Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional
Parceria terá atuação de dois anos e poderá ser expandida (Foto: arquivo) Mais imagens

Um convênio entre Unesc e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abrirá o mercado internacional às empresas do Sul de Santa Catarina. A parceria, pioneira na região, montará um núcleo operacional na Universidade, onde iniciativas com potencial de exportação terão a oportunidade de elevar suas ações a um novo patamar, com acompanhamento gratuito. A meta do trabalho em conjunto é inserir cem empresas no mercado internacional.

O idealizador da aproximação, professor mestre Júlio Cesar Zilli, conta que a iniciativa funcionará com a atuação de uma equipe de extensionistas, formada principalmente por egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. “A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex contribuirá com o investimento e sua metodologia de destaque em todo o mundo. A expectativa é que em agosto o serviço já esteja em atuação”, explica.

Concretizada no fim de 2018, a parceria vem sendo estudada desde 2015 e se coloca na categoria Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), voltada a associações e universidades. A possibilidade foi pensada e estruturada dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado por Zilli.

Inserção internacional

O projeto, com um maior foco em micro e pequenas empresas, atuará de forma colaborativa e imersiva na região. Zilli explica que o objetivo é ir até o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto competitivo, não necessariamente em grande quantidade. Se você produz é capaz de exportar. Será uma inserção no mercado da região, com a atuação de até três meses da equipe dentro da empresa. Assim será possível entender demandas e explorar as potencialidades presentes”, esclarece.

O professor também destaca o impacto positivo que a aproximação pode trazer para o Sul de Santa Catarina. Segundo ele, as portas da Universidade irão se abrir para novas parcerias e inovações. “Além do auxílio do projeto, a empresa viverá o campus da Universidade, um espaço rico de conhecimento. O impacto também será sentido com o crescimento da região, movimentação de mercado e por consequência a geração de empregos”, afirma.

Após o lançamento oficial, canais de comunicação serão disponibilizados para que empresas interessadas façam contatos. O convênio com a Apex Brasil terá a duração de dois anos com possibilidade de renovação.

Primeira experiência

Após a concretização do convênio, um edital de seleção para a equipe do núcleo foi aberto. Agora, na próxima terça-feira (30/7), os extensionistas selecionados terão o primeiro contato com a metodologia da Apex. Eles passarão por um treinamento, no campus da Universidade, com profissionais do Programa de Qualificação para Exportação. O professor mestre Júlio Cesar Zilli coordenará as ações da parceria na região.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2019 às 08:29
Compartilhar Comente

GRUPO DE ORIENTADOS TCC 2019-1 - GENINT/ADM/COMEX/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRUPO DE ORIENTADOS TCC 2019-1 - GENINT/ADM/COMEX/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Mais imagens

Com o encerramento do primeiro semestre de 2019 -1, foram defendidas e aprovadas as defesas de TCC de acadêmicos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis vinculados ao Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT, liderados pelo Prof. Msc. Julio Cesar Zilli.

A seguir, a relação dos acadêmicos com os seus respectivos temas estudados:

ELAINE DA SILVA MARTINS/ CIÊNCIAS CONTÁBIES: INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO - TTD 410.

JOSIANI MARTINS BARBOSA / ADMINISTRAÇÃO: O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES EM UMA EMPRESA DO RAMO TÊXTIL DO SUL DE SANTA CATARINA, À LUZ DA GESTÃO POR COMPETÊNCIA.

MARIA EDUARDA MACHADO MICHELS / COMÉRCIO EXTERIOR: OS STAKEHOLDERS NO PROCESSO DE DESPACHO ADUANEIRO DE IMPORTAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO DE NAVEGANTES - PORTONAVE. 

MAYARA SERAFIM LAURINDO / COMÈRCIO EXTERIOR: MIDIAS SOCIAIS E OS ACADÊMICOS DE COMÉRCIO EXTERIOR DA UNESC: FORMAS DE UTILIZAÇÃO

SUELEN AMÉRICO DOS SANTOS / COMÉRCIO EXTERIOR: TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR DE EQUIPAMENTOS AGROPECUÁRIOS

VITOR NASPOLINI SALVAN / COMÉRCIO EXTERIOR: A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS PARA CERÂMICA VERMELHA.

WILLIAN HENDLER SALLA / COMÉRCIO EXTERIOR: O PANORAMA DO COMPLEXO DE SOJA: PRODUÇÃO, ÁREA PLANTADA E COMERCIALIZAÇÃO NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO

Todos os trabalhos podem ser acessados na pagina de monografias da UNESC.

Sucesso a todos!!!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 19 de julho de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

MBA COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS UNESC - VIVENCIANDO A PRÁTICA LOGÍSTICA

MBA COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS UNESC - VIVENCIANDO A PRÁTICA LOGÍSTICA
Mais imagens

O professor Msc. Julio César Zilli, por meio da disciplina de Gestão da Logística Internacional e Seguro de Carga, no MBA de Comércio Exterior e Negõcios Internacionais da UNESC, proprocionou aos acadêmicos  a vivência em processos de produção, armazenagem, liberação e nacionalização de mercadorias direcionadas ao mercado internacional.

No dia 12.06.219 visitaram em Itajaí a Martini Mear Armazéns Gerais Este armazéns trabalha com operações de importação e exportação, movimentação de carga palletizada ou estivada, conferência, armazenagem, etiquetagem, romaneio, classificação de material, segregação, reinspeções e crossdocking. No mesmo dia estiveram tambem visitando o molhe de entrada para o complexo portuário do Vale do Itajaí, as instalações do Porto de Itajaí, conhecendo in loco todo o processo de armazenagem, movimentação de cargas em zona primárias, bem como a atração de um navio full container no cais privado do porto.

Proporcionando uma maior interação com a prática logística, no dia 28.06.2019, os acadêmicos visitaram  a agroindústria JBS - unidade de Forquilinha. Atualmente com um abate diário de 183 mil aves e habilitada para a exportação de mais de 90 países, a unidade é a maior do grupo para a exportação de aves. Na oportunidade, o grupo de acadêmicos visitou todo processo de produção e armazenagem de produtos frigoríficos.

Desejamos sucesso a todos os acadêmicos!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 02 de julho de 2019 às 10:22
Compartilhar Comente