Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor II

Em continuidade a comemoração do dia do Engenheiro Agrimensor, o Curso de Engenharia de Agrimensura, apoiou a iniciativa da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), que reuniu para confraternização aproximadamente 100 engenheiros egressos da UNESC com seus familiares, no dia 08 de junho na Associação Salvaro em Siderópolis - SC.

Na programação que iniciou as 10 horas, com o programa Agrimensura na Praça da Rádio Eldorado, com o radialista Silmar Vieira, teve a presença do Presidente da Aceag, Engenheiro Agrimensor Solivan Serafim, do Presidente do CREA-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann, do Coordenador do CDER,  Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider, do Diretor Regional de Criciúma,  Engenheiro Ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, do Deputado Estadual Cleiton Salvaro  e, do Prefeito de Cocal do Sul Engenheiro Agrimensor Ademir Magagnin.

Que debateram o momento presente da profissão de Engenheiro Agrimensor e sua contribuição social, bem como o sistema de fiscalização do CREA-SC. Acompanharam ainda o Presidente do CREA-SC, o Engenheiro Civil Sergio Becke, o Diretor do CREA-SC e Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit e, o Arquiteto Michel Foggiatto.

Após, teve um almoço com a participação dos profissionais, acadêmicos e professores. Foi um momento de rever velhos amigos e formar novos, bem como contatos para trabalhos futuros.

Hugo Schwalm

Vanildo Rodrigues

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor

Para lembrar da data em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, que ocorreu em 04 de junho, o curso de Engenharia de Agrimensura, reuniu os acadêmicos e professores para um coquetel na sala 2 do Bloco K no dia 05/06.

Para falar sobre a profissão e o momento desafiador que o profissional enfrenta no momento como SINTER, REUB, CADASTRO URBANO, O Engenheiro Agrimensor Ricardo Milanez da Empresa ESET e Coordenador da Câmara de Engenharia de Agrimensura no CREA/SC.

Discorreu sobre sua vivencia na empresa, que foi criada a 40 anos pelo seu Pai Joacir Milanez, formado na primeira turma do curso. O profissional que continua atuando na área de Agrimensura, desafiou os acadêmicos a criarem redes de contato, tanto interno ao ambiente do curso como externo com Empresas e os profissionais que atuam na área.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Aula Prática de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Um grupo formado por acadêmicos da disciplina de Geodésia III e o professor do Curso de Engenharia de Agrimensura realizaram uma atividade prática em São Joaquim, no último sábado (01/6). Os alunos puderam acompanhar alguns dos trabalhos que envolvem Georreferenciamento de Imóveis, na Cabanha Flor da Serra. Todo o trabalho, foi conduzido observando a norma mais atual, elaborada pelo INCRA.

Esta iniciativa traz inovação a disciplina com a participação do professor Leandro Dilnei Viana Soares e dos acadêmicos, junto com o Centro Acadêmico em parceria com a Coordenação do Curso

Segundo Leandro, o grupo pode visualizar e praticar as configurações de receptores GPS/GNSS e os métodos de medições, vivenciando os procedimentos de campo para o georreferenciamento de imóveis rurais. Todos os dados coletados, serão posteriormente processados no laboratório de geoprocessamento, finalizando a última etapa, com a elaboração de plantas cadastrais, juntamente com os seus respectivos memoriais descritivos.

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 06 de junho de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente

Tarde de Campo: Curso Engenharia de Agrimensura

O Curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC, organizou uma integração para discutir a inovação tecnológica envolvendo as ciências de mapeamento cartográfico, topográfico e aerofogrametrico. 

O evento ocorreu no dia 29/03/2019, e contou com a presença dos acadêmicos de Engenharia de Agrimensura, que puderam associar o conhecimento adquirido em aula, com a prática e conhecimento dos profissionais que atuam na área de Engenharia.

A Empresa Pegesul Geotecnologias através do Engenheiro Agrimensor Gean Pavei e do acadêmico Rafael Gerber, apresentaram a estação total robótica que captura distâncias e ângulos, seguindo automaticamente o prisma, também com ela é possível fazer locação de obras civis com maior agilidade e precisão.

Outro equipamento utilizado foi o GNSS, que possibilitou checagem dos pontos levantados pela estação total e através da junção dos dados dos dois equipamentos foi possível realizar locação de alta precisão, bem como ajustamento e correção do posicionamento de cada ponto.

Ainda foi demonstrado o RPA de Asa Fixa e Drone Multirotor que são equipamentos para mapeamento, monitoramento e geração de produtos destinados aos mais diversos ramos de atividade, tendo possibilidade de voo automatizados, através de softwares de gerenciamento como também guiados pelo operador.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 12 de abril de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente