Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira
Cerimônias foram realizadas de forma virtual e transmitidas pelo YouTube para mais de 4 mil espectadores (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Celebração. Essa foi a palavra que marcou a terça-feira (22/12) na Unesc. Nesta data a Universidade protagonizou quatro cerimônias de Colação de Grau Especiais Virtuais. Transformaram-se, de estudantes para profissionais, graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Letras, Matemática, Medicina e Psicologia.

As cerimônias, transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, foram assistidas por mais de quatro mil pessoas e seguem disponíveis na página. De médicos, a professores, advogados e engenheiros, todos fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado de forma oficial.

Na cerimônia que conferiu grau a 18 novos médicos de forma antecipada em virtude da pandemia de Covid-19 o sentimento dos formandos foi de gratidão e incentivo uns aos outros. Além de relembrarem momentos dos anos de graduação e deixarem seus desejos de prosperidade na profissão que se inicia oficialmente após o ato, os graduandos deixaram ainda mensagens especiais aos seus pais.

A conquista do diploma neste dia, conforme uma das oradoras da turma, Paula Martins Goes, se deve ao incentivo e apoio daqueles que foram os pilares que os sustentaram. “Tudo o que aprendemos durante a jornada acadêmica foi um complemento do que aprendemos com vocês, que nos ensinaram como crescer com perseverança, foco, determinação e caráter. Hoje nos tornamos não apenas médicos, nos tornamos médicos dignos e responsáveis. Esse título é dedicado inteiramente a vocês”, salientou.

Na cerimônia que formou engenheiros civis e agrimensores e cartográficos, advogados, licenciados em Artes Visuais e bacharéis em Direito, a responsável por discursar em nome das turmas, Renata Ribeiro Costa Machado, destacou também os sentimentos vividos diante de uma formatura diferente do sonhado, mas ainda assim cheia de significado. “Essa é apenas uma das tantas vitorias que ainda estão por vir. Tínhamos tudo para enxergar o copo meio vazio, mas fizemos tudo para ver o lado meio cheio. Que agora esse copo transborde! Parabéns a todos nós! Nós vencemos”, comemorou com os colegas.

Representando a Universidade participaram das cerimônias de Colação de Grau Especial às 10h, às 15h, às 19h e às 21h30 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

Ao homenagear os formandos da noite, Feldhaus fez questão de deixar pedidos especiais aos agora egressos da Universidade. “Peço que que não esqueçam o juramento de suas profissões em nenhum dia de suas vidas e o deem efetividade. Sejam instrumento de transformação da nossa realidade e de quantas mais consigam alcançar e tenham orgulho de fazer parte da história de uma das melhores e mais lembradas instituições do Sul do Brasil, uma Universidade Comunitária de extrema grandeza que forma profissionais de excelência em todas as áreas”, dedicou aos graduandos.

Confira abaixo cada uma das cerimônias transmitidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura e Direito:

Medicina:

Eng. Civil, Eng. De Agrimensura, Matemática, Artes Visuais, Direito:

Educação Física:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 22:20
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc traz novidades para o próximo ano

Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc traz novidades para o próximo ano
Nova matriz curricular está adequada aos novos desafios da atualidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc prepara novidades para os acadêmicos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica em 2021. Com uma base sólida e a credibilidade de 45 anos de história, o curso, que é o único em Santa Catarina, readequou a matriz curricular e passará a oferecer, além das disciplinas presenciais, experiências online e híbridas. Tanto a nova matriz curricular quanto as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo curso, são embasadas nas novas tendências do mercado.  

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, afirma que as mudanças na matriz curricular de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica levaram também em consideração as necessidades dos estudantes e futuros alunos. “A nova matriz curricular do curso está adequada aos novos desafios da atualidade. Com aulas presenciais concentradas nas sextas e sábados, a Universidade busca tornar-se ainda mais acessível para estudantes que desejam uma formação de excelência em horários com maior flexibilidade e com diferenciais que somente a Unesc oferece”, salienta.

Um dos destaques da nova matriz curricular do curso será o Projeto Integrador, que vai possibilitar que em cada fase, o estudante participe de um projeto envolvendo as diferentes disciplinas do curso e acadêmicos de outras fases, ampliando a troca de conhecimento e reforçando a interação entre professores e alunos. Outra novidade diz respeito a abertura de disciplinas optativas para acadêmicos da última fase do curso (a graduação continuará com 10 semestres), com o objetivo de reforçar os conhecimentos na área em que ele mais tiver se identificado ao longo do curso.

A nova matriz curricular irá potencializar ainda mais os convênios com empresas e órgãos públicos para a realização de estágios por estudantes de diferentes fases do curso, possibilitando que ele já aplique os conhecimentos adquiridos no curso e possa vivenciar o dia a dia da profissão. Além desta possibilidade de estágio, o estudante de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc poderá desenvolver atividades práticas no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque).

Mercado aquecido para a área

Segundo o coordenador do curso, Hugo Schwalm, a demanda por profissionais qualificados na área é grande e o mercado de trabalho acaba absorvendo 100% dos formados pela Unesc – em muitos casos, antes mesmo da conclusão do curso, o estudante já recebe propostas de trabalho. “Nosso curso oferece uma formação com uma base teórica e prática, com atividades de campo, visitas técnicas e laboratórios específicos, com o uso de excelentes equipamentos como Estação Total, GPS e Drone. Além disso, nosso estudante tem o contato com todas as tecnologias atuais para o trabalho na área, como softwares utilizados para Sensoriamento Remoto, SIG (Sistemas de Informações Geográficas), BIM e Geoprocessamento”, revela.

O coordenador adjunto do curso, Vanildo Rodrigues, afirma que as possibilidades de atuação deste profissional são inúmeras, e envolvem iniciativa pública, como prefeituras e órgãos municipais, estaduais e federais; iniciativa privada, como construtoras e empresas; até a prestação de serviços de maneira autônoma, por meio de consultorias ou mesmo a abertura do próprio negócio na área. 

Matrículas abertas

A Unesc está com matrículas abertas para ingresso no primeiro semestre de 2021. Entre as mais de 50 opções está o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Os interessados em conhecer mais sobre as formas de ingresso ou outros detalhes da graduação podem entrar em contato com a Universidade por meio do telefone 3431-4500, no Whatsapp (48) 99915-0433 ou no site graduacao.unesc.net.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de dezembro de 2020 às 20:01
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e IFC, campus Santa Rosa do Sul, proporciona novas descobertas para estudantes

Parceria entre Unesc e IFC, campus Santa Rosa do Sul, proporciona novas descobertas para estudantes
Estágio no Parque Científico e Tecnológico da Universidade foi decisivo para a escolha profissional de Sabrina e Vitor (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Vivenciar o cotidiano da atividade profissional pode ser decisivo para a escolha da carreira. Foi o que ocorreu com os alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sabrina Jardim Sparremberger e Vitor Nazário Martins, que após um período de estágio no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, decidiram que darão continuidade aos estudos no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade. O estágio deles foi possível por meio da parceria entre as instituições, que há 10 anos tem possibilitado que estudantes dos cursos técnicos do campus Santa Rosa do Sul passem um mês realizando atividades na Universidade.

Sabrina e Vitor estiveram de janeiro a fevereiro no Iparque, desenvolvendo atividades e aprendendo mais sobre Topografia com os profissionais do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), vinculado ao Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat). “Quando eu entrei no curso técnico eu ainda não tinha bem claro o que iria seguir. À medida em que fui fazendo as disciplinas, a Topografia me chamou atenção. O estágio abriu a minha mente e depois deste período no Iparque, decidi que faria o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica”, conta Vitor, que ja se matriculou no curso da Unesc.

Para Sabrina, o estágio significou o primeiro encontro com a Unesc e a oportunidade de ampliar o conhecimento técnico e conhecer profissionais e outros professores da área. “Não conhecia ainda a Universidade e neste tempo em que fiz o estágio aqui, além de aprofundar mais o conhecimento sobre equipamentos utilizados no trabalho topográfico, percebi o quanto gosto desta área”, comenta a nova caloura da Unesc.

O coordenador do Cegeo, Jóri Ramos, que também é professor da Universidade, acompanhou o estágio de Sabrina e Vitor, e ressalta a importância de experiências práticas para escolhas profissionais mais assertivas.

O professor da disciplina de Topografia do curso Técnico em Agropecuária do IFC, Ricardo Henrique Taffe, leciona no Instituto há 26 anos e acompanhou todos os estágios decorrentes da parceria com a Unesc. Segundo ele, a atividade colabora no processo de ensino e aprendizagem dos futuros profissionais. “Para eles, estas 180 horas representam a oportunidade de um grande aprendizado, incluindo o trabalho em equipe”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 15:26
Compartilhar Comente

14º CONEA - Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura

Nos dias 24 a 27 de novembro de 2020 foi realizado o 14º CONEA – Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, coordenado pela Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores FENEA, juntamente com a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores – ACEAG e o Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC. Pela terceira vez o Evento teve como sede o Estado de Santa Catarina e, pela primeira vez foi realizado de forma virtual, usando a plataforma do Google Meet e do Youtube. Com o tema central “A Agrimensura Legal no Cadastro Territorial “, o CONEA teve como objetivo, reunir profissionais, professores, acadêmicos e pesquisadores da área, mas também de trazer para discussão temas atuais, de interesse da modalidade, e que são importantes para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Foram 362 inscritos, com submissão de 36 artigos técnicos e científicos, dos quais 34 foram aprovados. A 14ª edição do evento iniciou com a conferência de abertura intitulada “O Cadastro Territorial é Essencial para a Governança de Terras”, com o professor Bastiaan Philip Reydon. Nos dias 25, 26 e 27, no período vespertino foram apresentados os artigos, em um formato inovador, que permitiu a interação e discussão dos autores com os congressistas. A noite ocorreram mesas temáticas em áreas de interesse da modalidade e permitindo a participação dos presentes com os temas que seguem:

No dia 25 o Cadastro Territorial e Rede de Referência Cadastral Municipal

No dia 26 Formação Profissional e o Sistema CONFEA/CREA

No dia 27 O Engenheiro Agrimensor na Administração Municipal.

Na avaliação da coordenação, o evento cumpriu seu objetivo de reunir mesmo de forma virtual os profissionais da área e discutir temas de grande interesse para modalidade, permitindo a interação entre palestrantes e congressistas e fomentando a interlocução de conhecimentos. O evento, realizado na forma virtual possibilitou a participação de interessados de todo o país, na modalidade de ouvinte, ou como autores de artigos e a presença de renomados conferencistas e exímios conhecedores dos temas em debate. As inquietações que ficaram, com certeza se transformarão em desafios que contribuirão para enriquecer as pesquisas e os debates em busca de soluções inovadoras.

Link com as palestras do Evento:

https://drive.google.com/drive/folders/1kTODXBeOoNJFHsV1sVCa8vavi9O44Un3?usp=sharing

11 de dezembro de 2020 às 14:24
Compartilhar Comente