Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Unesc apresenta trabalhos do Pós-Graduação na Espanha

Unesc apresenta trabalhos do Pós-Graduação na Espanha
Quatro pesquisas realizadas por acadêmicos do PPGCEM foram divulgadas no Congresso Mundial da Qualidade de Revestimentos Cerâmicos(Fotos:Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2024 às 13:40
Compartilhar Comente

Vice-presidente do Confea faz palestra para os cursos de engenharias da Unesc

Vice-presidente do Confea faz palestra para os cursos de engenharias da Unesc
Evânio Nicoleit que também é professor da Universidade apresentou a relevância dos profissionais para o desenvolvimento do Brasil(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntregra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de março de 2024 às 14:56
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Universidade sedia encontro estadual de Engenharia de Agrimensura

Universidade sedia encontro estadual de Engenharia de Agrimensura
Mais imagens

A Unesc foi palco do encontro estadual de Engenharia de Agrimensura, que reuniu membros da Câmara Especializada de Geologia, Engenharia de Minas e de Agrimensura (Cegemagri) do CREA-SC. O evento, que ocorreu recentemente, foi coordenado pelo professor e mestre em Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues.

Durante dois dias, profissionais desta área estiveram engajados em diálogos construtivos. No primeiro dia, os temas abordados foram a oferta e demanda de cursos de engenharia, agronomia e geociências, seguidos por análises e relatos de processos. Também houve uma palestra sobre Monitoramento de Áreas de Risco, ministrada pelo Geólogo Vitor Santini Muller e pelo Engenheiro Agrimensor Gean Zanette Pavei.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o Programa Terra Legal do Governo do Estado de Santa Catarina, que trata da regularização fundiária e a elaboração de subsídios técnicos.

Para o coordenador Vanildo Rodrigues, a realização de encontros fora da sede da Cegemagri é crucial para ouvir diferentes perspectivas e até mesmo novas propostas. “Realizar a reunião da câmara fora da sede, buscando a participação das entidades, dos profissionais e da academia, nos permite ouvir sugestões e reivindicações importantes”, concluiu.

Além de sediar o evento, a Universidade ofereceu suporte por meio de seu curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, coordenado pelo professor e mestre Engenheiro Agrimensor Hugo Schwalm.

O pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otavio Feltrin, marcou presença na abertura da reunião. Também estiveram presentes o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), Ricardo Milanez; o representante da Associação Catarinense de Engenheiros de Minas, Claudio Beneton Zilli; e o representante da Associação dos Geólogos do Estado de Santa Catarina, Gustavo Simão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2023 às 19:38
Compartilhar Comente

Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio

O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica realizou a Semana Acadêmica dentro da XIV Semana de Ciência e Tecnologia – SCT. No dia 27 de outubro de 2023 teve a presença do egresso do curso Engenheiro Agrimensor Paulo Cesar Meneghini, os acadêmicos assistiram a palestra Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio.

A inserção de novas tecnologias no agronegócio, tem despertado no Engenheiro Agrimensor um novo mercado de trabalho, pois estes equipamentos para que possam operar de forma autônoma, necessitam de conhecimentos prévios de aplicação direta na área da engenharia, como coordenadas dos limites da área de plantio nas lavouras.

Formado pela Unesc em 2014, logo mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde iniciou suas atividades fundando em 2015 a empresa BRPro, desenvolvendo trabalhos de Engenharia, Cartografia, Topografia e Geodésia. Em 2022 iniciou as atividades com a Empresa Agromap Drones & Pulverização, com o objetivo inicial de prestar serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas para os fazendeiros da região.

Paulo se depara com um novo mercado de trabalho que agrega o mapeamento para áreas agrícolas, os drones utilizados para pulverização. Esta nova tecnologia equipada com sistema identificador dos limites das lavouras, o equipamento voa de forma autônoma, possibilitando identificar áreas onde é necessário aplicar produto. Na explanação da aplicação e uso do equipamento, foi possível também conhecer em detalhes, o drone e sua autonomia de voo e capacidade de armazenamento.  

Com conhecimentos técnicos e de gestão, o engenheiro Paulo contribuiu na formação de conceitos financeiros, abrindo o leque de serviços que podem ser prestados pelos futuros engenheiros, trazendo detalhes de orçamento e custo prévio das operações, esboçando lucros e custos fixos para a realização do serviço.

A palestra foi mediada pelo professor Lucas Tessmann Schwalm, que leciona a disciplina de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria III. Este assunto apresentado por um profissional da área, amplia o conhecimento dos acadêmicos do curso e vem crescendo o número de aplicações.  

Para o professor Vanildo Rodrigues, Coordenador Adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, o uso desta tecnologia revolucionária vem para auxiliar a agricultura, e sempre vai precisar de um profissional capacitado como o Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo, que detém o conhecimento das metodologias para mapeamento.

16 de novembro de 2023 às 19:05
Compartilhar Comente