Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Com acesso facilitado, Unesc pretende expandir utilização do Iparque

Com acesso facilitado, Unesc pretende expandir utilização do Iparque
Cadastro de acadêmicos com a ACTU foi realizado até a noite desta sexta-feira na universidade (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir da parceria estabelecida pela Unesc com a ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) e a DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte) de Criciúma, que irá criar a oferta de linhas de ônibus para acesso ao Iparque (Parque Científico e Tecnológicos), a utilização do espaço deve ser ampliada. O complexo, localizado na Rodovia Jorge Lacerda, nas proximidades da universidade, conta com salas de aula e de reuniões, biblioteca setorial, laboratórios, auditório e outros espaços e recebe aulas dos cursos de Design, Engenharia de Agrimensura,  Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Jogos Digitais.

Além da melhoria nos horários do transporte municipal para o Parque, foram realizadas também mudanças na infraestrutura e serviços de alimentação, com a intenção de qualificar ainda mais o local para receber os acadêmicos, pesquisadores e comunidade.

Conforme o coordenador do Curso de Design, professor João Rieth, a possibilidade de utilizar uma estrutura diferenciada como a do Iparque é de extrema importância para as disciplinas. “Temos aulas todas as noites naquele e espaço e percebemos como faz toda a diferença. É um centro tecnológico que precisa ser valorizado”, afirma.

As adequações idealizadas em parceria entre a universidade, o Município e a ACTU, de acordo com Rieth, irão garantir uma facilidade para o deslocamento e, logo, um melhor aproveitamento de todo o complexo. “Até então alguns alunos tinham dificuldade de chegar lá por conta própria, especialmente aqueles que vêm de outros municípios. Com uma linha especial, esse problema estará superado e a tendência é que consigamos aproveitar ainda mais tudo o que a estrutura tem a oferecer. Por isso é que estamos fazendo um grande esforço para que os alunos entendam e se cadastrem”, completa.

Incentivo à pesquisa

A facilidade de deslocamento e todas as melhorias preparadas, para o coordenador do curso de engenharia civil, Márcio Vitto, irão, acima de tudo, incentivar ainda mais o desejo pela pesquisa. “Frequentando de forma mais assídua o Iparque o aluno passa a ver as oportunidades com outros olhos. Imagina poder explicar uma teoria e já mostrar a prática ali mesmo no laboratório para eles? É muito bom. Essa onda irá fortalecer o desejo por pesquisas, experimentos em busca de novos produtos, inovação e a sustentabilidade. Isso é o diferencial em uma universidade”, destaca.

Linha para o Iparque de segunda à sexta-feira

A nova linha sairá às 19h10 do Terminal do Pinheirinho e irá até o Iparque, com saída do local às 22h de volta à universidade. Ao longo desta semana os acadêmicos foram informados sobre a criação da linha e os interessados em utilizá-la ou fazer o cadastro para utilização do sistema de transporte de forma geral já puderam entregar à equipe da ACTU os documentos necessários para a emissão do Cadastro do Estudante. Nesta sexta-feira (3/8) foi realizada a última etapa da mobilização para cadastramento com ação no Bloco J.

Os estudantes que realizaram o cadastro receberão seus cartões já na próxima segunda-feira (6/8), quando será iniciado o funcionamento da nova linha.

Aqueles que perderam a oportunidade de realizar o cadastro facilitado na universidade podem procurar a sede da ACTU, na galeria do Terminal Central, de segunda à sexta-feira em horário comercial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de agosto de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente