Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT

Crea aborda atuação e valorização profissional em atividade da SCT
Atuação do Conselho e importância de capacitação estiveram na pauta (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc) Mais imagens

A presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Fernanda Vanhoni, protagonizou, na noite desta quarta-feira (25/10), a palestra “A Valorização Profissional: uma visão Crea-SC e Confea”, na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Recebendo acadêmicos de diferentes cursos de engenharia da Instituição, Fernanda apresentou o trabalho do Conselho aos futuros colegas de profissão, enaltecendo a importância de contarem com uma organização atuante.

“Buscamos destacar aos estudantes o que é Crea, a importância de o conselho fiscalizar, capacitar e valorizar os profissionais desta área, além de atuar mostrando para a sociedade o valor dos profissionais habilitados”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei, é sempre um prazer receber o Crea, um grande parceiro institucional e da categoria. “Temos o Crea SC como um verdadeiro aliado do curso e da Universidade. Temos a felicidade de mais uma vez tê-los como apoiadores da Semana de Ciência e Tecnologia e recebê-los para compartilhar conhecimentos preciosos com nossos estudantes”, apontou.

A diretora regional do Conselho, Kamila Rodrigues da Silva, egressa e professora da Unesc, também compartilhou conhecimentos com os acadêmicos presentes na atividade. “Engana-se quem pensa que nosso trabalho é ficar em frente a um computador. Precisamos de contato, networking, e isso também está entre as oportunidades viabilizadas pelo Crea. Assim, nós nos tornamos uma família com muitos contatos”, garante.

Os serviços oferecidos, as oportunidades disponibilizadas e formas de contato também estiveram na pauta apresentada, além do espaço aberto para questionamentos.

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/10/25/crea-aborda-atuacao-e-valorizacao-profissional-em-atividade-da-sct/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:34
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

PROFESSORES DA UNESC PARTICIPAM DA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA INSPETORIA DO CREA EM VIDEIRA - SC

Professor Vanildo Rodrigues, coordenador Adjunto do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC e coordenador da câmara especializada de Geologia, Minas e Agrimensura, no CREA-SC, participou nesta terça feira, 15 de agosto de 2023, do evento de inauguração da nova sede da Inspetoria do CREA em Videira - SC. O evento teve a participação do Presidente interino do CREA-SC, Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider e do Presidente em exercício do CONFEA, Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit, que também é professor do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC.

Matéria completa no link:

https://portal.crea-sc.org.br/eng-agrim-valdir-schneider-assume-como-presidente-interino-do-crea-sc/

17 de agosto de 2023 às 22:07
Compartilhar Comente

TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CCEEAGRI

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2023 foi realizada, em Manaus-AM, a terceira reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e geografia-CCEEAGRI, reunindo representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia-CREA. O evento foi realizado na sede do CREA-AM e teve a participação de coordenadores de câmaras e representantes de plenário dos regionais, que debateram e formularam proposituras em temas de interesse dos profissionais, do sistema profissional e da sociedade, respeitando o objetivo do sistema de fiscalização do exercício profissional, para garantir proteção a sociedade, como ocorre nas reuniões dos fóruns consultivos do sistema.

A reunião foi coordenada pelo Coordenador: eng. cartógrafo Pedro Luís Faggion (Crea-PR) e Coordenador adjunto: eng. agrimensor Vanildo Rodrigues (Crea-SC), com assessoria da eng. Tatiane do Crea-PR, um assessor do Confea e colaboradores do CREA-AM.

Estiveram presentes também o Vice-presidente do CREA-AM, o eng. Cândido Conselheiro federal e a Enga. Andrea conselheira federal.

Temas importantes para o sistema e a sociedade em geral, como a alteração da Resolução 0980/2022 Confea, que trata de registro de empresas, as diretrizes curriculares da Geografia, REURB e Georreferenciamento de imóveis urbanos, foram pautas com debate intenso e encaminhadas sugestões ao Confea. Na oportunidade foi realizada visita técnica na Agropecuária Jayoro.

17 de agosto de 2023 às 22:03
Compartilhar Comente

SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CCEEAGRI

Nos dias 3.4 e 5 de maio de 2023 foi realizada, em Campo Grande-MS, a segunda reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e geografia-CCEEAGRI, reunindo representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia-CREA. O evento foi realizado na sede do CREA-MS e teve a participação de coordenadores de câmaras e representantes de plenário dos regionais, que debateram e formularam proposituras em temas de interesse dos profissionais, do sistema profissional e da sociedade, respeitando o objetivo do sistema de fiscalização do exercício profissional, para garantir proteção a sociedade.

A reunião foi coordenada pelo Coordenador: eng. cartógrafo Pedro Luís Faggion (Crea-PR) e Coordenador adjunto: eng. agrimensor Vanildo Rodrigues (Crea-SC), contou assessoria da eng. Tatiane do Crea-PR, uma assessora do Confea e colaboradores do CREA-MS

Estiveram presentes também a Eng. Agrimensora Vânia, presidente do CREA-MS, o eng.  Conselheiro federal Cândido e o Eng. Prof. Evânio Ramos Nicoleit, vice-presidente do Confea.

Temas de importância fundamental para o sistema, como a alteração da Lei 5194/66 e da alteração da resolução que trata da certidão de acervo operacional foram muito debatidas e encaminhadas sugestões. Também foi realizada visita técnica na AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL -AGRAER.

17 de agosto de 2023 às 22:00
Compartilhar Comente