Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Verão Massa Unesc segue com extensa programação de esporte e lazer em Balneário Rincão

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de janeiro de 2024 às 15:14
Compartilhar Comente

Neab realiza atividade com estudantes em Içara

Nesta segunda-feira (18/11), a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da Unesc, Normelia Ondina Lalau de Farias e a psicóloga do núcleo, Janaína Damásio Vitório, realizaram uma atividade com estudantes de sete a 15 anos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jaqueline, em Içara.

Elas realizaram uma conversa em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11), abordando temas como racismo, preconceito, respeito e cultura da população negra e apresentaram o livro “A Nova Casa da Água: Conto Africano”, ilustrado por Júlia Zilli    aluna do ensino Médio do Colégio Unesc e sorteados volumes da obra entre os presentes.

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2019 às 11:06
Compartilhar Comente

Festa Africana

Desfile de roupas étnicas, comidas típicas, músicas e danças tradicionais marcaram a Festa Africana, evento organizado pela Assac (Associação dos Alunos Angolanos de Criciúma) e que ocorreu no último sábado (26/5) no Clube União Mineira, em Criciúma.

O objetivo do evento foi mostrar como é a cultura de diferentes países da África para a população de Criciúma e servir para uma confraternização dos imigrantes africanos que vivem na região.  O evento marcou também as comemorações na região do Dia da África (25/5) e teve o apoio do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias da Unesc).

Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2018 às 13:16
Compartilhar Comente

Unesc na mídia 2

O programa Protagonistas com Cintia Santos, da Rádio Santa Luzia, trouxe na pauta da edição do último sábado (19/5) o evento “O Outro Lado da África”, que ocorre de quinta-feira a sábado (24 a 26/5) e é organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias da Unesc) e pela Assac (Associação dos Alunos Angolanos de Criciúma), com o apoio da Unesc, Divas Black, Zakii e Kamba.  

Os convidados do programa de rádio foram a psicóloga, especialista em Psicologia da Educação, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e coordenadora do Neab, Janaína Damásio Vitório; o presidente da Assac e acadêmico do curso de Administração da Unesc, Vladmir António Quindongo e o vice-presidente da Assac e aluno do curso de Engenharia Química, Afonso Bonga Machado.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2018 às 14:46
Compartilhar Comente

Unesc participa de evento sobre Saúde da População Negra

Unesc participa de evento sobre Saúde da População Negra
Mais imagens

As secretarias da Assistência Social e Habitação e da Saúde de Criciúma e a Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma) promoveram nesta terça-feira (8/5) o evento ‘Saúde da População Negra’, com a palestra do médico cardiologista Marco Aurélio Santos. A Unesc foi representada no evento pela coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), Janaína Damásio Vitório.

Alunos e professores do curso de Farmácia também estiveram presentes no evento.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2018 às 17:24
Compartilhar Comente