Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional
Parceria terá atuação de dois anos e poderá ser expandida (Foto: arquivo) Mais imagens

Um convênio entre Unesc e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abrirá o mercado internacional às empresas do Sul de Santa Catarina. A parceria, pioneira na região, montará um núcleo operacional na Universidade, onde iniciativas com potencial de exportação terão a oportunidade de elevar suas ações a um novo patamar, com acompanhamento gratuito. A meta do trabalho em conjunto é inserir cem empresas no mercado internacional.

O idealizador da aproximação, professor mestre Júlio Cesar Zilli, conta que a iniciativa funcionará com a atuação de uma equipe de extensionistas, formada principalmente por egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. “A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex contribuirá com o investimento e sua metodologia de destaque em todo o mundo. A expectativa é que em agosto o serviço já esteja em atuação”, explica.

Concretizada no fim de 2018, a parceria vem sendo estudada desde 2015 e se coloca na categoria Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), voltada a associações e universidades. A possibilidade foi pensada e estruturada dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado por Zilli.

Inserção internacional

O projeto, com um maior foco em micro e pequenas empresas, atuará de forma colaborativa e imersiva na região. Zilli explica que o objetivo é ir até o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto competitivo, não necessariamente em grande quantidade. Se você produz é capaz de exportar. Será uma inserção no mercado da região, com a atuação de até três meses da equipe dentro da empresa. Assim será possível entender demandas e explorar as potencialidades presentes”, esclarece.

O professor também destaca o impacto positivo que a aproximação pode trazer para o Sul de Santa Catarina. Segundo ele, as portas da Universidade irão se abrir para novas parcerias e inovações. “Além do auxílio do projeto, a empresa viverá o campus da Universidade, um espaço rico de conhecimento. O impacto também será sentido com o crescimento da região, movimentação de mercado e por consequência a geração de empregos”, afirma.

Após o lançamento oficial, canais de comunicação serão disponibilizados para que empresas interessadas façam contatos. O convênio com a Apex Brasil terá a duração de dois anos com possibilidade de renovação.

Primeira experiência

Após a concretização do convênio, um edital de seleção para a equipe do núcleo foi aberto. Agora, na próxima terça-feira (30/7), os extensionistas selecionados terão o primeiro contato com a metodologia da Apex. Eles passarão por um treinamento, no campus da Universidade, com profissionais do Programa de Qualificação para Exportação. O professor mestre Júlio Cesar Zilli coordenará as ações da parceria na região.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2019 às 08:29
Compartilhar Comente

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil
Convênio atuará na inserção internacional de empresas do Sul catarinense (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A terça-feira (30/7) foi marcada pelo primeiro dia de preparação da equipe que atuará no convênio entre Unesc e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os extensionistas dialogaram com o analista da Agência, Ulisses Medeiros Junior, e conheceram a metodologia da Agência para qualificar empresas para exportar. A iniciativa trará para a Universidade um núcleo operacional do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), pela primeira vez no Sul de Santa Catarina.

Medeiros destaca que a inserção na região, em parceria com a Universidade, cumpre com o objetivo do projeto. “O Peiex leva conhecimento técnico para qualificação das empresas que tenham interesse na exportação” afirma.

A parceria foi pensada desde 2015 dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado pelo professor Júlio Cesar Zilli, que coordenará o núcleo na Instituição.

Equipe escolhida

A equipe que atuará no Peiex será composta pelo coordenador, Zilli; o monitor, Valdir Scarduelli Neto, que fará o acompanhamento operacional no dia a dia do núcleo; os técnicos extensionistas, Fernando Locks Machado, Deivson Althaus, Lucas Lima Pereira e Janini Cunha de Borba, que atuarão no contato direto com as empresas; e as apoiadoras técnicas Marielen Rocha Vieira e Steicy Lopes Martins, que realizaram trabalhos de base no núcleo.

O Programa contempla egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, da pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e também do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico). A escolha da equipe foi realizada por meio de um processo seletivo, com avaliação e entrevista.

Imersão no mercado internacional

A meta do trabalho conjunto, com lançamento oficial previsto para acontecer entre outubro e novembro, é qualificar 100 empresas para acesso ao mercado internacional. A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex-Brasil contribuirá com o investimento e sua metodologia.

Zilli, professor da Universidade, explica que a iniciativa funcionará com a atuação da equipe de extensionistas em um maior foco para pequenas e médias empresas. Eles estarão em contato com o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto exportável. Será uma inserção nas potencialidades da região Sul catarinense, compreendendo suas demandas, com um trabalho voltado para a qualificação para exportação”, esclarece.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre à comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de agosto de 2019 às 13:06
Compartilhar Comente

GRUPO DE ORIENTADOS TCC 2019-1 - GENINT/ADM/COMEX/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRUPO DE ORIENTADOS TCC 2019-1 - GENINT/ADM/COMEX/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Mais imagens

Com o encerramento do primeiro semestre de 2019 -1, foram defendidas e aprovadas as defesas de TCC de acadêmicos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis vinculados ao Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT, liderados pelo Prof. Msc. Julio Cesar Zilli.

A seguir, a relação dos acadêmicos com os seus respectivos temas estudados:

ELAINE DA SILVA MARTINS/ CIÊNCIAS CONTÁBIES: INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO - TTD 410.

JOSIANI MARTINS BARBOSA / ADMINISTRAÇÃO: O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES EM UMA EMPRESA DO RAMO TÊXTIL DO SUL DE SANTA CATARINA, À LUZ DA GESTÃO POR COMPETÊNCIA.

MARIA EDUARDA MACHADO MICHELS / COMÉRCIO EXTERIOR: OS STAKEHOLDERS NO PROCESSO DE DESPACHO ADUANEIRO DE IMPORTAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO DE NAVEGANTES - PORTONAVE. 

MAYARA SERAFIM LAURINDO / COMÈRCIO EXTERIOR: MIDIAS SOCIAIS E OS ACADÊMICOS DE COMÉRCIO EXTERIOR DA UNESC: FORMAS DE UTILIZAÇÃO

SUELEN AMÉRICO DOS SANTOS / COMÉRCIO EXTERIOR: TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR DE EQUIPAMENTOS AGROPECUÁRIOS

VITOR NASPOLINI SALVAN / COMÉRCIO EXTERIOR: A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS PARA CERÂMICA VERMELHA.

WILLIAN HENDLER SALLA / COMÉRCIO EXTERIOR: O PANORAMA DO COMPLEXO DE SOJA: PRODUÇÃO, ÁREA PLANTADA E COMERCIALIZAÇÃO NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO

Todos os trabalhos podem ser acessados na pagina de monografias da UNESC.

Sucesso a todos!!!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 19 de julho de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

MBA COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS UNESC - VIVENCIANDO A PRÁTICA LOGÍSTICA

MBA COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS UNESC - VIVENCIANDO A PRÁTICA LOGÍSTICA
Mais imagens

O professor Msc. Julio César Zilli, por meio da disciplina de Gestão da Logística Internacional e Seguro de Carga, no MBA de Comércio Exterior e Negõcios Internacionais da UNESC, proprocionou aos acadêmicos  a vivência em processos de produção, armazenagem, liberação e nacionalização de mercadorias direcionadas ao mercado internacional.

No dia 12.06.219 visitaram em Itajaí a Martini Mear Armazéns Gerais Este armazéns trabalha com operações de importação e exportação, movimentação de carga palletizada ou estivada, conferência, armazenagem, etiquetagem, romaneio, classificação de material, segregação, reinspeções e crossdocking. No mesmo dia estiveram tambem visitando o molhe de entrada para o complexo portuário do Vale do Itajaí, as instalações do Porto de Itajaí, conhecendo in loco todo o processo de armazenagem, movimentação de cargas em zona primárias, bem como a atração de um navio full container no cais privado do porto.

Proporcionando uma maior interação com a prática logística, no dia 28.06.2019, os acadêmicos visitaram  a agroindústria JBS - unidade de Forquilinha. Atualmente com um abate diário de 183 mil aves e habilitada para a exportação de mais de 90 países, a unidade é a maior do grupo para a exportação de aves. Na oportunidade, o grupo de acadêmicos visitou todo processo de produção e armazenagem de produtos frigoríficos.

Desejamos sucesso a todos os acadêmicos!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 02 de julho de 2019 às 10:22
Compartilhar Comente