Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Palestras com Engenheiros Agrimensores Egressos da Unesc

Nos meses de maio e junho de 2023, O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC, recebeu alguns egressos do Curso, para realizar palestras aos acadêmicos das disciplinas de Ajustamento de Observações e Geodésia II.

No dia 12 de maio, o Engenheiro Agrimensor, Ricardo Manente Milanez, Diretor da ESET Engenharia, de modo virtual, pela Plataforma Google Meet, falou sobre GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS. Tratou sobre os normativos, equipamentos, metodologias de coleta de dados e, elaboração de memorial descritivo e demais relatórios que integram os projetos de GEO RURAL, incluindo a certificação.

Além da palestra que iniciou as 19 horas e finalizou as 21h20min, o Engenheiro Ricardo convidou os presentes para visitar a Empresa e abriu a possibilidade de estágio para os alunos do Curso.

No dia 13 de junho, o Engenheiro Agrimensor e Professor Marino N. L. Sumariva, Profissional Liberal, especialista em REURB, abrilhantou com o tema: REURB – da captação de projeto até o seu Registro. Marino falou sobre as etapas necessárias para viabilizar o projeto, lembrando a necessidade de conhecimento da legislação. Outro ponto importante é a implementação do projeto, respeitando os normativos atuais, como a NBR 17047/2022. Também abordou sobre a documentação necessária e suas dificuldades, e a cartografia que é especialidade da modalidade Agrimensura.   

No dia 23 de junho, O Curso recebeu o Engenheiro Agrimensor, Gean Pavei, da empresa PEGESUL, empresa de representação de equipamentos da área da agrimensura, empresa parceira da UNESC.  Gean apresentou aos alunos e professores presentes novas metodologias e equipamentos de coleta de dados sobre tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global via Satélite). Além da apresentação em sala, o profissional apresentou um modelo de equipamento e fez algumas aplicações práticas.

17 de agosto de 2023 às 21:44
Compartilhar Comente

Visita Técnica Barragem do Rio São Bento - Siderópolis - SC

 No dia 01 de julho de 2023, nas disciplinas de Hidrometria e Batimetria  e Geodésia, foi realizada a saída de campo, tendo como local a Barragem do Rio São Bento Siderópolis - SC. Os acadêmicos  tiveram contato com a medida de vazão, e com a utilização do aparelho de estação total foi possível coletar a profundidade e nível da água para geração do perfil batimétrico, também foi possível conhecer os tipos de calhas instaladas e o posicionamento das mesmas próximo a barragem. Com a participação dos professores Vanildo Rodrigues, Hugo Schwalm e o Engenheiro Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais Ives Fiegenbaum.  

17 de agosto de 2023 às 19:42
Compartilhar Comente

Agrimensura na Praça

No sábado, dia 03 de junho 2023, aconteceu o “Agrimensura na Praça”, evento organizado pela Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores- ACEAG, em parceria com o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC.

O evento além de divulgar o mercado de trabalho dos Engenheiros Agrimensores, contou com a participação de professores, acadêmicos e egressos do curso que falaram sobre as atividades que envolvem a Agrimensura, assim como tirou dúvidas da população que passava pelo local.

A seguir link com a transmissão do programa pela Rádio Eldorado.

https://www.youtube.com/watch?v=a2RH8gROO3M

Por: Rosani Martins 07 de junho de 2023 às 21:34
Compartilhar Comente

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Unesc presente na INTERGEO 2022

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, esteve presente na INTERGEO 2022, Feira Internacional de Geodésia, Geoinformação e Gestão de Terras e novas tecnologias em Essen, na Alemanha.

A geocomunidade internacional reuniu-se nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 em Essen na Alemanha, e de forma híbrida para aqueles que não puderam se deslocar até a cidade, verificando as tendências que estão movendo a área geográfica, onde está inserida a modalidade da Agrimensura, contemplaram as inovações na área de Digital Twin, Mobile Mapping, BIM, GIS e Co.

Outros pontos focados na INTERGEO este ano incluíram Smart Cities, Building Information Modeling (BIM), sustentabilidade, mobilidade e mudanças climáticas.

Essen tem uma população de 580 mil habitantes, foi centro desta feira internacional, com uma estrutura de 3 pavilhões, contou com 457 expositores de 31 países, cerca de 14.000 visitantes, profissionais de 102 países e mais de 1.000 participantes nas conferências e de forma virtual teve 1.800 visitantes.

Confira mais informações sobre a feira clicando aqui:

23 de novembro de 2022 às 15:28
Compartilhar Comente

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente