Engenharia de Materiais

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais entrega certificado de parceria para a Gered

Curso de Engenharia de Materiais entrega certificado de parceria para a Gered
Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais entregou na última semana, para a supervisora de Gestão de Ensino da Gered (Gerência Regional Educacional de Criciúma), Kelly Cristina Fernandes da Rosa, o certificado de parceria com a no projeto de extensão do curso cujo objetivo é propiciar atividades de laboratório na produção de peças cerâmicas, metálicas e poliméricas (plástico) para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais. 

A coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e do projeto de extensão, Ângela Arn realizou a entrega do certificado e do relatório das atividades desenvolvidas pelos alunos das escolas participantes. Segundo ela, as atividades do projeto incentivam os estudantes do Ensino Médio a conhecerem melhor a área da Engenharia de Materiais.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de dezembro de 2019 às 09:01
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Projeto de extensão entrega de certificado para escola participante

Projeto de extensão entrega de certificado para escola participante
Mais imagens

O projeto de extensão desenvolvido pelo Gemat (Grupo de Extensão em Engenharia de Materiais), realizou a entrega do certificado de participação em atividades práticas nas áreas de produção metálica, cerâmica e polimérica para a Escola Governador Heriberto Hülse, de Criciúma. A entrega oficial do certificado ocorreu no fim de outubro e foi feita pelo professor da Unesc, Felipe Zanette da Silveira, ao diretor geral da escola Sidnei Ferreira e ao coordenador pedagógico, Ronivon Teixeira.

Durante 2019, a equipe do projeto desenvolveu atividades práticas, nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) com a participação dos alunos da escola.

O projeto é desenvolvido pelos professores Ângela Arnt, Felipe Zanette da Silveira e pelas acadêmicas de Engenharia de Materiais, Renata Benetti e Mariani Nazário.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2019 às 13:38
Compartilhar Comente

Bate-papo aborda inovação na indústria cerâmica durante 10ª SMT da Unesc

Bate-papo aborda inovação na indústria cerâmica durante 10ª SMT da Unesc
Gerente de Tecnologia Cerâmica da Eliane ministrou palestra para acadêmicos de Engenharia de Produção da Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Como aplicar conceitos inovadores na indústria cerâmica? Este foi o principal questionamento abordado pelo gerente de Tecnologia Cerâmica da Eliane Revestimentos, Sérgio Pereira Ruzza, na última quarta-feira (23), durante a palestra “A inovação na Eliane - Reflexões”. O evento foi organizado pelo curso de Engenharia de Materiais da Unesc, e fez parte da 10ª SMT (Semana de Ciência e Tecnologia) da universidade, além da XVII Semana Acadêmica e VIII Workshop do Curso de Engenharia de Materiais.

Durante a palestra, Ruzza utilizou a experiência adquirida dentro da própria Eliane para ilustrar a inovação necessária para manter o mercado. “É um bate-papo voltado para o modelo de gestão da inovação através do processo de amadurecimento interno da Eliane”, explicou o gerente.

São quase cinco anos de processos de inovação com base tecnológica e olhar voltado para a questão visual das peças que a Eliane produz. “Temos que pensar na qualidade das peças além da resistência e durabilidade, por isso digo que é muito importante focar no aspecto visual que o produto vai oferecer para o cliente, e quem sai da graduação para o mercado precisa estar pronto para criar produtos novos e atraentes visualmente”, afirmou Ruzza.

Para a coordenadora do curso, professora Dra. Angela Coelho Arnt, as palestras atualizam o conhecimento dos estudantes. “É importante abordarmos assuntos como estes, pois são temas atuais para os acadêmicos, além de fazerem parte do cotidiano do engenheiro de materiais”, a docente.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 24 de outubro de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente