Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Tarde de Campo: Curso Engenharia de Agrimensura

O Curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC, organizou uma integração para discutir a inovação tecnológica envolvendo as ciências de mapeamento cartográfico, topográfico e aerofogrametrico. 

O evento ocorreu no dia 29/03/2019, e contou com a presença dos acadêmicos de Engenharia de Agrimensura, que puderam associar o conhecimento adquirido em aula, com a prática e conhecimento dos profissionais que atuam na área de Engenharia.

A Empresa Pegesul Geotecnologias através do Engenheiro Agrimensor Gean Pavei e do acadêmico Rafael Gerber, apresentaram a estação total robótica que captura distâncias e ângulos, seguindo automaticamente o prisma, também com ela é possível fazer locação de obras civis com maior agilidade e precisão.

Outro equipamento utilizado foi o GNSS, que possibilitou checagem dos pontos levantados pela estação total e através da junção dos dados dos dois equipamentos foi possível realizar locação de alta precisão, bem como ajustamento e correção do posicionamento de cada ponto.

Ainda foi demonstrado o RPA de Asa Fixa e Drone Multirotor que são equipamentos para mapeamento, monitoramento e geração de produtos destinados aos mais diversos ramos de atividade, tendo possibilidade de voo automatizados, através de softwares de gerenciamento como também guiados pelo operador.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 12 de abril de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente