Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA - PEIEX CRICIÚMA

BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA - PEIEX CRICIÚMA
Mais imagens

Qualificação Coletiva promovida pelo Núcleo Operacional do PEIEX Criciúma nesta terça-feira (18.02.2020) contou com a participação da Empória Branding, por meio do seu sócio fundador Emerson Apolinário. Na oportunidade foi discutida a temática “BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA”.

Parabenizamos a todos pela iniciativa e participação!!! 

Sobre o PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 19 de fevereiro de 2020 às 21:57
Compartilhar Comente

PRATA DA CASA - VALDIR SCARDUELLI NETO

PRATA DA CASA - VALDIR SCARDUELLI NETO
Mais imagens

Nesta quinta edição do Prata da Casa, conheça a trajetória do Monitor Extensionista VALDIR SCARDUELLI NETO a partir do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Scarduelli Neto é graduado em Administração - linha de formação específica em Comércio Exterior (2014) com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais (2017) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e também é membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC. Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico, possui experiência nas áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística e documental) com destaque para os mercados da América do Sul, Central e Norte, bem como a participação em feiras internacionais realizados nos Estados Unidos da América (COVERINGS - The Global Tile & Stone Experience), Chile (BCTE - Brazilian Ceramic Tiles Experience) e no Brasil (EXPOREVESTIR - Feira Internacional de Revestimentos). 

“Ao se ter algum contato com o mercado internacional, percebe-se que há, literalmente, um mundo de oportunidades comerciais e de desenvolvimento fora das fronteiras do Brasil a serem exploradas pelo empresário local. Sendo assim, é necessário que cada vez mais empresas possam iniciar sua atuação no comércio exterior e é nesse ponto que muitos empresários estacionam, sem saber por onde começar ou onde buscar ajuda. O PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação, vem auxiliar e orientar as empresas para que seu início na inserção internacional seja feito de forma planejada, segura e consciente.

A chance de participar desse importante projeto veio ao encontro de um anseio, onde eu buscava por uma oportunidade de atuação profissional que, de alguma forma, gerasse uma relevância efetiva no meio econômico e social. No PEIEX, estamos diariamente em contato com atores econômicos da nossa região de atuação (compreendida por AMUREL, AMREC e AMESC), como associações empresariais, prefeituras, secretarias de desenvolvimento, câmaras de vereadores, sendo o elo de ligação desses órgãos com as empresas atendidas pelo programa, geradoras de emprego e renda e que buscam dar o passo da internacionalização.

Exercendo agora a função de Monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, existem novos desafios e compromissos que vêm agregando habilidades e vivências às experiências profissionais que eu já trazia de outras empresas onde trabalhei. O monitor tem responsabilidades gerenciais no programa, zelando pelo atingimento das metas propostas no convênio e alinhando as estratégias de atuação do Núcleo com coordenador e técnicos extensioninstas, o que me tem feito buscar uma melhoria contínua em aspectos mais administrativos e readaptando o modo de pensar para uma orientação mais analítica. 

O programa nos têm trazido reconhecimento profissional e ainda que tenha pouco tempo de atuação (atividades iniciaram em agosto), vislumbro uma importância ainda maior do PEIEX na região sul de Santa Catarina nos próximos meses, aumentando a responsabilidade na condução do Núcleo. Também vejo que a equipe toda, coordenador, monitor, técnicos extensionistas e apoios técnicos têm se esforçado ao máximo para gerar bons resultados nas empresas que estamos atendendo, sendo excelentes em todas atividades desenvolvidas para o programa e isso tem se confirmado nos feedbacks que recebemos dos empresários.

Em resumo, o PEIEX tem me proporcionado atuar na minha área de formação, trabalhando dentro da universidade, que é um agente gerador conhecimento e ajudando empresas a darem um importante passo na trajetória do seu negócio, que é a ida para o mercado externo. Me sinto muito feliz com isso e certo de que o aprendizado e estudo devem ser constantes para atuação nessa área.”

Valdir Scarduelli Neto é PRATA DA CASA!!!

Por: Júlio César Zilli - GENINT 12 de fevereiro de 2020 às 10:18
Compartilhar Comente

PROGRAMA PEIEX - NÚCLEO CRICIÚMA É PAUTA DE REPORTAGEM DA NSC TV

PROGRAMA PEIEX - NÚCLEO CRICIÚMA É PAUTA DE REPORTAGEM DA NSC TV
Mais imagens

O Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX (Núcleo Operacional Criciúma) foi pauta de reportagem da NSC TV a nível estadual no dia 08.02.2020.  Na oportunidade duas empresas puderam socializar a sua experiência e seus conhecimentos adquiridos com a participação no programa como empresas nucleadas.

O PEIEX foi criado e é oferecido em todo o país pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organização que tem, em Criciúma, a Unesc como instituição executora, a partir de convênio assinado em 2019.

A reportagem pode ser acessada na integra por meio do link abaixo:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nsc-noticias/videos/t/edicoes/v/empresarios-do-sul-recebem-qualificacao-gratuita-para-exportacao-em-sc/8306727/

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Por: Júlio Cesar Zilli - GENINT 10 de fevereiro de 2020 às 10:57
Compartilhar Comente

LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO E SEGURO DE CARGA - TEMA DE QUALIFICAÇÃO COLETIVA DO PEIEX CRICIÚMA

LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO E SEGURO DE CARGA - TEMA DE QUALIFICAÇÃO COLETIVA DO PEIEX CRICIÚMA
Mais imagens

O Núcleo Operacional do PEIEX Criciúma promoveu na noite do dia 04.02.2019 a primeira formação coletiva de 2020 com o temática "LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO E SEGURO DE CARGA" com a participação da MARCOPOLO MULTIMODAL de Criciúma. Na oportunidade as empresas nucleadas ao PEIEX Criciúma puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e também o contato com prestadores de serviço na área. 

Parabenizamos a todos pela iniciativa e participação!!! 

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Por: Júlio Cesar Zilli - GENINT 10 de fevereiro de 2020 às 10:42
Compartilhar Comente

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SUL DE SANTA CATARINA - PUBLICAÇÃO DE ESTUDO

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SUL DE SANTA CATARINA - PUBLICAÇÃO DE ESTUDO
Mais imagens

Os membros do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT / UNESC, Professor Doutorando Julio Cesar Zilli e Valdir Scarduelli Neto publicaram o estudo "O COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SUL DE SANTA CATARINA" no livro  ENGENHARIA 4.0: A ERA DA PRODUÇÃO INTELIGENTE.

Resumo: O estudo que segue tomou como objetivo principal analisar a balança comercial dos 12 municípios associados à Associação de Municípios da Região Carbonífera - AMREC, localizados ao sul do estado de Santa Catarina / Brasil, entre os anos de 2009 e 2018. A pesquisa se enquadrou como descritiva em seus fins e documental, de fontes secundárias, em seus meios. Com relação à coleta de dados, foi utilizada a técnica quantitativa, tendo sido os dados extraídos em sites oficiais do governo brasileiro. A pesquisa concluiu que, dos municípios associados à AMREC, Criciúma tem maior destaque nas importações, chegando a representar 83,12% do total, enquanto na exportação, Forquilhinha fica no topo da lista, com 29,06%, seguida também por Criciúma, com 25,04%. Na importação, destacam-se o alumínio em forma bruta e pigmentos e fritas para indústria cerâmica, destacando o parque fabril da região, levando-se em conta ainda que grande parte das importações são também matérias-prima. Na exportação, carne e miudezas de aves, juntamente com placas cerâmicas, somam 40,34% de tudo o que é enviado para fora do país. Por fim, se pode ver a região como promissora e crescente no âmbito do comércio exterior, tanto na importação de matérias-prima, máquinas e novas tecnologias para suas indústrias, quanto na exportação de bens manufaturados e com melhor valor agregado, fruto do incremento e desenvolvimento tecnológicos muitas vezes trazidos na importação.

O estudo pode ser acessado no link:

https://editorapascal.com.br/wp-content/uploads/2020/01/ENGENHARIA-4.0-VOL.2-2.pdf

Parabenizamos os autores pela publicação.

Por: Julio César Zilli - GENINT 29 de janeiro de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente