Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais realiza atividade prática com alunos do Ensino Médio

Engenharia de Materiais realiza atividade prática com alunos do Ensino Médio
Mais imagens

Alunos do Ensino Médio de Criciúma realizaram na última semana, nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais, atividades práticas que visam associar o conteúdo estudado em sala de aula com as práticas de um engenheiro dentro da indústria. A atividade fez parte do projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”, coordenado pela professora Ângela Beatriz Coelho Arnt e pelo professor Felipe Zanette da Silveira.

Durante as atividades, os alunos da escola Padre Miguel Giacca tiveram a oportunidade não apenas de acompanhar, mas também de participar de todo o processo de fabricação. As atividades iniciaram com a seleção das matérias primas, passando pela esmaltação e finalizando com a queima das peças cerâmicas. Ao final da atividade os participantes levaram para casa a peça cerâmica.

A prática realizada foi baseada no processo de fabricação da cerâmica plana e contou com o auxílio das bolsistas Renata Benetti, Mariana Nazário e Marina Kauling.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2018 às 18:06
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca
Ação faz parte do projeto de extensão com alunos de Ensino Médio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais, da Unesc, realizou uma visita à escola Padre Miguel Giacca, no Bairro Rio Maina em Criciúma, com o objetivo de discutir possibilidades da realização de atividades práticas nos laboratórios do curso, que pudessem se aliar ao conteúdo teórico ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

A iniciativa ocorreu na última semana e faz parte do projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. O projeto prevê a realização de atividades nas três áreas do conhecimento dos materiais - Metais, Polímeros e Cerâmica – em parceria com escolas estaduais de Ensino Médio da região.

O professor Felipe Zanette da Silveira e as acadêmicas Renata Benetti, Mariana Nazário e Marina Kauling, participaram do encontro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente

Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais

Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais
Mais imagens

Um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais visitou sábado (22/9) a empresa Softplan, em Florianópolis. Os estudantes, acompanhados pelo professor Rafael Rocha, observaram na prática as aplicações de Gestão de Projetos e Gestão da Inovação.

A organização da viagem de estudos foi feita pelos CAs (Centros Acadêmicos) dos cursos e pelo projeto Baja.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 14:16
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais foi pauta de entrevista nesta terça-feira (11/9) na Rádio Voz da Vida, de Criciúma. Os professores Adilson de Oliveira e Felipe Zanette falaram sobre o curso e as oportunidades que oferece aos acadêmicos, além da carreira ampla de Engenheiro de Materiais.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação
Pesquisadores da Universidade estão revolucionando o mercado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais da Unesc vem se consolidado no desenvolvimento de projetos e na inovação. Sua excelência é comprovada pela busca constante de empresas em firmar parcerias com a graduação. Um destes bons exemplos, é a iniciativa da empresa Ceusa, que investiu na estrutura e nos pesquisadores da Universidade para desenvolver seu novo produto.

Com o foco na alta qualidade e na durabilidade, a pesquisa está sendo desenvolvida pelos professores Júlio Alexandre Teixeira, Adriano Bernardin, Estevam Grosch Tavares e pela acadêmica Gecica Cardoso Bellettini no I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), e pode revolucionar o mercado de produtos cerâmicos.

A ideia inicial do projeto é estudar, por meio de ondas de impacto, como tornar o produto cerâmico mais leve, resistente, durável e também tornar construções de imóveis e reformas mais baratas e mais rápidas. “Com a utilização desta nova técnica não será necessário utilizar grandes quantidades de matérias primas. O processo de construção ficará mais rápido e o custo mais acessível, sem perder a qualidade”, destaca Bernardin.

O processo de pesquisa está em estágio de finalização e será entregue a Ceusa para avaliação e possível desenvolvimento. “Os últimos dados foram gerados e coletados. O próximo passo é apresenta-los e esperar o feedback. Em breve podemos ter um produto revolucionário no mercado, agregando qualidade, durabilidade e dando confiança de que o consumidor está adquirindo um produto diferenciado”, explica Tavares.

Estrutura

O desenvolvimento da pesquisa está sendo realizado nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais do I-parque. Com uma estrutura preparada para realizar experimentos práticos, o curso fomenta em suas disciplinas a profissionalização, a pesquisa e a inovação.

Conheça o I-parque

Alguns dos diferenciais da Unesc são encontrados nos laboratórioss do I-parque, o Parque Cientifico e Tecnológico da Instituição, que é referência nacional ensino e tecnologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente