Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

ARTIGO APROVADO NO CONBREPRO 2019

ARTIGO APROVADO NO CONBREPRO 2019
Mais imagens

Os membros do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC aprovaram o artigo "COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SUL DE SANTA CATARINA" de autoria de Valdir Scarduelli Neto e Julio César Zilli no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - CONBREPRO, a ser realizado em Ponta Grossa - Paraná nos dias 04 a 06 de dezembro de 2019. 

Resumo: O estudo que segue tomou como objetivo principal analisar a balança comercial dos 12 municípios associados à Associação de Municípios da Região Carbonífera - AMREC, localizados ao sul do estado de Santa Catarina / Brasil, entre os anos de 2009 e 2018. A pesquisa se enquadrou como descritiva em seus fins e documental, de fontes secundárias, em seus meios. Com relação à coleta de dados, foi utilizada a técnica quantitativa, tendo sido os dados extraídos em sites oficiais do governo brasileiro. A pesquisa concluiu que, dos municípios associados à AMREC, Criciúma tem maior destaque nas importações, chegando a representar 83,12% do total, enquanto na exportação, Forquilhinha fica no topo da lista, com 29,06%, seguida também por Criciúma, com 25,04%. Na importação, destacam-se o alumínio em forma bruta e pigmentos e fritas para indústria cerâmica, destacando o parque fabril da região, levando-se em conta ainda que grande parte das importações são também matérias-prima. Na exportação, carne e miudezas de aves, juntamente com placas cerâmicas, somam 40,34% de tudo o que é enviado para fora do país. Por fim, se pode ver a região como promissora e crescente no âmbito do comércio exterior, tanto na importação de matérias-prima, máquinas e novas tecnologias para suas indústrias, quanto na exportação de bens manufaturados e com melhor valor agregado, fruto do incremento e desenvolvimento tecnológicos muitas vezes trazidos na importação.

O artigo poderá ser acessado diretamente nos Anais do evento.

Parabenizamos os autores!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 05 de novembro de 2019 às 10:35
Compartilhar Comente

PROFESSOR LÍDER DO GENINT/UNESC APROVA ARTIGO EM EVENTO INTERNACIONAL

PROFESSOR LÍDER DO GENINT/UNESC APROVA ARTIGO EM EVENTO INTERNACIONAL
Mais imagens

O Professor Júlio César Zilli, líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC aprovaram o artigo "CRIAR A LUZ DA CIDADE EDUCADORA, UMA CIDADE E-CHIS NA PERSPECTIVA UX USER EXPERIENCE" com coautoria de Estela Boiani, Magda Ramos, Patricia de Sá Freire e Graziela Bresolin.

Sobre o ICKM 2019:

Para o Conselho Internacional de Gestão do Conhecimento e o EGC / UFSC - Programa de Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, organizadores do 15º ICKM e II SUCEG, a Gestão do Conhecimento busca desencadear ações e mudanças, indo além do fim objetivos de coleta e armazenamento em iterações anteriores da prática e da teoria no campo. Isso separa o KM de muitos outros campos relacionados. Mesmo ao focar a atenção na codificação ou no compartilhamento e nos elementos que possibilitam essas ações, o objetivo final é sempre o que essa codificação ou esse compartilhamento permite que organizações e sistemas façam. A 15ª Conferência Internacional anual sobre Gestão do Conhecimento e o II Seminário de Universidades Corporativas e Escolas Governamentais, busca pesquisas e práticas sobre o trabalho com conhecimento que desencadeia ações, tomada de decisão, mudança etc. Isso marcará um momento importante para reflexão e avanço no campo.

Maiores informações no link:

http://suceg.ufsc.br/ickm-suceg/

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 05 de novembro de 2019 às 10:25
Compartilhar Comente

INTEGRANTES DO GENINT APRESENTAM ARTIGOS NO CONVIBRA 2018

INTEGRANTES DO GENINT APRESENTAM ARTIGOS NO CONVIBRA 2018
Mais imagens

Janini Borba, egressa do Curso de Comércio Exterior da UNESC e atualmente cursando o MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais participou do CONVIBRA 2018 apresentando o trabalho PROTECIONISMO E AGRONEGÓCIO: A RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE O BRASIL E OS EUA. O estudo foi desenvolvido em parceria com o Professor Orientador Julio César Zilli/UNESC e a Prof. Dra. Patricia de Sá Freire/UFSC.

Também esteve participando do evento, a graduanda em Comércio Exterior / UNESC. Mariana Dutra Albino com a apresentação do estudo ATOS INTERNACIONAIS BILATERAIS FIRMADOS PELO BRASIL NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. O estudo foi desenvolvido em parceria com o Professor Orientador Julio César Zilli/UNESC.

Os artigos podem ser acessados diretamente nos Anais do Convibra.

Parabenizamos a todos pelo trabalho.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 02 de dezembro de 2018 às 16:37
Compartilhar Comente

ARTIGOS APROVADOS NO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ARTIGOS APROVADOS NO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Mais imagens

Membros do GP GENINT / UNESC - Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais e demais parceiros aprovaram artigos no VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da Universidade Tecnológica Federal do Paraná que será realizado nos dias 05 a 07 de dezembro de 2018. Neste ano, congresso abordará "AS ENGENHARIAS E A INDÚSTRIA 4.0".

O CONGREPRO É um evento nacional organizado pela APREPRO - Associação Paranaense de Engenharia de Produção, com o propósito de reunir docentes, pesquisadores, estudantes, profissionais, órgãos públicos, entidades privadas e do terceiro setor com atuação na Engenharia de Produção e áreas afins para divulgação de pesquisas e realizar a interação entre os diversos agentes do conhecimento.

O CONBREPRO também divulga a produção técnica e científica das pesquisas nas áreas e sub-áreas de engenharia de produção e áreas afins, promovendo a integração e o intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo, fomentando a transferência de ensino-pesquisa-aplicação através da relação universidade-empresa para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional.

Assim, o CONBREPRO apresenta-se como promotor do conhecimento e desenvolvimento do capital intelectual entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Segue abaixo a relação de artigos aprovados e os respectivos autores:

1. A INOVAÇÃO EM INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS: Júlio Cesar Zilli, Patrícia Freire, Estela Boiani e Graziela Bresolin.

2. DIMENSÕES DA CAPACIDADE ABSORTIVA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASO: Júlio Cesar Zilli, Lya Farias, Adriana Carvalho e Michele Schneider.

3. SISTEMA DE RASTREAMENTO VEICULAR: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DE TRANSPORTADORAS RODOVIÁRIAS: Júlio Cesar Zilli e Jeferson Konig.

4. PARQUES CIENTÍFICOA E TECNOLOGICOS COMO AMBIENTES DE INOVAÇÃO: Estela Boani, Patrícia Freire, Graziela Bresolin, Júlio Cesar Zilli e Magda Ramos.

5. ESTUDO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS EM UMA CONSTRUTORA DE TORRES/RS: João Manoel de Souza Francisco, Michele Schneider, Júlio Cesar Zilli , Adriana Carvalho e Ricardo Pieri.

6. ESTUDO DAS RESTRIÇÕES NO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS: Bruna Cardoso Nola, Michele Schneider, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho, e Ricardo Pieri.

7. INFRAESTRUTURA CRÍTICA (IEC) NA GESTÃO DE RISCOS: PLANEJAMENTO DE ROTAS ALTERNATIVAS DE EVACUAÇÃO EM SITUAÇÃO DE DESASTRES NATURAIS POR INUNDAÇÕES UTILIZANDO O MODELO DE TRÁFEGO MATSim: Estela Boani, Patrícia Freire, Graziela Bresolin, Júlio Cesar Zilli.

8. METODOLOGIAS ATIVAS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO: Estela Boani, Patrícia Freire, Graziela Bresolin e Júlio Cesar Zilli.

9. CONTRIBUIÇOES E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA BIM: UM MÉTODO COLABORATIVO: Júlio Cesar Zilli e Julia Brehn.

Parabenizamos a todos pelo excelente trabalho em equipe.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 10 de novembro de 2018 às 22:26
Compartilhar Comente

ARTIGOS APROVADOS NO XV CONGRESSO ONLINE - ADMINISTRAÇÃO

ARTIGOS APROVADOS NO XV CONGRESSO ONLINE - ADMINISTRAÇÃO
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram três artigos no XV CONGRESSO ONLINE de ADMINISTRAÇÃO que será realizado no período de 27/11 a 01/12/2018.

Artigo: "ATOS INTERNACIONAIS BILATERAIS FIRMADOS PELO BRASIL NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" de autoria de Julio César Zilli e Mariana Dutra Albino.

Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar a distribuição global e a tipologia dos atos internacionais bilaterais em vigor que regulam a cooperação científica e tecnológica do Brasil com o mercado internacional. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental O estudo caracterizou-se por coleta de dados secundários e técnica de coleta de dados com pesquisa em documentos governamentais e artigos científicos publicados em sites oficiais. Verificou-se que dos 1.496 atos internacionais celebrados pelo Brasil, 459 estão vinculados à cooperação científica e tecnológica e 1.037 estão vinculados à cooperação técnica. Bem como, destacou-se que os maiores parceiros do Brasil são Cuba, no âmbito científico e tecnológico. Desta forma, observou-se que os atos internacionais vinculados à cooperação científica e tecnológica celebrados pelo Brasil possuem um grande efetivo de parceiros no continente americano, possibilitando que os envolvidos desenvolvam-se e cooperem para o desenvolvimento dos parceiros. Em contraponto, analisou-se que muitos dos atos possuem tipologias de tipo ajuste complementar, que dão execução a outro ato, estando ele devidamente concluído e em vigor.

Aritigo "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS EM SANTA CATARINA: desafios dos Núcleos de Inovação Tecnológica" de autoria de Maria Izanete Martins, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Débora Volpato.

Resumo: No atual cenário a economia é baseada em conhecimento. As organizações universitárias passaram a assumir novos papéis e relações na sociedade do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo conhecer como os NITs de três universidades comunitárias de Santa Catarina e se estes incentivam a inovação e o empreendedorismo junto às empresas de sua região de atuação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cuja técnica adotada foi o estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas presenciais em profundidade com os gestores do NIT. Os resultados do trabalho apontam que o NITS das universidades estudadas realizam ações relacionadas a inovação e o empreendedorismo no âmbito destas, contudo, faz-se necessário desenvolver ações mais focadas na inovação e empreendedorismo, as incorporando nas estratégias da universidade e em todos os componentes de ensino, de pesquisa e de extensão, permitindo a compreensão destes aspectos e abrangência por todos os stakeholders, como por exemplo, comunidade, gestores universitários, professores-pesquisadores, alunos, empresários e responsáveis por políticas públicas.  

Artigo "PROTECIONISMO E AGRONEGÓCIO: A RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE O BRASIL E OS EUA" de autoria de Julio César Zilli, Janini Borba e Patricia de Sá Freire.

Resumo:O estudo tem por objetivo identificar os reflexos do protecionismo agrícola norte-americano perante o agronegócio brasileiro. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa com abordagem essencialmente quantitativa, descritiva e explicativa, quanto aos fins, e, bibliográfica e documental, quanto aos meios de investigação. A área de estudo, abrange o protecionismo, atrelado especificamente ao agronegócio entre o EUA e o Brasil, considerando a variável temporal de 10 anos (2007 a 2017). Os dados de origem secundária foram coletados a partir da Organização Mundial do Comércio – OMC, por meio de uma análise de conteúdo. Constatou-se a relevância do agronegócio brasileiro, devido a representatividade nas exportações, principalmente por ter mantido o saldo superavitário da balança comercial nos últimos anos, e que a partir dos dados foram identificadas as medidas de proteção impostas pelo governo norte-americano aos produtos do agronegócio brasileiro, elencado pela categoria de produtos do papel, com aplicação de medidas antidumping. Frente às práticas de proteção imposta pelos EUA, o governo brasileiro busca formas de estreitar os laços de comércio e torná-lo mais aberto possível. As ações estão direcionadas principalmente em negociar acordos comerciais e investimentos, o que trará benefícios para ambos

Os artigos podem ser acessados diretamente na página do evento.

Parabenizamos a todos pelos trabalhos apovados.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 04 de novembro de 2018 às 14:07
Compartilhar Comente