Engenharia de Agrimensura

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos das engenharias Ambiental e Sanitária e de Agrimensura realizam visitas técnicas

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia de Agrimensura da Unesc, realizaram duas visitas técnicas em Florianópolis, na última sexta-feira (8/6), quando conheceram a Casa Eficiente da Eletrosul/Eletrobras e a Concasan (Feira Catarinense de Saneamento).

A Casa Eficiente da Eletrosul/Eletrobras surgiu em 2006 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes na construção civil, visando o uso racional da energia elétrica e o menor impacto ambiental. Desta forma, a Eletrosul, em parceria com a Procel e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (da UFSC), investem no projeto da Casa Eficiente.

Na Feira Concasan, os estudantes puderam visitar os estandes das principais empresas com enfoque em saneamento, também puderam entender os atuais processos de eficiência energética e redução de perdas, além de fazerem networking.

As visitas foram organizadas pelo presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello, em parceria com o DCE, CREA Jr e coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

“As visitas possibilitaram visualizar na prática o que acompanhamos em sala de aula. É possível a construção de possível casa e/ou edifício que seja sustentável, desde o reaproveitamento energético até o reuso das águas, o descarte adequado das águas sujas das residências. Na feira foi possível comparar o que há de inovador no ramo de saneamento frente ao mercado de trabalho, também observamos as novas tecnologias. Visitas técnicas são de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e na formação de profissionais de excelência, o que reflete no desenvolvimento do curso e da Universidade”, afirma Martinello.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2018 às 16:29
Compartilhar Comente

4 de junho: Dia do Engenheiro Agrimensor

4 de junho: Dia do Engenheiro Agrimensor
Mais imagens

Parabés a todos (as) Engenheiros Agrimensores (as)!

Por: Mara Mariano 04 de junho de 2018 às 18:39
Compartilhar Comente

Engenharia de Agrimensura

Estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura realizaram uma visita técnica ao 1º Centro de Geoinformação – Divisão de Levantamento General Augusto Tasso Fragoso em Porto Alegre, RS. O objetivo da visita, realizada nesta segunda-feira (21/5) foi complementar o aprendizado adquirido na Disciplina de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria II. Os alunos vivenciaram na prática as etapas de avaliação de imagens, restituição fotogramétrica, validação e editoração cartográfica do mapeamento sistemático brasileiro.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Engenharia de Agrimensura

Os alunos da sétima fase do curso de Engenharia de Agrimensura realizaram visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto, da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na última semana. Os objetivos da visita foram compreender as diversas fases do sistema de tratamento do esgoto e verificar as estruturas de controle e medição de vazão.

Os acadêmicos ainda realizaram atividade prática de medição de vazão em canais de irrigação, no município de Nova Veneza, onde puderam comparar diferentes técnicas de medição, como métodos empíricos, o uso de calha Parshall e medição de velocidade por meio de molinetes hidrométricos.

O grupo foi acompanhado pelos professores Álvaro José Back, Fernando Cezar Silveira de Abreu e Hugo Schwalm.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2018 às 17:18
Compartilhar Comente

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do acadêmico Matheus Campos

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do acadêmico Matheus Campos
Estudante faleceu na noite desta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta o falecimento do estudante Matheus Campos, de 22 anos. Natural de Araranguá, Matheus estava na décima fase do curso de Engenharia de Agrimensura e faleceu na noite desta terça-feira (8/5).

O velório de Matheus ocorre nesta quarta-feira (9/5), a partir das 14 horas, no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Divinéia, em Araranguá. O sepultamento ocorre nesta quinta-feira (10/5).

Aos familiares, amigos, colegas de curso e professores do acadêmico, a Universidade oferece as mais sinceras condolências.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2018 às 11:05
Compartilhar Comente