiveram representando o Curso de Engenharia de Materiais no XXVI International Materials Research Congress, Cancún,México com apresentações de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios do I.parque.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 25 de agosto de 2017 às 16:27
Compartilhar Comente

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar

Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar
Débora passou para o melhor Programa de Engenharia de Materiais da América Latina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina.

“Soube que havia passado na seleção três horas depois de ter defendido minha dissertação na Unesc, no fim de junho. Estava sendo parabenizada pelo Mestrado quando recebi o resultado da UFSCar. Ainda não estou acreditando”, comenta a mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na Unesc, Débora desenvolveu pesquisa sobre materiais alternativos aos utilizados atualmente para a proteção individual de pessoas e blindagem de carros contra tiros. Na UFSCar, vai trabalhar a questão da balística na vitrocerâmica com uma das referências mundiais neste material, o professor doutor Edgar Dutra Zanotto.

O professor doutor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, foi quem orientou Débora no Mestrado. O primeiro contato que ambos tiveram foi quando ela, ainda estudante de graduação, participou do Programa de Iniciação Científica sob a orientação de Montedo. “Estamos felizes em ver esta conquista de uma egressa da Unesc. A Débora vai ter oportunidade de se desenvolver ainda mais”.

Plano traçado aos 16 anos

Aos 25 anos, Débora arruma as malas para deixar a casa dos pais, em Cocal do Sul, e passar pelo menos quatro anos em São Carlos, São Paulo, onde fará doutorado. Mas a mudança é apenas uma consequência de um planejamento de vida que ela fez aos 16 anos. “Consegui estudar com bolsa no CMG em Cocal do Sul e fiz técnico em Cerâmica. E como os professores que eu mais gostava eram da área de Engenharia de Materiais, o curso me chamou a atenção. Foi então que tracei a meta de seguir na área da pesquisa fazendo graduação, mestrado e doutorado”, conta Débora, que já planeja fazer pós-doutorado e atuar como professora e pesquisadora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 17:49
Compartilhar Comente

Mini curso de Processos de fabricação de Materiais Cerâmicos: Processamento de cerâmica vermelha (tijolo e telha)

Aconteceu no dia 30.06.2017 nas dependências dos laboratórios idt, o mini curso de Processos de fabricação de Materiais Cerâmicos: Processamento de cerâmica vermelha (tijolo e telha) com os alunos do terceirão colégio São Bento.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 18 de julho de 2017 às 20:54
Compartilhar Comente

Reitora e vice recebem estudantes dos cursos de Engenharia

Reitora e vice recebem estudantes dos cursos de Engenharia
Grupo encaminhou proposta de apoio para evento esportivo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve receberam na tarde desta quarta-feira (12/7) uma comitiva de acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unesc para uma reunião sobre o Engenharíadas Sul, evento esportivo que vai reunir estudantes de Engenharia de instituições de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em Criciúma, de 7 a 10 de setembro deste ano.

Os representantes das atléticas dos cursos e o coordenador de Engenharia Civil, Márcio Vito, apresentaram o evento à reitora e ao vice. Segundo o presidente da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Civil, Gabriel Antunes Della Flora, esta será a primeira edição do evento em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e vai reunir entre 2,5 mil e 3 mil acadêmicos.

A Unesc vai abrigar competições do Engenharíadas Sul. O torneio terá disputas em modalidades como futebol, vôlei, handebol e natação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de julho de 2017 às 22:12
Compartilhar Comente