Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

VIII Seminário de Pesquisa em Planejamento Gestão Territorial 2017

VIII Seminário de Pesquisa em Planejamento Gestão Territorial 2017
Mais imagens

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2017 teremos a VIII edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT, que acontece anualmente desde 2010 no Campus da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Nesta edição, será trabalhado como tema geral do evento A SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS URBANOS.

O ponto de partida da discussão no Brasil relacionado a urbanização é que devemos considerar o desequilíbrio e a crise ambiental proporcionada pela ocupação humana no espaço. Neste sentido, se faz necessário observar os grandes centros urbanos como um ecossistema urbano, uma vez que estão sujeitas aos mesmos processos pelo qual operam os sistemas silvestres.

O objetivo do evento é fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Maiores informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/697/11061/

 

Por: Mara Mariano 15 de setembro de 2017 às 20:03
Compartilhar Comente

II Semana Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias (Terça 12/09/17)

II Semana Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias (Terça 12/09/17)
Mais imagens

Introdução ao Geoprocessamento

Ementário: Conceitos básicos de geoprocessamento e cartografia; elaboração de mapa de localização de área de estudo utilizando ArcGis.

Público-alvo: Acadêmicos de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e áreas fins.

Ministrante: Tecnólogos Danrlei De Conto e Thaise Sutil

Comissão Organizadora: Curso de Engenharia de Agrimensura – UNESC

Por: Mara Mariano 14 de setembro de 2017 às 18:50
Compartilhar Comente

II Semana Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias (11-13 de Setembro de 2017)

A II Semana Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias é o evento unificado dos cursos destas áreas de conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), compreendendo os cursos de graduação em Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Jogos Digitais; e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

A segunda edição deste evento proporciona a integração desses cursos e envolve todos os seus acadêmicos, simultaneamente, com palestras comuns e específicas, minicursos, oficinas, visitas técnicas e workshops colocando em debate questões relativas aos desafios da engenharia atual, promovendo a troca de experiências entre especialistas de várias áreas de atuação, profissionais e acadêmicos da área tecnológica.

A II Semana Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias - Edição 2017 - possuirá como tema "Comunidade Tecnológica" e será realizada no período de 11 a 13 de Setembro de 2017. A solenidade e palestras de abertura acontecerão, no dia 11 de setembro, no Auditório Jaime Zanatta na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e nos demais dias as atividades constituintes do evento ocorrerão no campus da UNESC.

Data do evento

11/09/2017 - 13/09/2017 às 08:00

Local do evento

Campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Avenida Universitária, 1105

Universitário, Criciúma - Santa Catarina

Por: Mara Mariano 14 de setembro de 2017 às 18:40
Compartilhar Comente

Feira das Profissões de Turvo – 31/08/2017

 

Estiveram presentes na Feira das Profissões de Turvo o acadêmico Eduardo Mendes Pereira (10ª Fase) e o Engenheiro Lucas Tessmann Schwalm (egresso do Curso de Engenharia de Agrimensura) e demais cursos e professores da UNESC. A feira das profissões evento organizado pela câmara de vereadores do município, com o objetivo de apresentar aos alunos das escolas públicas e privadas de Turvo, Meleiro, Timbé do Sul, Ermo, Morro Grande e Jacinto Machado.

 

Por: Mara Mariano 01 de setembro de 2017 às 18:10
Compartilhar Comente

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil
Atividades ocorrem sábado no Ateliê Central (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebe neste sábado (23/9), a Oficina Modelo de Assistência Técnica, realizada pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Núcleo Criciúma. O evento contará com palestras, apresentação de trabalhos relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos da Universidade e oficina de Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento.

A iniciativa envolve os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Unesc e tem o patrocínio do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e o apoio da Unesc por meio do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar.

O evento é aberto para a participação de acadêmicos, professores e profissionais da área e as inscrições podem ser feitas no link. Mais informações pelo telefone (48) 3413-8162 ou pelo e-mail casadoarquiteto@hotmail.com.

Confira a programação:


9 horas às 10h30: Palestra sobre o que é um Escritório de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social - ATHIS, com a professora doutora e, Arquitetura e Urbanismo e arquiteta Gabriela Morais Pereira;

10h45 às 12 horas: Apresentação do Contexto Regional; Equipe de bolsistas do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc;

14 às 17 horas: Oficina de Imersão, Ideação, Prototipação, Desenvolvimento e Apresentação das Propostas de Modelos de Escritórios de ATHIS a serem realizados pelos participantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente