Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Sob os olhares de mais de dois mil espectadores foi aberta, na noite desta segunda-feira (20/7), a primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Essa foi a primeira atividade da semana, que seguirá com extensa programação voltada aos acadêmicos dos cursos de engenharia e tecnologia, assim como à comunidade externa. Para abrir as conferências virtuais que marcarão o evento o convidado foi o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.

Dentro da temática geral do evento desenhada como “Inovação para um novo mundo”, Alvim tratou sobre o “Papel das áreas tecnológicas pós-pandemia”. Em sua fala, Paulo destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário que se apresenta e o importante diferencial de tais fatores na forma como o país e o mundo todo irão superar a situação. “Dessa forma, parabenizo pela iniciativa de promover um evento como esse, que integra e congrega o esforço de ciência, engenharia, tecnologia, artes, matemáticas e design. Agradeço pela iniciativa de estar discutindo de forma integrada, o que exige o momento atual, um trabalho em sintonia e em rede”, salientou.

Conforme Alvim, esse é, mais do que nunca, o momento de usar a vanguarda do conhecimento para o bem comum. “Os grandes momentos de evolução vieram pós-guerra e pós endemias. Assim como sempre foi na história, agora, após essa endemia, que é uma guerra invisível, caminharemos em um mundo diferente, mais integrado, mais coletivo e melhor. Diante disso, precisaremos estar à frente desse novo mundo no qual ciência tecnologia e inovação terão lugares diferenciados, contribuindo ainda mais para a solução dos problemas, criando novas soluções”, destacou o Secretário.

Ao ouvir as opiniões e percepções do conferencista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a oportunidade de mais uma vez contar com o compartilhamento de conhecimento por parte de Paulo, profissional da área da engenharia com grande bagagem e que conhece não só o Sul de Santa Catarina, mas também a Unesc e seus diferenciais. “É um prazer contar com sua participação e sua visão de longo alcance”, acrescentou.

Protagonismo estudantil

Preparado em sua grande maioria por meio de acadêmicos e lideranças estudantis, a Jornada Acadêmica de Tecnologia, para a reitora, é mais uma prova real do protagonismo estudantil na Universidade. "Vocês, estudantes, protagonizaram a possibilidade de integrarem-se em nome de um objetivo comum. Em nome do acadêmico Douglas Lessa, líder da comissão organizadora, estendo meus agradecimentos a todos os estudantes. Que orgulho e que admiração por este grupo e pela articulação e protagonismo que desempenham. Vocês representam muito bem nossa Unesc, seu caráter comunitário e sua história”, pontuou.

Compartilhamento de conhecimentos

O evento reúne acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais.

Nesta terça-feira já às 9h a Jornada receberá a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, para tratar sobre a Inovação nas Áreas Tecnológicas.

Integram ainda os grandes nomes que participarão do evento ao longo de toda a semana o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

O vídeo com a palestra completa pode ser acesso no Canal Unesc TV no Youtube. Confira abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2020 às 22:21
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc será aberta com palestra do ministro Marcos Pontes

Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc será aberta com palestra do ministro Marcos Pontes
Evento será realizado de forma virtual de 20 a 24 de julho (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 1ª Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, que ocorrerá de 20 a 24 de julho, está chegando e promete ser mais um grande evento virtual protagonizado pela Universidade. Desta vez, a atração principal entre a programação de quatro dias de intensas atividades ficará por conta da palestra “Papel das áreas tecnológicas no pós-pandemia” proferida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Após um ano da visita à Unesc, Pontes volta a participar de atividades da Universidade, dessa vez de forma virtual e aberta à comunidade. A palestra do ministro será transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube a partir das 19h15.

Engrandecimento acadêmico

A Jornada Acadêmica está sendo organizada e realizada pelos presidentes e vice dos Centros Acadêmicos (CAs) e pelos coordenadores e adjuntos dos 10 cursos de graduação na área de Ciências, Engenharias e Tecnologias oferecidos pela Unesc. O evento é aberto a estudantes, professores e profissionais da área e demais interessados.

A cada dia de Jornada online, um tema será destacado para os debates online, com a presença de profissionais e líderes de empresas de renome nacional e internacional. Ciência e tecnologia, empreendedorismo e startups, relações interpessoais e Design Thinking, arquitetura e meio ambiente, biônica e evolução digital e o cenário do mercado e as oportunidades e estratégias no pós-pandemia estarão entre os temas abordados.

Além do ministro, o evento contará com a participação de profissionais como a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio; o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

Aprendizado coletivo

O presidente do CA de Engenharia Civil e presidente da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Douglas Leffa, conta que o evento é uma construção coletiva e fruto da união de acadêmicos e estudantes de diferentes cursos. “Está sendo um desafio sim, mas também estamos aprendendo muito com a organização deste evento. O trabalho em equipe envolvendo todos os cursos está gerando uma experiência valiosa neste momento atípico e que está sendo também de reinvenção. Tudo é definido em grupo, inclusive os temas, pensados para integrar e proporcionar um evento em que as diferentes áreas pudessem ser contempladas, possibilitando o contato com assuntos do contexto atual e que podem abrir a mente para novas ideias e ações ”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de julho de 2020 às 19:17
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia
Item foi instalado na Clínica de Odontologia da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes, professores e pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da Unesc estão ainda mais seguros. Isso porque nesta terça-feira (1º/7) os pesquisadores do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e dos cursos de Engenharia de Materiais e Odontologia concluíram o projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia.  



O item tem um formato simples, de um vidro protetor, mas tem grande significado. Ele começa a se destacar pelo custo-benefício. O professor pesquisador Felipe Zanette da Silveira explica que mercadorias similares custam até seis vezes mais no mercado, enquanto o projeto da Unesc custou R$ 150,00 pela unidade. “Ele é de fácil utilização e sua produção foi concebida por meio de metais e polímeros. Para a concretização do protótipo, foram realizados estudos pontuais e em loco, sobre sua ergonomia e usabilidade”, esclarece.

A professora do curso de Odontologia Soraia Netto aprovou a entrega do item e destacou a importância de ter mais um equipamento de proteção. “Em função de tudo que estamos vivendo na sociedade, esta é mais uma forma de cuidado com a nossa proteção, dos estudantes e dos pacientes. Além do item, estaremos utilizando máscaras cobertas pelo protetor facial, mais uma garantia durante o atendimento odontológico”, destaca.

O desenvolvimento do Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia foi projetado pelo professor pesquisador Mateus Milanez. Acoplado em uma das cadeiras da Clínica, ele pode ser movido por todo o espaço de atendimento e sua elevação também pode ser regulada, garantindo uma melhor experiência de uso. Sua construção simples também proporciona a fácil higienização.

Pesquisadores da Unesc estão engajados no enfrentamento à pandemia


Para uso interno ou externo, os professores pesquisadores dos cursos de Engenharia da Unesc, atuando no IDT, têm buscado soluções para as diversas situações causadas pela pandemia. A entrega do Equipamento de Proteção é apenas mais uma ação desenvolvida. O Projeto de Desenvolvimento e Produção de Protetores Faciais já distribuiu mais de 1.500 itens aos profissionais de saúde de Criciúma e região, em organizações de combate à pandemia.

A Universidade também concluiu, em abril, o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Antes mesmo desta data, uma equipe da Instituição já auxiliava o poder público higienizando espaços de alta vulnerabilidade ao vírus.

Em produção, a equipe do IDT estima entregar respiradores mecânicos as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia no Brasil e já passou por diversas adaptações, na busca por entregar uma maior qualidade no desenvolvimento de seus objetivos. Próximo de ser concluído, o protótipo será completo, com sensores que captam o quanto o paciente precisará de ajuda para respirar e fará uma auto adaptação para a situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente