Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”
Evento foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai, Nuno Nunes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Ânima realizou, no último sábado (25/5), o minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”. O evento, que foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade.

O curso teve o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar a Unesc dos povos indígenas. Além disso, promoveu a troca de informações com temáticas voltadas às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

O evento teve participação de professores, mestrandos e doutorandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), acadêmicos dos cursos de Geografia, Enfermagem, Ciências Biológicas, História, Artes Visuais e Psicologia da Unesc, além do público externo.

O evento foi realizado pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; PPGCA; Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos); e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Unesc promove minicurso sobre sabedoria indígena e cultura da paz

Unesc promove minicurso sobre sabedoria indígena e cultura da paz
Também será apresentado um panorama de contato com povos tradicionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um dia para conhecer e aprender com a cultura indígena na Unesc. O minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz” está com inscrições abertas. Ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, o encontro ocorrerá no sábado (25/5), das 8 às 17 horas, na sala 5 do Bloco N.

O coordenador do Programa Ânima, João Batanolli, responsável pela vinda do minicurso, conta que o objetivo é esclarecer dúvidas e aproximar a Universidade dos povos Indígenas. Ele explica que durante a troca de informações serão abordados temas voltados às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

“Será um contato sem preconceitos e sem interesses fúteis. O evento proporcionará momentos para reconhecer e aprender, reforçando as políticas de diversidade fomentadas na Instituição. A identidade da Unesc preza por reconhecer e valorizar a diversidade presente em nossas raízes”, afirma Batanolli.

Também será apresentado um panorama sobre normas e meios de contato com povos e comunidades tradicionais. As inscrições podem ser feitas no e-mail Lapis@unesc.net.

Cultura indígena presente na Universidade


Para seguir aprendendo com a cultura indígena, o Ânima estabeleceu ações continuadas com os povos. Segundo Batanolli, a área desperta interesse em diversos segmentos dentro da Universidade. “Encontramos contextos valiosos de autoconhecimento e de cultura de paz que agregam em espaços de estudos da Instituição, como a área ambiental, de diversidades e direitos”, explica.

O evento também é uma realização do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos) e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de maio de 2019 às 17:08
Compartilhar Comente (1)

Unesc promove debates sobre invisibilidade, saúde e cultura da população negra

Unesc promove debates sobre invisibilidade, saúde e cultura da população negra
Maio Negro contará com palestrantes como a professora doutora da UFSC, Joana dos Passos (Foto: Divulgação) Mais imagens

As próximas semanas na Unesc serão marcadas por debates sobre assuntos como a saúde da população negra, racismo e sociedade e política de cotas, durante o 15º Maio Negro. Com o tema “Negras e Negros em Movimento: Existimos porque Resistimos”, o evento realizará, de 21 a 28 de maio, mesas-redondas, palestras, lançamento de livro, encontro dos movimentos negros do Sul do Estado, oficinas, apresentações culturais e de trabalhos acadêmicos com a participação de estudantes e professores da Unesc, profissionais e pessoas da comunidade. À frente das atividades estarão profissionais e pesquisadores de estados como Santa Catarina e Maranhão.

Segundo a presidente da comissão organizadora do Maio Negro e coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da Unesc, Normélia Lalau de Farias, o evento tem como objetivo pensar os diversos mecanismos que reforçam a condição de invisibilidade da população negra e impedem que as riquezas de sua história e cultura tenham espaço e sejam percebidas nos diversos contextos sociais.

Normélia considera a Universidade um grande espaço para o debate de ideias e a proposição de ações. É um local, portanto, de acolhimento, diálogo, reflexão e iniciativa. “Podemos desconstruir e construir ideias. Um dos casos é o reconhecimento de que as pessoas são diferentes entre si e que isso é de uma riqueza incrível. É preciso entender isso e respeitar”.

O Maio Negro é organizado pela Unesc e pelo Neab, e conta com a parceria do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Colégio Unesc e curso de História da Universidade.

A abertura dos trabalhos ocorrerá dia 21, às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, com o 1º Encontro com Movimentos Negros na Unesc. O tema será “Origem dos Movimentos Negros” e envolverá lideranças da região. Cada representante poderá apresentar o objetivo de trabalho e exemplos de atuação de seu grupo. O encontro terá a mediação da professora mestra e pesquisadora, Ana Julia Pacheco.

Jornada Acadêmica

Na edição de 2019, o Maio Negro traz uma novidade, a Jornada Acadêmica. A iniciativa é voltada para estudantes, professores e pesquisadores da Unesc e de outras instituições de ensino, além de pessoas da comunidade. Segundo Normélia, a intenção é despertar o interesse pelo desenvolvimento de estudos com a temática do evento, além de criar um espaço para a divulgação dos trabalhos que já produzidos.

Os trabalhos aprovados pela comissão julgadora serão divididos por temática e haverá um mediador em cada apresentação.

O Maio Negro da Unesc contará também com a palestra “Saúde da População Negra” com a médica e pesquisadora do Maranhão, Camila Carvalho de Souza Amorim Matos, que terá como mediador o integrante do Comitê Técnico da Saúde da População Negra de Criciúma, Jesiel de Medeiros; a apresentação “Cota não é Esmola”; e oficina de Máscaras Africanas, com o professor Marcelo Batista Serafim.

Haverá ainda o lançamento do livro “Sociabilidades e Territorialidade”, do professor mestre e egresso do curso de História da Unesc, Júlio César da Rosa, e a mesa-redonda “Racismo e Sociedade”, com a professora doutora e pesquisadora da UFSC, Joana dos Passos, com a mediação da professora e participante do Movimento Coletivo Chega de Racismo, Cintia Santos.

Inscrições e programação completa

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de maio de 2019 às 10:34
Compartilhar Comente