Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Neab da Unesc é reconhecido com o Troféu Destaque da Raça Negra

Neab da Unesc é reconhecido com o Troféu Destaque da Raça Negra
Cerimônia foi realizada em Florianópolis no sábado (23/2) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um reconhecimento às ações de integração social, promoção do conhecimento e estímulo da igualdade. Por sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão relacionada ao campo dos estudos afro-brasileiros e indígenas, o Neab (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) da Unesc foi reconhecido pelo Troféu Destaque da Raça Negra. A cerimônia foi realizada em Florianópolis no sábado (23/2) e também homenageou outras dez iniciativas.

A 28ª edição do prêmio foi organizada pelo Instituto Liberdade, que tem como bandeira a luta pela preservação da cultura negra e dos direitos humanos. Segundo a representante do Neab, Janaina Damásio Vitório, receber a honraria foi emocionante e evidenciou a força dos movimentos no sul catarinense. “É uma demonstração de resistência diante do momento em que vivemos. Ao receber o Prêmio fomos aplaudidos de pé, o que muito nos orgulhou. A Unesc foi a única instituição privada a estar presente e a executar ações de igualdade”, afirmou.

Do sul catarinense, também foram homenageadas as iniciativas Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Criciúma), Comadiba (Confraria amigos de Mandela) e o Movimento de conscientização Negra Cruz e Sousa, de Siderópolis. Janaina também participou da cerimônia como representante da Compirc, onde ocupa a cadeira da Universidade.

O Neab

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um espaço que promove a interação entre os estudantes, professores e funcionários da Unesc dentro dos assuntos de práticas contra os preconceitos e da promoção da igualdade racial, de gênero e social.

No evento, a Universidade também foi representada pelos membros Alex Sander Silva, Cristiane Dias, Fernanda da Silva Lima e pela coordenadora do Núcleo,  Normélia Ondina Lalau de Farias.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de fevereiro de 2019 às 21:39
Compartilhar Comente

NEAB recebe Troféu Destaque da Raça Negra

NEAB recebe Troféu Destaque da Raça Negra
Premiação é oferecida pelo Instituto Liberdade, de Florianópolis (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O NEAB (Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias) da Unesc receberá, no próximo sábado (23/2), o Troféu Destaque da Raça Negra. Na sua 28ª edição, o prêmio homenageia o Núcleo pelos seus trabalhos realizados nos últimos anos em benefício da cultura Afro-Brasileira e pela ampliação dos direitos humanos.

O prêmio é oferecido pelo Instituto Liberdade, de Florianópolis, que tem como bandeira a luta pela preservação da cultura negra e dos direitos humanos. “O NEAB tem essa mesma proposta de fomentar a preservação da cultura afro, de estudar e desenvolver a pesquisa no segmento, além de trazer os movimentos negros para dentro da instituição”, comenta a coordenadora do Núcleo, Normélia Ondina Lalau de Farias.

O órgão atua há 31 anos em Santa Catarina. “É muito importante para nós sermos reconhecidos por uma entidade estadual. Isso é o reflexo do trabalho que estamos realizando aqui dentro da Universidade e está chegando a outros lugares”, comenta. De acordo com a coordenadora, além da temática afro, a Universidade preza pelo cuidado dos Direitos Humanos, combate ao racismo, respeito à diversidade e o respeito aos diferentes, desenvolvendo atividades dentro e fora do campus.

Um grupo formado por seis professores da Unesc receberão o prêmio na capital do Estado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de fevereiro de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente