Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

12º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março de 2023 ocorreu o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. No Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília - DF, com a participação do professor Vanildo Rodrigues, representante da UNESC e do Curso, no sistema Profissional da Engenharia e Agronomia e Geociências.  Fala do Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, na abertura do evento:

“Somos parceiros do governo federal, da Presidência da República, do parlamento brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos discutir políticas públicas de habitação, mobilidade urbana, saneamento, agricultura familiar, erradicação da fome, queremos um agronegócio forte, o Brasil precisa gerar riquezas a partir de exploração adequada e técnica”, complementou Krüger, antes de concluir: “No âmbito do Sistema, temos vasta diversidade partidária e de interesses, e respeitamos todos eles. Mas, coletivamente, nossa bandeira é a bandeira da engenharia brasileira”.

Notícia do Confea, em 01 de março “Reunidos em Brasília (DF) nesta semana, os representantes dos colégios de Presidentes (CP) e de Entidades Nacionais (Cden) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais abrem a agenda de reuniões de 2023. É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que eles elegem titulares e adjuntos e definem planos de trabalho e propostas dos fóruns para o ano.”

Lideranças dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea em 2023:

Colégio de Presidentes (CP)
Coordenador: eng. agr. Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Carlos Antônio Xavier (Crea-RO)

Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
Coordenador: eng. agr. Kleber Souza dos Santos (Confaeab) 
Coordenador adjunto: eng. mec. Waldimir Teles Filho (Fenemi)

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. oper. mec., eng. oper. prod., e seg. trab. Nelson Agostinho Burille (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. civ. e seg. trab. Márcia Cristina Luna (Crea-RO)

Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI)
Coordenador: eng. cartog. Pedro Luís Faggion (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agrim. Vanildo Rodrigues (Crea-SC)

Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: eng. agr. Orley Jayr Lopes (Crea-PR)
Coordenador adjunto: eng. agr. e tecg. heveicult. Carminda Luzia Silva Pinheiro (Crea-AC)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. Gabriel Faria Nogueira (Crea-MG)  
Coordenador adjunto: eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida (Crea-GO) 

Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. e seg. trab. Eduardo de Brito Souto (Crea-RS) 
Coordenador adjunto: eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva (Crea-MA) 

Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho (Crea-SC)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Denise Baptista Alves (Crea-RJ)

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. e seg. trab. Alberto Lopes Peres Júnior (Crea-PE)
Coordenador adjunto: eng. mec. e seg. trab. Priscila Bernardi Rockenbach (Crea-MT)

Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. quím. André Casimiro de Macedo (Crea-CE)
Coordenador adjunto: eng. quím. Rogério Gomes Araújo (Crea-SC)

Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. civ. e seg. trab. Paulo Roberto de Oliveira (Crea-SC)
Coordenador adjunto: geol. e eng. seg. trab. Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha (Crea-AM)

Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)
Coordenador: eng. minas e seg. trab. Wenderson Laverrier Araújo Melo (Crea-PB)
Coordenador adjunto: eng. geol. Éder Carlos Moreira (Crea-ES)

Link: https://www.confea.org.br/foruns-consultivos-do-sistema-tem-liderancas-definidas-para-2023

Mais de cem parlamentares brasileiros estiveram, na manhã da quarta-feira (1º/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para participar do painel “Café & Política”, do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Cada mesa disposta aqui está com um presidente do Crea e sua delegação. O Brasil inteiro está aqui. A ideia é abrir diálogo este ano para acompanharmos as pautas de interesse do governo federal, dos senadores, dos deputados, mas, sobretudo, da sociedade, da soberania, do desenvolvimento e do povo brasileiro”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao explicar sobre o 12º EL para os parlamentares, que representaram todo o país.

À frente da criação da Frente Parlamentar da Engenharia e do Desenvolvimento, a deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) aproveitou o momento para colher assinaturas que viabilizarão a implantação da Frente. "Temos de efetivamente olhar nossos presidentes de Creas, nossos conselheiros e os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, precisamos fortalecê-los, criar musculatura no sistema profissional para defender os profissionais, principalmente os recém-formados que estão buscando o primeiro emprego". Agrônoma, Marussa disse querer ver a Frente em pleno funcionamento.

17 de agosto de 2023 às 21:55
Compartilhar Comente

Palestras com Engenheiros Agrimensores Egressos da Unesc

Nos meses de maio e junho de 2023, O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC, recebeu alguns egressos do Curso, para realizar palestras aos acadêmicos das disciplinas de Ajustamento de Observações e Geodésia II.

No dia 12 de maio, o Engenheiro Agrimensor, Ricardo Manente Milanez, Diretor da ESET Engenharia, de modo virtual, pela Plataforma Google Meet, falou sobre GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS. Tratou sobre os normativos, equipamentos, metodologias de coleta de dados e, elaboração de memorial descritivo e demais relatórios que integram os projetos de GEO RURAL, incluindo a certificação.

Além da palestra que iniciou as 19 horas e finalizou as 21h20min, o Engenheiro Ricardo convidou os presentes para visitar a Empresa e abriu a possibilidade de estágio para os alunos do Curso.

No dia 13 de junho, o Engenheiro Agrimensor e Professor Marino N. L. Sumariva, Profissional Liberal, especialista em REURB, abrilhantou com o tema: REURB – da captação de projeto até o seu Registro. Marino falou sobre as etapas necessárias para viabilizar o projeto, lembrando a necessidade de conhecimento da legislação. Outro ponto importante é a implementação do projeto, respeitando os normativos atuais, como a NBR 17047/2022. Também abordou sobre a documentação necessária e suas dificuldades, e a cartografia que é especialidade da modalidade Agrimensura.   

No dia 23 de junho, O Curso recebeu o Engenheiro Agrimensor, Gean Pavei, da empresa PEGESUL, empresa de representação de equipamentos da área da agrimensura, empresa parceira da UNESC.  Gean apresentou aos alunos e professores presentes novas metodologias e equipamentos de coleta de dados sobre tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global via Satélite). Além da apresentação em sala, o profissional apresentou um modelo de equipamento e fez algumas aplicações práticas.

17 de agosto de 2023 às 21:44
Compartilhar Comente

Visita Técnica Barragem do Rio São Bento - Siderópolis - SC

 No dia 01 de julho de 2023, nas disciplinas de Hidrometria e Batimetria  e Geodésia, foi realizada a saída de campo, tendo como local a Barragem do Rio São Bento Siderópolis - SC. Os acadêmicos  tiveram contato com a medida de vazão, e com a utilização do aparelho de estação total foi possível coletar a profundidade e nível da água para geração do perfil batimétrico, também foi possível conhecer os tipos de calhas instaladas e o posicionamento das mesmas próximo a barragem. Com a participação dos professores Vanildo Rodrigues, Hugo Schwalm e o Engenheiro Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais Ives Fiegenbaum.  

17 de agosto de 2023 às 19:42
Compartilhar Comente

Agrimensura na Praça

No sábado, dia 03 de junho 2023, aconteceu o “Agrimensura na Praça”, evento organizado pela Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores- ACEAG, em parceria com o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC.

O evento além de divulgar o mercado de trabalho dos Engenheiros Agrimensores, contou com a participação de professores, acadêmicos e egressos do curso que falaram sobre as atividades que envolvem a Agrimensura, assim como tirou dúvidas da população que passava pelo local.

A seguir link com a transmissão do programa pela Rádio Eldorado.

https://www.youtube.com/watch?v=a2RH8gROO3M

Por: Rosani Martins 07 de junho de 2023 às 21:34
Compartilhar Comente

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias
urso de Sistemas de Informação passa a integrar o portfólio da Universidade Mais imagens

Proporcionar experiências excepcionais aos acadêmicos unindo a teoria e a prática faz parte do método de ensino-aprendizagem da Unesc. Além de serem amplamente diferenciados, pois colocam o estudante no centro da aprendizagem diretamente em contato com a realidade da prática profissional, os cursos da Universidade promovem a verdadeira ressignificação de saberes. Com foco em ampliar ainda mais esse leque de oportunidades, a Instituição entra 2023 - período em que completa 55 anos de atuação -, com mais uma grande novidade: o curso de graduação em Sistema da Informação com habilitação em bacharelado. A nova proposta está integrada aos cursos de Engenharia e Tecnologia da Instituição.

De acordo com o diretor de Ensino Presencial da Universidade, Marcelo Feldhaus, o campo de engenharias e tecnologias possibilita uma gama diversificada de atuação profissional, pois ambas as atuações contam com a exigência de profissionais com domínio técnico, que possuam habilidade de liderança de equipes, saibam lidar com problemas complexos e que tenham perfil empreendedor. 

“O ano de 2022 foi conhecido pela retomada plena pós-Covid e, para este ano, a Universidade acompanha o aquecimento das indústrias, da construção civil e das tecnologias, apostando na ampliação da oferta dos cursos nestas áreas. Essa é uma maneira de atender as necessidades postas nos segmentos a partir de análise e pesquisa de mercado, sempre mantendo os propósitos da missão institucional”, diz ele, reforçando que a Unesc realiza constante trabalho de revisão de seu portfólio de cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

“Na área de engenharias e tecnologias estamos atentos às demandas do mundo do trabalho, especialmente das necessidades da indústria, empresas nacionais e multinacionais e setores de comunicação e informação, com foco ainda mais voltado à região sul, principais lócus de atuação da Unesc”, enfatiza Feldhaus. 

Mais informações sobre a novidade em curso de graduação da Unesc podem ser acessadas na página https://www.unesc.net/sistemas-de-informacao.

Mercado de Trabalho aquecido

Conforme o professor, o mercado das engenharias está retomando o crescimento e apresenta possibilidades promissoras. “Há diferentes segmentos nas empresas, indústrias e organizações em geral que estão absorvendo os nossos egressos que muitas vezes já ingressam no campo de atuação profissional logo nas fases iniciais dos cursos escolhidos", lembra.

É o caso do egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc, Dener da Silva, que buscou uma forma de se destacar no mercado, especialmente em projetos com foco em estruturas. Há dois anos, por intermédio da coordenação do curso, surgiu a oportunidade de entrar no mestrado para especialização, em Portugal. 

“Vivo uma experiência intercultural, conhecendo pessoas de várias partes do mundo, pensamentos diversificados. Acredito que isso é uma grande oportunidade profissional e pessoal. Sou grato à Unesc e a todos os professores envolvidos para que eu chegasse até aqui. Meu tempo na Universidade foi incrível”, destaca.

Além dele, o também egresso da Universidade, Felipe Baschirotto, conquistou outros patamares, após a conclusão do curso na Instituição, e hoje atua na Universidade Nacional de Singapura em um laboratório de tecido.  “Fico muito feliz, pois sei que a pesquisa e a oportunidade de estudar fora do país abriram todas as portas para mim. Pude ver como é a pesquisa em outros países, saber o que está sendo pensado sobre os assuntos e estar conectado a tudo isso. Desta forma, tendo contato com pessoas de todas as nacionalidades, experiências no mundo todo, mudamos a forma de pensar e abrir a visão para outras oportunidades e na Unesc eu tive as portas abertas para isso. Bastou demonstrar interesse e dar os primeiros passos na iniciação científica para que iniciasse a jornada”, compartilhou.

Graduação Multi

Desde o primeiro semestre de 2022, a Universidade iniciou um grande projeto de ressignificação nos currículos dos cursos de graduação presenciais com a Graduação Multi. A Unesc potencializou o percurso de formação dos alunos na resolução de problemas práticos que exigem soluções complexas e ágeis. “Os nossos estudantes são colocados em contato com a área de atuação profissional desde a primeira fase em propostas pedagógicas que se concentram no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas pelo mundo contemporâneo”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Aulas em cenários de prática, forte embasamento teórico, infraestrutura física e tecnológica de laboratórios de última geração fazem parte do cotidiano dos acadêmicos. Além disso, os estudantes dessas áreas contam com estágios supervisionados que os aproximam da formação do cotidiano profissional. Os professores atuam como mediadores do processo formativo e dão ênfase às situações de aprendizagem que estimulam o saber fazer, corroborando com o desenvolvimento do protagonismo estudantil.

Cursos

Atualmente, a Unesc possui a oferta de cinco cursos de bacharelado na modalidade presencial, na área das Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Além deles, a Instituição ainda com os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Na área de tecnologias, a Unesc conta com o curso de Ciência da Computação.

Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na área de tecnologia, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, que passa a contar também no período noturno. O curso de Design, também integra a área de ciências, engenharias e tecnologias da Unesc.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do aluno em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. 

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433. 

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:30
Compartilhar Comente