Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Unesc recebe Silvio Humberto dos Passos Cunha para falar sobre protagonismo negro no parlamento

Unesc recebe Silvio Humberto dos Passos Cunha para falar sobre protagonismo negro no parlamento
Evento contou com grande participação dos movimentos da região (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A noite desta quarta-feira (25/9) ficará marcada na memória de quem esteve presente na palestra “Protagonismo negro no parlamento”, ministrada pelo professor doutor Universitário, Silvio Humberto dos Passos Cunha. O evento foi pensado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), e reuniu integrantes de movimentos negros de Criciúma e região.

Vereador eleito em 2012, Cunha é um dos fundadores e atual presidente de honra do Instituto Cultural Steve Biko. Ele também é vice coordenador do LECADIA (Laboratório de Estudos Conexões Atlânticas: Diáspora Africana e Cultura Afro-Brasileira e Indígena). Durante a troca de conhecimentos, o palestrante socializou suas experiências nas áreas de economia, desenvolvimento econômico, políticas públicas, ações afirmativas, relações raciais e relações internacionais com foco no Brasil-África.

A colunista do Programa Protagonistas Sem Fronteiras da WEB Rádio Santa Luzia, Cintia Santos, avaliou o momento como um marco para a organização política dos negros de Criciúma em 2020. Rafael Lima, presidente da Associação de Moradores do Bairro Monte Castelo e líder de movimento, também deu destaque as palavras do palestrante.  “Uma figura tão importante falar sobre racismo e política é de extrema importância na conscientização política do nosso povo negro. Vai nos fortalecer para a luta que sempre tivemos contra o racismo e pela igualdade”, destaca.

A membro do NEAB e coordenadora da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, psicóloga mestra Janaína Damásio Vitório, enfatizou a presença do negro no parlamento em uma participação ativa. “É possível unificar nossas pautas e escolher um representante que garanta a efetividade em suas decisões, enquanto parlamentar. Deve-se representar esse coletivo, é muito importante não esquecer que o momento que vivemos requer organização e planejamento em nome da nossa sobrevivência e possibilidade de ocuparmos espaços. Uma citação do africano Ki-Zeboque, tazida durante o diálogo, nos leva a refletir sobre nosso papel no cenário político atual”, afirma.

A coordenadora do NEAB, professora mestra em educação Normélia Ondina Lalau de Farias, ressaltou a importância da parceria do PPGDS junto ao NEAB para a promoção do evento. “Este momento faz perceber o reconhecimento do NEAB, pelos PPG’s, como espaço de debate com pautas relacionadas a temas de relações étnicos raciais. Foi um momento único, que nos possibilitou verificar a importância do protagonismo do negro na política, e que ainda hoje, encontramos dificuldades em termos uma representação no parlamento, explica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de setembro de 2019 às 10:59
Compartilhar Comente

Unesc promove minicurso sobre sabedoria indígena e cultura da paz

Unesc promove minicurso sobre sabedoria indígena e cultura da paz
Também será apresentado um panorama de contato com povos tradicionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um dia para conhecer e aprender com a cultura indígena na Unesc. O minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz” está com inscrições abertas. Ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, o encontro ocorrerá no sábado (25/5), das 8 às 17 horas, na sala 5 do Bloco N.

O coordenador do Programa Ânima, João Batanolli, responsável pela vinda do minicurso, conta que o objetivo é esclarecer dúvidas e aproximar a Universidade dos povos Indígenas. Ele explica que durante a troca de informações serão abordados temas voltados às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

“Será um contato sem preconceitos e sem interesses fúteis. O evento proporcionará momentos para reconhecer e aprender, reforçando as políticas de diversidade fomentadas na Instituição. A identidade da Unesc preza por reconhecer e valorizar a diversidade presente em nossas raízes”, afirma Batanolli.

Também será apresentado um panorama sobre normas e meios de contato com povos e comunidades tradicionais. As inscrições podem ser feitas no e-mail Lapis@unesc.net.

Cultura indígena presente na Universidade


Para seguir aprendendo com a cultura indígena, o Ânima estabeleceu ações continuadas com os povos. Segundo Batanolli, a área desperta interesse em diversos segmentos dentro da Universidade. “Encontramos contextos valiosos de autoconhecimento e de cultura de paz que agregam em espaços de estudos da Instituição, como a área ambiental, de diversidades e direitos”, explica.

O evento também é uma realização do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos) e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de maio de 2019 às 17:08
Compartilhar Comente (1)

Dia da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro

Dia da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro
Unesc traz programação especial na próxima semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

No próximo dia 20 de novembro, é celebrado em todo o país o dia da Consciência Negra. A data remete ao ano 1695, pois faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil. Mesmo após mais de 300 anos da morte de Zumbi e no ano em que se completa 130 anos da Lei Áurea, a falta de representatividade, discriminação, preconceito e desigualdade estão diariamente presentes na nossa sociedade. Para combater isso, a Unesc inicia na próxima semana a 6ª Semana da Consciência Negra, com uma programação especial em defesa da causa.

O tema principal da edição deste ano é “Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A primeira afirma que “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas. Além disso, neste ano comemora-se 130 anos da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil.

“Com esta temática, buscamos dialogar sobre coisas boas que, no decorrer de todos esses anos, nós adquirimos, as nossas conquistas e nosso trabalho na luta pelos nossos direitos”, explica a membro do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), Janaína Damásio Vitório. Outro ponto que entra em pauta na Semana, é a conscientização. “Mas além de celebrar essas conquistas, temos que conscientizar as pessoas que convivem conosco mostrando o nosso lado, mostrando o nosso ponto de vista”, acrescenta.

Programação extensa

A programação inicia na segunda-feira (19/11), às 19h no Auditório Ruy Hülse, com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11. 645/08 com a professora e Especialista, Maria Estela Costa da Silva, a professora e Especialista, Livia da Silva, e a professora e Mestra, Lucy Cristina Ostetto.

Na terça-feira (20/11), dia da Consciência, a programação inicia no período da manhã no Auditório Edson Rodrigues com o debate “Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra”. Para esse encontro, o evento conta com a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da Bacharel em Direito, Arizá Costa, e da professora e Especialista, Cíntia Santos.

No período da tarde de terça-feira, ocorre na quadra poliesportiva, com os alunos do Colégio Unesc, as oficinas de Hip-Hop, com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, e Capoeira, com o grupo Capoeira Beribazu.

Na quinta-feira (22/11), às 19h, ocorre no Bloco R1 sala 15, um TED com os Afroempreendedores de Criciúma e região no curso de Administração Unesc. Ele será ministrado pela professora e Especialista, Cristiane Dias, e pelo professor e Especialista, Ivan Ribeiro, com as participações do AFROEM (Rede de Afroempreendedorismo Sul Catarinense) e do ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

No dia 27 de novembro, às 18h30, ocorre na praça do Estudante uma apresentação do Grupo Artístico e Cultural Afro-brasileiro Et. Op. Já às 19h, ocorre no Auditório Edson Rodrigues, a palestra e o lançamento do livro Lei Áurea: Abolição Inacabada, de autoria do professor e Mestre, Marcos Canetta Rufino.

Toda a programação é organizada pelo NEAB em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do PEMEDER (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do MUNMVI (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de novembro de 2018 às 18:42
Compartilhar Comente

Reitoria recebe visita de representante do Instituto Liberdade

Reitoria recebe visita de representante do Instituto Liberdade
Órgão relaciona-se com o Olodum, de Salvador (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O vice-reitor, Daniel Preve, juntamente com membros do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da Unesc, receberam o professor acadêmico e líder comunitário do Instituto Liberdade, Marcos Canetta. Na reunião, realizada nesta quinta-feira (4/10), Canetta apresentou aos participantes propostas de parcerias com a Unesc.

O instituto completou 30 anos em 2018, e tem o principal objetivo a promoção da cidadania a jovens negros da grande Florianópolis. “Nós prezamos pela busca da identidade através do esporte e de projetos que acolham os jovens da capital”, comenta Canetta. O grupo tem relações com a escola Olodum, de Salvador.

De acordo com o líder comunitário, 68% da população negra do Brasil vive na pobreza ou miséria. Outro projeto oferecido pelo Instituto, é o OlimProCasa, que realiza uma competição esportiva com o objetivo de integração dos participantes.

“A Unesc sempre está aberta para receber propostas e principalmente com projetos que envolvam a comunidade, pois este é o caráter da Universidade”, afirma o vice-reitor.

Canetta também apresentou aos participantes o seu livro “Lei Áurea: Abolição inacabada? ”, que aborda as consequências e os resultados da abolição da escravatura, após 130 anos, fazendo um paralelo do espaço e do tempo até os dias atuais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de outubro de 2018 às 14:50
Compartilhar Comente

Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas para intensificar projetos

Unesc lança Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas para intensificar projetos
Unesc é a única, ao lado da UFSC, a implantar secretaria com foco na Diversidade Mais imagens

Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lança nesta terça-feira (12/6), às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz.

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, a Unesc é a única Instituição de Ensino Superior a implantar este setor. “A Secretaria é a materialização de mais um dos objetivos pactuados pela nossa gestão. Terá por finalidade desenvolver estratégias para a promoção da cultura de paz, por meio do respeito às diversidades. Acreditamos que a Universidade tem este papel e envidaremos todos os esforços para o êxito desta proposta”, explica a Reitora.

A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.

Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.

“A Universidade tem o intuito de garantir o respeito às diversidades. Cada um pode pensar da forma individual e ser o que quer, desde que respeite o direito do outro. Isso é baseado nas premissas dos Direitos Humanos. Mediante a todo esse cenário que estamos vendo a nível nacional é perceptível a intolerância, e a Instituição se posiciona recuperando valores e instaurando o que já é a política da Universidade: uma cultura de paz”, comentou Janaína.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 16:35
Compartilhar Comente (1)