Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Recepção ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina na Unesc ganha tom de emoção

Recepção ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina na Unesc ganha tom de emoção
Reunião teve o objetivo de aproximação entre instituições (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (24/2) foi marcada pela visita do presidente do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), engenheiro civil e segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, à Universidade e a apresentação da egressa e professora da Unesc, engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, como diretora da Inspetoria Regional de Criciúma do Conselho.

Em uma reunião marcada com o objetivo de aproximar as duas instituições, a surpresa trazida pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, deu o tom de emoção da tarde. Kamila, egressa do curso de Engenharia Civil, pós-graduada e mestre formada na Instituição, foi homenageada com uma placa de mérito. “Nós nos orgulhamos muito de tê-la na história da nossa Universidade. Desejamos sucesso no exercício deste cargo e função. A Unesc estará presente para prestar todo o apoio para que esta gestão seja exitosa e nos dê ainda mais motivos de alegria”, enfatizou Luciane.

O primeiro contato da homenageada com a Universidade foi em 2003, quando ingressou no ensino superior. Após quatro semestres de estudos, Kamila foi para a Itália, onde morou cinco anos. No retorno ao Brasil, em 2010, voltou à Unesc, onde formou-se em Engenharia Civil, fez pós-graduação e mestrado. Com sua trajetória de quase duas décadas na Instituição, sua segunda casa, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo não escondeu a emoção. “A Unesc foi minha base, ela me mostrou o caminho da profissão. O recebimento desta placa hoje me emocionou muito. Sou filha da casa. Onde cheguei hoje eu devo a esta Instituição e as pessoas que aqui estão e estiveram. Receber este reconhecimento, vindo das mãos da reitora, é ver que todo caminho valeu a pena”, afirmou Kamila.

Para o presidente do CREA, Carlos Alberto Kita Xavier, a honra é mais do que merecida, e  reforça a assertividade na escolha da profissional para representar o Conselho. “Tenho a certeza de que estarei sendo bem representado. Kamila já mostrou ser uma profissional de grande qualificação e que trará o que é necessário para fazer um grande trabalho”, frisou. 



Aproximação entre o Conselho Regional e a Unesc

Os diálogos da tarde tiveram o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina. A iniciativa Universidade Corporativa, ensino, promoção de eventos e outros trabalhos em conjunto estiveram em pauta. “Ter esta instituição ao lado da Universidade é muito importante e estaremos felizes em contribuir para iniciativas como a Universidade Corporativa. Quando a pandemia se instaurou, a Unesc retomou suas aulas de modo virtual em duas semanas, com estrutura completa, professores e profissionais capacitados e um modelo de ensino definido. Esta é a força da Unesc, que se mostra capaz de estar pronta para grandes projetos como este”, destacou. 

A iniciativa Corporativa é uma das metas de gestão do presidente do CREA-SC, com foco no aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais registrados e capacitação do público interno, como conselheiros, inspetores e colaboradores, por meio de cursos de especialização. O projeto tem como base cooperação e a parceria com instituições de ensino e entidades de classe do setor tecnológico, além de empresas e órgãos do sistema. “Temos um grande carinho por esta instituição. A Unesc se coloca como parceira para projetos e eventos que nos ajudam a elevar nosso profissional e valorizam nossa profissão. Saber que estaremos juntos no futuro é de grande valor”, afirmou Xavier.

A Unesc e o Conselho são parceiros em grandes eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia. Professores da Universidade também são conselheiros. É o caso do coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), professor Evânio Ramos Nicoleit, que relatou em suas palavras o peso desta parceria. “São as minhas duas paixões. A Universidade, há mais de 50 anos, foi pioneira com graduação na área tecnológica na região. O significado disso é este forte laço que une a Unesc e o CREA-SC. A cada ano buscamos uma aproximação ainda mais consolidada”, pontuou. 

Também estiveram na visita os o professor mestres e conselheiros Hugo Schwalm, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, e Vanildo Rodrigues, coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O engenheiro agrônomo Felipe Penter, o gerente do Departamento de  Fiscalização do CREA-SC, engenheiro ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, e a assessora da presidência, a jornalista Claudia Renata de Oliveira, estiveram em nome do Conselho.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 18:52
Compartilhar Comente

Unesc forma 62 novos engenheiros nesta sexta-feira

Unesc forma 62 novos engenheiros nesta sexta-feira
Graduandos receberam a outorga de grau e estão prontos para as mais diversas áreas do mercado (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Criciúma, Santa Catarina, o Brasil e o mundo ganharam, nesta sexta-feira (19/2), novos engenheiros formados na Unesc. Em Cerimônia Especial de Colação de Grau Virtual a Universidade entregou ao mercado de trabalho 62 graduandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Mecânica.  Transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e acompanhada por todo o mundo, a formatura marcou o encerramento do ciclo da graduação dos mais novos profissionais.

Com direito a outorga de grau, juramentos, homenagens a professores, amigos e familiares, a Colação de Grau foi presidida pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. Ao parabenizar os novos graduados, Gisele deixou o convite e o desafio de que pautem suas vidas profissionais em valores éticos e objetivos. “Tenham propósitos. Uma vida sem propósitos é sem vida e sem cor. Mas tenham constância. Não basta ter apenas propósitos. É preciso ter constância para que esses propósitos sejam de fato realizados independentemente dos reveses da vida”, alertou.

Diante de um cenário no qual os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos, em especial com a transformação dos últimos 11 meses, conforme a pró-reitora, é preciso que os profissionais estejam em constante aprendizado. “Para continuarmos firmes em nossos propósitos e projetos de vida serão necessárias novas habilidades. Novos paradigmas terão que ser construídos. Nossa realidade já mostra o quão desafiador é o tempo futuro que se avizinha. Tempo esse que nos solicitará um alto desenvolvimento contínuo frente às mudanças que ocorrem e ocorrerão permanentemente no mundo moderno”, pontuou.

Entre as competências destacadas por Gisele, necessárias ao novo cenário, estiveram a capacidade de solucionar problemas complexos, pensamento analítico, crítico e inovador, ter coragem, criatividade e iniciativa, além de buscar a aprendizagem ativa e desenvolver a liderança, a inteligência social e a inteligência emocional.

Representante dos colegas graduandos, Olívio Herdt Júnior foi o responsável por escolher algumas palavras para marcar a noite. Ao lembrar que a cerimônia desta sexta-feira significa a realização de um sonho para cada um dos concluintes, Olívio destacou as necessárias abdicações ao longo do caminho para que o momento de celebração desta conquista fosse possível.

“A distância entre nós e os sonhos que temos está nas conversas que precisamos ter, nas ações que precisamos fazer e, sobretudo, nas renúncias que precisamos ter. Batalhamos pelo nosso sonho e hoje comemoramos com o coração cheio de orgulho. Se hoje nos perguntarem se valeu a pena, tenho a certeza de que diremos que sim. Medimos as dificuldades, pela soma de renúncias que precisamos fazer. Elas foram necessárias para chegarmos até aqui e com certeza mais abdicações nos aguardam para alcançarmos os objetivos que ainda não conquistamos”, discursou.

Sem deixar de agradecer a todos os espectadores que acompanhavam a cerimônia e, de alguma forma, fizeram parte da conquista, Olívio lembrou ainda aos colegas os desafios que os esperam nessa nova e incrível etapa. “A coroação da formatura não é o fim, e, sim, o começo. E estamos prontos. Prontos para honrar nossa profissão e sermos conhecidos pela nossa dedicação. Prontos para encarar novos desafios, alcançar novas metas e alcançá-las. Acima de tudo prontos para sermos profissionais éticos. Sejamos nós os agentes de transformação do mundo que sonhamos”, acrescentou em discurso.

A cerimônia completa, com a presença de professores homenageados e coordenadores dos cursos, assim como todos os discursos da noite, pode ser conferida na íntegra abaixo:

Clique aqui e acesso mais registros da noite formatura 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de fevereiro de 2021 às 21:18
Compartilhar Comente