Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor II

Em continuidade a comemoração do dia do Engenheiro Agrimensor, o Curso de Engenharia de Agrimensura, apoiou a iniciativa da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), que reuniu para confraternização aproximadamente 100 engenheiros egressos da UNESC com seus familiares, no dia 08 de junho na Associação Salvaro em Siderópolis - SC.

Na programação que iniciou as 10 horas, com o programa Agrimensura na Praça da Rádio Eldorado, com o radialista Silmar Vieira, teve a presença do Presidente da Aceag, Engenheiro Agrimensor Solivan Serafim, do Presidente do CREA-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann, do Coordenador do CDER,  Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider, do Diretor Regional de Criciúma,  Engenheiro Ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, do Deputado Estadual Cleiton Salvaro  e, do Prefeito de Cocal do Sul Engenheiro Agrimensor Ademir Magagnin.

Que debateram o momento presente da profissão de Engenheiro Agrimensor e sua contribuição social, bem como o sistema de fiscalização do CREA-SC. Acompanharam ainda o Presidente do CREA-SC, o Engenheiro Civil Sergio Becke, o Diretor do CREA-SC e Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit e, o Arquiteto Michel Foggiatto.

Após, teve um almoço com a participação dos profissionais, acadêmicos e professores. Foi um momento de rever velhos amigos e formar novos, bem como contatos para trabalhos futuros.

Hugo Schwalm

Vanildo Rodrigues

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor

Para lembrar da data em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, que ocorreu em 04 de junho, o curso de Engenharia de Agrimensura, reuniu os acadêmicos e professores para um coquetel na sala 2 do Bloco K no dia 05/06.

Para falar sobre a profissão e o momento desafiador que o profissional enfrenta no momento como SINTER, REUB, CADASTRO URBANO, O Engenheiro Agrimensor Ricardo Milanez da Empresa ESET e Coordenador da Câmara de Engenharia de Agrimensura no CREA/SC.

Discorreu sobre sua vivencia na empresa, que foi criada a 40 anos pelo seu Pai Joacir Milanez, formado na primeira turma do curso. O profissional que continua atuando na área de Agrimensura, desafiou os acadêmicos a criarem redes de contato, tanto interno ao ambiente do curso como externo com Empresas e os profissionais que atuam na área.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Aula Prática de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Um grupo formado por acadêmicos da disciplina de Geodésia III e o professor do Curso de Engenharia de Agrimensura realizaram uma atividade prática em São Joaquim, no último sábado (01/6). Os alunos puderam acompanhar alguns dos trabalhos que envolvem Georreferenciamento de Imóveis, na Cabanha Flor da Serra. Todo o trabalho, foi conduzido observando a norma mais atual, elaborada pelo INCRA.

Esta iniciativa traz inovação a disciplina com a participação do professor Leandro Dilnei Viana Soares e dos acadêmicos, junto com o Centro Acadêmico em parceria com a Coordenação do Curso

Segundo Leandro, o grupo pode visualizar e praticar as configurações de receptores GPS/GNSS e os métodos de medições, vivenciando os procedimentos de campo para o georreferenciamento de imóveis rurais. Todos os dados coletados, serão posteriormente processados no laboratório de geoprocessamento, finalizando a última etapa, com a elaboração de plantas cadastrais, juntamente com os seus respectivos memoriais descritivos.

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 06 de junho de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente