Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica realizou a Semana Acadêmica dentro da XIV Semana de Ciência e Tecnologia – SCT. No dia 27 de outubro de 2023 teve a presença do egresso do curso Engenheiro Agrimensor Paulo Cesar Meneghini, os acadêmicos assistiram a palestra Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio.

A inserção de novas tecnologias no agronegócio, tem despertado no Engenheiro Agrimensor um novo mercado de trabalho, pois estes equipamentos para que possam operar de forma autônoma, necessitam de conhecimentos prévios de aplicação direta na área da engenharia, como coordenadas dos limites da área de plantio nas lavouras.

Formado pela Unesc em 2014, logo mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde iniciou suas atividades fundando em 2015 a empresa BRPro, desenvolvendo trabalhos de Engenharia, Cartografia, Topografia e Geodésia. Em 2022 iniciou as atividades com a Empresa Agromap Drones & Pulverização, com o objetivo inicial de prestar serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas para os fazendeiros da região.

Paulo se depara com um novo mercado de trabalho que agrega o mapeamento para áreas agrícolas, os drones utilizados para pulverização. Esta nova tecnologia equipada com sistema identificador dos limites das lavouras, o equipamento voa de forma autônoma, possibilitando identificar áreas onde é necessário aplicar produto. Na explanação da aplicação e uso do equipamento, foi possível também conhecer em detalhes, o drone e sua autonomia de voo e capacidade de armazenamento.  

Com conhecimentos técnicos e de gestão, o engenheiro Paulo contribuiu na formação de conceitos financeiros, abrindo o leque de serviços que podem ser prestados pelos futuros engenheiros, trazendo detalhes de orçamento e custo prévio das operações, esboçando lucros e custos fixos para a realização do serviço.

A palestra foi mediada pelo professor Lucas Tessmann Schwalm, que leciona a disciplina de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria III. Este assunto apresentado por um profissional da área, amplia o conhecimento dos acadêmicos do curso e vem crescendo o número de aplicações.  

Para o professor Vanildo Rodrigues, Coordenador Adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, o uso desta tecnologia revolucionária vem para auxiliar a agricultura, e sempre vai precisar de um profissional capacitado como o Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo, que detém o conhecimento das metodologias para mapeamento.

16 de novembro de 2023 às 19:05
Compartilhar Comente

PROFESSORES DA UNESC PARTICIPAM DA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA INSPETORIA DO CREA EM VIDEIRA - SC

Professor Vanildo Rodrigues, coordenador Adjunto do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC e coordenador da câmara especializada de Geologia, Minas e Agrimensura, no CREA-SC, participou nesta terça feira, 15 de agosto de 2023, do evento de inauguração da nova sede da Inspetoria do CREA em Videira - SC. O evento teve a participação do Presidente interino do CREA-SC, Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider e do Presidente em exercício do CONFEA, Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit, que também é professor do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC.

Matéria completa no link:

https://portal.crea-sc.org.br/eng-agrim-valdir-schneider-assume-como-presidente-interino-do-crea-sc/

17 de agosto de 2023 às 22:07
Compartilhar Comente

TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CCEEAGRI

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2023 foi realizada, em Manaus-AM, a terceira reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e geografia-CCEEAGRI, reunindo representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia-CREA. O evento foi realizado na sede do CREA-AM e teve a participação de coordenadores de câmaras e representantes de plenário dos regionais, que debateram e formularam proposituras em temas de interesse dos profissionais, do sistema profissional e da sociedade, respeitando o objetivo do sistema de fiscalização do exercício profissional, para garantir proteção a sociedade, como ocorre nas reuniões dos fóruns consultivos do sistema.

A reunião foi coordenada pelo Coordenador: eng. cartógrafo Pedro Luís Faggion (Crea-PR) e Coordenador adjunto: eng. agrimensor Vanildo Rodrigues (Crea-SC), com assessoria da eng. Tatiane do Crea-PR, um assessor do Confea e colaboradores do CREA-AM.

Estiveram presentes também o Vice-presidente do CREA-AM, o eng. Cândido Conselheiro federal e a Enga. Andrea conselheira federal.

Temas importantes para o sistema e a sociedade em geral, como a alteração da Resolução 0980/2022 Confea, que trata de registro de empresas, as diretrizes curriculares da Geografia, REURB e Georreferenciamento de imóveis urbanos, foram pautas com debate intenso e encaminhadas sugestões ao Confea. Na oportunidade foi realizada visita técnica na Agropecuária Jayoro.

17 de agosto de 2023 às 22:03
Compartilhar Comente

SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CCEEAGRI

Nos dias 3.4 e 5 de maio de 2023 foi realizada, em Campo Grande-MS, a segunda reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e geografia-CCEEAGRI, reunindo representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia-CREA. O evento foi realizado na sede do CREA-MS e teve a participação de coordenadores de câmaras e representantes de plenário dos regionais, que debateram e formularam proposituras em temas de interesse dos profissionais, do sistema profissional e da sociedade, respeitando o objetivo do sistema de fiscalização do exercício profissional, para garantir proteção a sociedade.

A reunião foi coordenada pelo Coordenador: eng. cartógrafo Pedro Luís Faggion (Crea-PR) e Coordenador adjunto: eng. agrimensor Vanildo Rodrigues (Crea-SC), contou assessoria da eng. Tatiane do Crea-PR, uma assessora do Confea e colaboradores do CREA-MS

Estiveram presentes também a Eng. Agrimensora Vânia, presidente do CREA-MS, o eng.  Conselheiro federal Cândido e o Eng. Prof. Evânio Ramos Nicoleit, vice-presidente do Confea.

Temas de importância fundamental para o sistema, como a alteração da Lei 5194/66 e da alteração da resolução que trata da certidão de acervo operacional foram muito debatidas e encaminhadas sugestões. Também foi realizada visita técnica na AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL -AGRAER.

17 de agosto de 2023 às 22:00
Compartilhar Comente

12º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março de 2023 ocorreu o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. No Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília - DF, com a participação do professor Vanildo Rodrigues, representante da UNESC e do Curso, no sistema Profissional da Engenharia e Agronomia e Geociências.  Fala do Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, na abertura do evento:

“Somos parceiros do governo federal, da Presidência da República, do parlamento brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos discutir políticas públicas de habitação, mobilidade urbana, saneamento, agricultura familiar, erradicação da fome, queremos um agronegócio forte, o Brasil precisa gerar riquezas a partir de exploração adequada e técnica”, complementou Krüger, antes de concluir: “No âmbito do Sistema, temos vasta diversidade partidária e de interesses, e respeitamos todos eles. Mas, coletivamente, nossa bandeira é a bandeira da engenharia brasileira”.

Notícia do Confea, em 01 de março “Reunidos em Brasília (DF) nesta semana, os representantes dos colégios de Presidentes (CP) e de Entidades Nacionais (Cden) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais abrem a agenda de reuniões de 2023. É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que eles elegem titulares e adjuntos e definem planos de trabalho e propostas dos fóruns para o ano.”

Lideranças dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea em 2023:

Colégio de Presidentes (CP)
Coordenador: eng. agr. Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Carlos Antônio Xavier (Crea-RO)

Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
Coordenador: eng. agr. Kleber Souza dos Santos (Confaeab) 
Coordenador adjunto: eng. mec. Waldimir Teles Filho (Fenemi)

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. oper. mec., eng. oper. prod., e seg. trab. Nelson Agostinho Burille (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. civ. e seg. trab. Márcia Cristina Luna (Crea-RO)

Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI)
Coordenador: eng. cartog. Pedro Luís Faggion (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agrim. Vanildo Rodrigues (Crea-SC)

Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: eng. agr. Orley Jayr Lopes (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agr. e tecg. heveicult. Carminda Luzia Silva Pinheiro (Crea-AC)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. Gabriel Faria Nogueira (Crea-MG)  
Coordenador adjunto: eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida (Crea-GO) 

Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. e seg. trab. Eduardo de Brito Souto (Crea-RS) 
Coordenador adjunto: eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva (Crea-MA) 

Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Denise Baptista Alves (Crea-RJ)

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. e seg. trab. Alberto Lopes Peres Júnior (Crea-PE)
Coordenador adjunto: eng. mec. e seg. trab. Priscila Bernardi Rockenbach (Crea-MT)

Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. quím. André Casimiro de Macedo (Crea-CE)
Coordenador adjunto: eng. quím. Rogério Gomes Araújo (Crea-SC)

Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. civ. e seg. trab. Paulo Roberto de Oliveira (Crea-SC)
Coordenador adjunto: geol. e eng. seg. trab. Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha (Crea-AM)

Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)
Coordenador: eng. minas e seg. trab. Wenderson Laverrier Araújo Melo (Crea-PB)
Coordenador adjunto: eng. geol. Éder Carlos Moreira (Crea-ES)

Link: https://www.confea.org.br/foruns-consultivos-do-sistema-tem-liderancas-definidas-para-2023

Mais de cem parlamentares brasileiros estiveram, na manhã da quarta-feira (1º/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para participar do painel “Café & Política”, do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Cada mesa disposta aqui está com um presidente do Crea e sua delegação. O Brasil inteiro está aqui. A ideia é abrir diálogo este ano para acompanharmos as pautas de interesse do governo federal, dos senadores, dos deputados, mas, sobretudo, da sociedade, da soberania, do desenvolvimento e do povo brasileiro”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao explicar sobre o 12º EL para os parlamentares, que representaram todo o país.

À frente da criação da Frente Parlamentar da Engenharia e do Desenvolvimento, a deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) aproveitou o momento para colher assinaturas que viabilizarão a implantação da Frente. "Temos de efetivamente olhar nossos presidentes de Creas, nossos conselheiros e os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, precisamos fortalecê-los, criar musculatura no sistema profissional para defender os profissionais, principalmente os recém-formados que estão buscando o primeiro emprego". Agrônoma, Marussa disse querer ver a Frente em pleno funcionamento.

17 de agosto de 2023 às 21:55
Compartilhar Comente