Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

TERMO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - GENINT/UNESC e UNIVERSIDADE KONKUK/COREIA DO SUL

TERMO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - GENINT/UNESC e UNIVERSIDADE KONKUK/COREIA DO SUL
Mais imagens

O Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT, liderado pelo Prof. Msc. Júlio Cesar Zilli, firmou Termo de Cooperação Internacional em Pesquisa com a KONKUK UNIVERSITY da Coréia do Sul, por meio do Professor Matthew Minsuk Shin e a mestranda Millena Biff, bolsista da National Institute for International Education, (NIIED) / Coreia do Sul..

A pesquisa envolverá 300 acadêmicos do Curso de Administração e Comércio Exterior da UNESC com a temática "Business Ethics".

Segundo o Prof. Julio César Zilli: "A cooperação internacional de pesquisa proporciona a internacionalização do GP GENINT/UNESC, bem como uma maior integração de pessquisas entre o Brasil e a Coreia do Sul."

Maiores informações sobre a Universidade de Konkuk:

https://grade.konkuk.ac.kr/eng/jsp/About/about_1_1.jsp

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 30 de março de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

GP GENINT/UNESC APROVA PROJETO JUNTO A FAPESC

GP GENINT/UNESC APROVA PROJETO JUNTO A FAPESC
Mais imagens

O GP Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC aprovou o projeto DO SUL CATARINENSE (AMREC) PARA O MUNDO: EXPORTAÇÃO DE PRÁTICAS E SOLUÇÕES INOVADORAS por meio da Chamada Pública FAPESC 06/2017 - Apoio a Grupos de Pesquisa de Instituições do Sistema ACAFE. O projeto é liderado pelo Professor Msc. Juio César Zilli e conta com a participação do Professor Msc Ricardo Pieri.

Resumo/Objetivo do projeto: Esta pesquisa se classifica quanto aos fins de investigação como descritiva, que de acordo com Pinheiro (2010), objetiva descrever fatos, fenômenos e processos de uma determinada população, bem como a relação existente entre os mesmos. Neste sentido, a aderência deste tipo de pesquisa com o estudo se justifica, uma vez que procura averiguar se as práticas e soluções inovadoras favorecem a internacionalização das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina, com enfoque para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. Quanto aos meios de investigação a pesquisa é classificada como bibliográfica, documental e uma pesquisa de campo (DIEHL; TATIM, 2004). A pesquisa será realizada em empresas pertencentes a setores vinculados a economia do Sul catarinense. Para a coleta de dados utilizar-se-á entrevistas com empresários, gerentes de exportação e coordenadores dos Departamentos de P&D e questionários aplicados via google docs. As entrevistas e os questionários abordarão questões para responder e contemplar os seguintes temas: i) o contexto empresarial; ii) modelo de gestão; iii)  evolução nas relações internacionais; iv) ingresso e participação no mercado internacional; v) estratégias e posicionamento internacional; vi) participação das práticas e soluções inovadoras no processo de internacionalização e, vii) redes de cooperação empresarial. A pesquisa será aplicada envolvendo três áreas das indústrias em estudo: i) Gerência de Exportação: questões relacionadas com a área de exportação, com ênfase no aspecto de operacionalização da operação internacional; ii) Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento : questões relacionadas com o desenvolvimento de produtos/serviços e inovação;  iii) Diretor Comercial: questões relacionadas com a gestão da indústria e inovação no contexto internacional. Para a composição da amostra, será determinada aquela por acessibilidade, a partir da população de 79 empresas exportadoras da AMREC.  Para a análise dos dados, será utilizada a análise de discurso e conteúdo. Todos os dados serão transcritos em formato de relatórios que servirão de matéria-prima para devolução à comunidade e para registro em anais de pesquisa, que servirão de memória histórica, bem como, divulgação em revistas científicas e periódicos empresariais. A pesquisa possibilitará também usar seus resultados como diagnóstico para elaboração de plano de ação capaz de alavancar o desenvolvimento sustentável necessário para a região.

A pesquisa iniciará em Dezembro/2018 e será concluída em Novembro/2019.

Parabenizamos aos professores pela aprovação do projeto e desejamos sucesso na condução da pesquisa.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 08 de novembro de 2018 às 01:05
Compartilhar Comente

Plano de Negócios agricultura familiar - Urussanga

Plano de Negócios agricultura familiar - Urussanga
Mais imagens

Na data de hoje membros do GP/PIDI (Ricardo Pieri, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e a bolsista de extensão Ana Fenalli) estiveram no Rio Carvão/Urussanga/SC na propriedade de José Baldin para dar continuidade ao plano de negocios para Villa Baldin.

O projeto denominado "Ações direcionadas a capacitação em empreendedorismo e gestão empresarial, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócios para empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe de Urussanga – SC." tem por objetivo desenvolver atividades de extensão universitária capacitando produtores rurais - vitivinicultores – na gestão de suas propriedades ou empreendimentos, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

GP/PIDI

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 22 de junho de 2017 às 12:43
Compartilhar Comente

VISITA TÉCNICA PORTO DE IMBITUBA + TERMINAL TIS

VISITA TÉCNICA PORTO DE IMBITUBA + TERMINAL TIS
Mais imagens

Em conjunto com o Curso de Administração - Comércio Exterior / UNESC, por meio da disciplina de Legislação Aduaneira, acadêmicos e membros do GP GENINT - PIDI /UNESC realizaram no dia 21.06.2017, uma visita técnica de estudos in loco no Porto de Imbituba e também no Terminal Intermodal TIS.

Porto de Imbituba: O mesmo foi planejado exclusivamente para o escoamento da produção carbonífera, tornando-se o grande porto carvoeiro do Brasil, com administração privada via CDI. Nos anos de 1990, o complexo formado pelas minas, ferrovia, lavador de Capivari, termoelétrica, carboquímica e porto foi parcialmente desmontado. Com o fim da concessão da CDI no final de 2012, o Estado de Santa Catarina assume o porto, por meio da SCPar Porto de Imbituba S.A. 

Teminal Intermodal TIS: O Terminal Intermodal Sul S.A – TIS - surgiu com a necessidade principal de ser o impulsionador do desenvolvimento econômico e social do Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, seu propósito é reduzir custos para as empresas atualmente já instaladas e incentivar a vinda de novas empresas para a região de abrangência, oferecendo uma verdadeira solução logística empresarial integrando os modais rodoviários, ferroviários e marítimo, prestando serviços de transporte, movimentação e armazenagem de cargas, fazendo a ligação direta e prioritária ao Porto de Imbituba. 

A visita foi organizada pelo Prof. Me. Julio Cesar Zilli.

GENINT/UNESC

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 22 de junho de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente

Avaliação das Fotos II Clic nos Vales da Uva Goethe

Na data de hoje foi realizada a avaliação das fotos do concurso fotográfico do II Clic nos Vales da Uva Goethe.

O concurso foi aberto à participação de qualquer pessoa com objetivo de valorizar, reconhecer e respeitar o patrimônio cultural (material e imaterial), natural, histórico, arquitetônico, religioso e artístico local.

De acordo com o Regulamento, as fotografias serão avaliadas por profissionais ligados à fotografia.

Participaram da avaliação:

Lucas Colombo - Jornal Diário de Notícias

Daniel Burigo - Jornal A Tribuna

Eduardo Marques - Fotógrafo e Sócio Proprietário Pousada Pedras Rolantes

Augusto César Daminiani Zanelatto - Fotoclube Urussanga

Profª. Ma. Amalhene Baesso Reddig. - Coordenadora do Setor de Arte e Cultura da UNESC

Prof. Dra. Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias - PIDI/UNESC / Prof. Curso de Administração e Tecnologia em Gestão

GP/PIDI/GENINT

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 17 de maio de 2017 às 17:45
Compartilhar Comente