Ciência da Computação

Ciência da Computação na Unesc: presente e futuro promissores aos novos profissionais

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 18:24
Compartilhar Comente

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado
Mais imagens

Uma ideia inovadora e uma excelente participação na Startup Weekend Criciúma foram o ponto de partida para um grupo de alunos da Unesc no desenvolvimento de um projeto de inteligência artificial, contemplado com R$ 25 mil no edital do Fundo Municipal de Inovação de Criciúma. Classificados entre as dez ideias selecionadas no Programa Inova Criciúma, o grupo agora trabalha no desenvolvimento do chatbot humanizado "RoBot". O grupo formado pelos estudantes de Ciências da Computação, Jeanluca Fernandes Pereira, Iury Dia Piva e Murilo Leffa, mais a acadêmica de ciência contábeis, Jessica Tavares, também apresentou a proposta na Feira da Inovação, da X Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, onde mais uma vez foi destaque.

Agora, com os recursos do Inova Criciúma, a futura startup trabalha para cumprir os prazos determinados pelo edital e colocar a ideia em prática. “Segundo o site Reclame Aqui, o mau atendimento no SAC corresponde ao segundo maior motivo de reclamação dos clientes das empresas de software. Pesquisamos 90% das empresas de software e ERP de Criciúma e todas elas relataram problema de superlotação no atendimento do suporte, onde a maioria destes atendimentos são dúvidas que qualquer um poderia resolver, mas a empresa precisa colocar um funcionário para dar atenção a esses chamados, gerando fila nos atendimentos, aumento de custos e impaciência por parte dos clientes”, conta um dos integrantes do grupo, Iury Piva. A partir dessa realidade, o grupo decidiu trabalhar na criação e um chatbot de inteligência emocional, onde o cliente poderá trocar mensagens com a empresa e te suas dúvidas resolvidas por esta IA. A ideia já é adotada por muitas empresas pelo mundo e já vinha sendo trabalhada também em nível de Trabalho de Conclusão de Curso de um dos integrantes do grupo. Segundo Jeanluca Fernandes Pereira ele era um deste clientes que tinha aversão a ficar na fila de atendimento. Então em seu TCC propôs uma ideia de atendimento via ChatBot para a própria central de atendimento da universidade.

Entre os diferenciais da RoBot está a humanização e personalidade individual para cada empresa, bem como um relatório com os problemas mais frequentemente recebidos pelo sistema. Na equipe o grupo conta com um desenvolvedor especialista em IA para chatbots, um desenvolvedor especialista em integração com os serviços de mensagens e arquitetura de servidores, um profissional da área de atendimento ao cliente, um designer especialista em experiência do usuário e uma contadora, responsável pela área de negócios.

Os próximos passos do projeto incluem a validação do plano de negócio e o público alvo da ferramenta e a escolha da incubadora, que fará a capacitação e orientação ao longo do projeto. “O edital viabilizou algo que ninguém pensou e que teríamos muitas dificuldades em levantar esse valor. Tivemos um grande impulso com essa verba”, salienta Jeanluca.

Os recursos do edital serão liberados em três parcelas, onde o grupo precisa atender aos requisitos. Em três meses deve ser feita a primeira entrega, com plano de negócios, a segunda, onde será criado o produto, e a terceira, já com a empresa pronta para adentrar ao mercado de forma autossustentável.

Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, o projeto comprova a conexão com o curso. “As novas metodologias de ensino trazem a ideia a inovação curricular onde os alunos devem experimentar a prática do mercado de trabalho antes da conclusão de seu curso. As ações como Startup Weekend e Feira da Inovação incentivam a trabalhar em sala de aula as práticas para desenvolvimento de projetos. As parcerias da universidade com os eventos externos e internos são fundamentais”, salienta.

Além deste, vários projetos de acadêmicos da Unesc foram apresentados. “Mas esta equipe, como está em fases mais avançadas teve a maturidade para seguir em frente.  Acreditamos que em breve novos projetos dos nossos acadêmicos terão destaque. Essa premiação incentiva a mim e aos professores a continuar o trabalho com dedicação para que novas práticas no curso desperte e encorajem os alunos a participarem cada vez mais”, conclui.

Para o gerente de inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit, a proposta representa uma inovação que soluciona um problema de atendimento e é um negócio escalável que pode atender a diversas plataformas online de produtos e serviços. De acordo com o professor Evanio o projeto vinha sendo aprimorado tecnicamente e apresentado à comunidade por meio de espaços tais como Startup Weekend, Feira da Inovação da Unesc e Programa Inova. “Com a aprovação no edital, o grupo vai receber apoio financeiro e técnico para desenvolver a ideia ainda mais, se consolidar como um negócio inovador para a geração de riquezas, emprego e renda no município e fortalecer o ecossistema de Inovação de Criciúma e região como mais uma startup bem sucedida”, analisa.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOm Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 20 de novembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

A startup Wized e o software Simples Dental mostram o sucesso dos egressos dos cursos da Unesc.

Nem só sonhar, mas realizar. É rápido até demais. A realidade dos egressos Luís Felipe Cardoso Fabris e Gélio Júnior, o primeiro formado em Administração e o segundo, em Ciências da Computação, confirma que a boa formação, aliada ao empreendedorismo, são decisivos para o sucesso empresarial. Os jovens se tornaram, com esforço, inteligência e dinamismo, cases de sucesso em âmbito internacional. Luís, 24 anos, se associou a três colegas e, juntos, desenvolveram um bloqueador de fraudes em vendas de ingressos online. Enquanto isso, Gélio Júnior, aos 29 anos, é um dos fundadores de uma das mais importantes empresas de software odontológico do país, referência mundial no ramo de odontologia.

Luís Felipe conta que, aos 13 anos, já tinha a chamada “veia empresarial”, e começou a empreender vendendo pizzas e doces ao lado de um amigo. No vídeo, ele conta como foi a ascensão, desde uma marca de roupas até uma confecção que ele abriu e ainda possui, para chegar a ser integrante de uma das startups mais reconhecidas atualmente no país e ficar entre as 27 finalistas da Startup Show, entre 300 outras empresas. "A Startup Show é o maior concurso do gênero no Brasil. A Wized foi a única catarinense, a única a utilizar a blockchain e a única a aceitar criptomoedas”, salienta Luis, sócio da empresa ao lado de Eduardo Mazzuco Cividini, Rodolfo Cirimbelli Gaidzinski e Rodrigo Búrigo Esmeraldino. Até o final do concurso, que acontece em dezembro, a cada semana três empresas competem, onde uma é escolhida por votação do público no site https://startupshow.com.br  e análise de jurados.

A Wised trabalha com um modelo de negócio único no Brasil e com poucos similares pelo mundo. A plataforma de compra e venda de ingressos utilizando a plataforma blockchain faz com que a venda seja 100% segura, sem risco de fraudes. A empresa permite ao cliente acessar o site e fazer o cadastro do seu evento totalmente 'self servisse' e automatizado, de modo que o cliente cria o evento diretamente no site da Wised. Ao adquirir o ingresso, o comprador recebe um QRCode, que deve ser apresentado no evento, sem necessidade de ingresso impresso.

Assim como o Luís, Gélio Júnior começou a empreender desde cedo. Com apenas 11 anos de idade, ele já trabalhava com o pai. Egresso do curso de Ciências da Computação da Unesc, hoje é sócio da Simples Dental – o maior software para consultórios odontológicos da América Latina. “Temos o equivalente a 13% do total do mercado brasileiro”, conta.

Veja um resumo da história do Gélio no vídeo:

O software Simples Dental já atende 27 mil usuários. A ferramenta é usada por dentistas, secretárias e administradores de clínicas no controle dos agendamentos, financeiro e documentação de seus pacientes. “Para o leigo compreender, eu costumo citar os seguintes exemplos: o agendamento de consultas fica mais fácil e, ainda, uma mensagem é enviada ao paciente duas horas antes do atendimento. Os demais consultórios costumam esperar a pessoa ir até eles”, ressalta. Outra característica, é administrar a agenda online de qualquer lugar, armazenar todas as informações da clínica com muito mais agilidade e organização. A empresa é formada ainda pelos sócios Lucas Carlessi, e Vitor, desenvolvedores de software; Marcos Cesar Canto, designer; e Ramon Silva Maciel, dentista. Três dos cinco sócios estudaram na Unesc e já tinham a ideia de criar uma empresa durante a graduação. "A Unesc teve um papel muito importante na história dessa empresa, pois ela foi um dos primeiros clientes do Simples Dental. A Unesc nos deu a confiança e o apoio que precisávamos para seguir com a empresa no início quando ninguém acreditava no nosso negócio.", relembra Gélio.

A empresa pretende fechar este ano com faturamento superior a dois milhões e um crescimento de mais de 70% mesmo em um ano de crise. Mesmo com esses números expressivos essa galera não para por aí e o foco agora é internacionalizar e se tornar uma empresa com atuação mundial.

O Software Simples Dental também é usado na clínica odontológica da Unesc, desde 2013. A universidade é uma das únicas do Brasil a incluir a informatização na rotina clínica já durante a graduação, reforçando a importância da união entre gestão e tecnologia para os futuros dentistas.

Para a reitora da universidade, Luciane Ceretta, é um orgulho ver egressos com tanto sucesso. “Não só a Unesc, mas, eu particularmente, estou muito feliz em ver esses nossos ex-alunos tão bem no mercado de trabalho, e o melhor: criando, inovando, sendo empreendedores. Isso é algo que sempre incentivamos dentro da nossa comunidade acadêmica. Eles estão fazendo a verdadeira diferença na sociedade”, se alegra a reitora.

Quem quiser conhecer o site do Luís Felipe e seus amigos pode acessar o www.wized.com.br. O trabalho do Gélio e seu associado você encontra no www.simplesdental.com.br

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de outubro de 2018 às 17:15
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente

Curso realiza encontro sobre ENADE

O Curso de Ciência da Computação realizou nesta segunda-feira (08/05/17) um encontro de sensibilização sobre o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O evento contou com a participação de todas as turmas do Curso, e como palestrante o Prof. Thiago Francisco - Coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da UNESC. Foram momentos de socialização dos componentes da Avaliação de Cursos e esclarecimento de dúvidas. Este evento faz parte de uma série de ações programadas pelo Curso para conscientização sobre a importância dos processos de Avaliação. O evento aconteceu no Auditório Ruy Hulse na UNESC e foi organizado pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Computação e Centro Acadêmico.

 

Por: Curso de Ciência da Computação 10 de maio de 2017 às 14:08
Compartilhar Comente