Ciência da Computação

Ciência da Computação na Unesc: presente e futuro promissores aos novos profissionais

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 18:24
Compartilhar Comente

Curso de Capacitação em Tecnologia da Informação - Extensão - Dev-Ti - Edital 42/2021 FAPESC

          

PROGRAMA DE APOIO A CURSO DE FORMAÇÃO DE DESENVOLVEDORES PARA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE SANTA CATARINA

PROGRAMA DEV-TI SC+TEC 

Este projeto de Extensão é uma parceria entre UNESC e UNIBAVE e tem o apoio do Governo do Estado através da FAPESC.

Sobre o Projeto 

Este programa tem o objetivo de capacitar novos profissionais na área de tecnologia da informação, disponibilizando recursos humanos qualificados às empresas de tecnologia do Estado, de forma a suprir a demanda existente por profissionais desenvolvedores de sistemas computacionais no Estado de Santa Catarina.
O projeto foi aprovado no Edital 42/2021 - Chamada Pública FAPESC - e recebeu um aporte financeiro de R$ 672.000,00. O Edital de inscrição foi publicado em 07 de Dezembro de 2021 e as inscrições encerraram dia 31 de Janeiro  de 2022. Foram recebidas ao todo 301 inscrições de jovens e adultos a partir dos 16 anos, cursando ou concluido o Ensino Médio. 
Este projeto conta com a seguinte equipe de professores:

  Coordenação Geral: Prof. Dr. Rogério Antônio Casagrande (roc@unesc.net)
  Coordenação e Articulação Regional: Prof. Dr. Oscar Rubem Klegues Montedo (okm@unesc.net)
  Coordenação Pedagógica UNESC: Prof. Doutorando Luciano Antunes (luc@unesc.net)
  Coordenação Pedagógica UNIBAVE: Prof. Me. Nacim Miguel Francisco Júnior (junior@unibave.net)
  Apoio Técnico UNIBAVE: Profa. Dra. Ana Paula Bazo (ana.bazo@unibave.net)

Além da coordenação do projeto, o curso conta ainda com os professores ministrantes: Prof. Valter Blauth Júnior, Prof. Marcel Campos Inocencio, Prof. Elvis Bloemer, Prof. Evandro Martignago e Prof. Max Pereira, docentes dos Cursos de Ciência da Computação da UNESC e Sistemas de Informação do UNIBAVE.

Sobre o Curso 

As capacitações serão desenvolvidas nos municípios da mesorregião Sul Catarinense: Orleans, Urussanga, Braço do Norte, Laguna, Criciúma, e Araranguá totalizando 210 vagas. Serão oferecidas turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno com pontos de presença nas Instituições sede (UNESC e UNIBAVE) e parceiras. Ao todo serão 600 horas de curso com duração de 1 ano, dividido em três módulos: 

Módulo I - 100 horas - Introdução básica ao universo da computação;
Módulo II - 200 horas - Desenvolvimento das competências iniciais para desenvolvedores
Módulo III - 300 horas - Desenvolvimento Web.  

As aulas serão híbridas (remotas com atividades presenciais) e ocorrerão com encontros semanais utilizando as plataformas de videoconferência Google Meet e/ou Microsoft Teams, totalizando 12 a 20 horas por semana. Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle para interação com os estudantes, como repositório de materiais, aulas gravadas e para realização das atividades e avaliações. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Início das Aulas:  07/02/2022 
Horário das Aulas:
turma matutino: 08:00 -11:00 horas
turma vespertino: 14:00 - 17:00 horas
turma noturno: 19:00 - 22:00 horas.

Contato UNESC: Professor Luciano - Coordenador do Curso de Ciência da Computação da UNESC - luc@unesc.net ou telefone (48 99614-4640)

Contato UNIBAVE: Professor Nacim - Coordenador do Curso de Sistemas de Informação do UNIBAVE - junior@unibave.net ou telefone (48 99968-9676) 

Instituições Parceiras - Pólos credenciados:

UNESC - Criciuma e Araranguá

UNIBAVE - Orleans

UDESC/UFSC - Laguna

ABADEUS e BAIRRO DA JUVENTUDE - Criciúma

Eeb Dom Joaquim - Braço do Norte

Eeb Barão do Rio Branco - Urussanga

Por: Prof. Rogério Antônio Casagrande 01 de fevereiro de 2022 às 17:07
Compartilhar Comente

Proximidade com o mercado de trabalho é foco de parceria entre Unesc e Narwal Sistemas

Proximidade com o mercado de trabalho é foco de parceria entre Unesc e Narwal Sistemas
Parceria vai ofertar mais de 30 vagas para acadêmicos (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Preparar profissionais para o mercado de trabalho. Este é um dos objetivos da parceria entre o curso de Ciência da Computação da Unesc e a Narwal Sistemas. A colaboração vai oferecer um curso para os acadêmicos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais. Aproximadamente 30 alunos terão contato com o dia a dia de trabalho de um profissional na área de desenvolvimento de softwares. Ao final do curso, um ou mais acadêmicos que alcançarem bom desempenho terão garantia de contratação pela Narwal.

A Unesc vai ofertar o espaço físico e equipamentos para que o curso possa ocorrer, enquanto as aulas serão ministradas pelos profissionais da Narwal. “Precisamos de iniciativas como esta para flexibilizar o mercado e as oportunidades para os acadêmicos, que vão conhecer um ambiente de trabalho profissional na área”, pontuou o coordenador-adjunto do curso de Ciência da Computação da Unesc, professor Luciano Antunes.

“Além de tudo, ainda existe a chance da contratação, o que é ainda mais benéfico para quem se dedicar a esta oportunidade de aprendizado”, acrescentou o docente. Futuramente, mais cursos semelhantes serão ofertados, garantindo com que todos os acadêmicos possam passar pela experiência.

Com foco em treinar profissionais

Encontrar bons profissionais é uma das dificuldades atuais do mercado. “Onde procurar? Quem contratar? São perguntas que nós fazemos diariamente, pois estamos crescendo e, por isso, precisando de profissionais qualificados”, comentou o diretor da Narwal Sistemas, Luíz Antonio Silva.

Pensando em resolver este dilema, ele procurou o curso de Ciência da Computação. “É por isso que procuramos a Unesc, que pode nos garantir profissionais qualificados e que busquem aprender e se inteirar do mercado de trabalho, bem como estão dispostos a participar do curso e até abertos a possíveis contratações ao final da experiência”, completou Silva.  

A primeira aula do curso vai ocorrer no dia 17 de agosto, na Unesc, entre 8h e 12h. Durante os 14 sábados seguintes, os acadêmicos vão assistir aulas sobre a linguagem de programação C#, focadas em acelerar o aprendizado que já vem da sala de aula, bem como facilitar o contato dos acadêmicos com a ferramenta e o mercado de trabalho. A duração total será de três meses, com término previsto para o dia 16 de novembro. As inscrições são exclusivas para os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais, sendo realizada pela coordenação dos cursos.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 22 de julho de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Egressos da Unesc são destaque na Startup Show

Egressos da Unesc são destaque na Startup Show
Mais imagens

A startup WiZED é uma das 27 finalistas da maior competição de Startups do Brasil

A semana inicia com grandes expectativas dos sócios da startup criciumense WiZED – Seu evento inteligente. A empresa criada por Luís Felipe Cardoso Fabris, Rodolfo Gaidzinski, Eduardo Mazzuco Cividini e Rodrigo Búrigo, foi selecionada para a um dos concursos mais importantes de startups do país, sendo a única de Santa Catarina das mais de 300 inscritas no programa. A WiZED classificou-se entre as 27 que estão na primeira fase da Startup Show e nesta semana terá seu case apresentado, no qual poderá ser votado pelo público a partir de quinta-feira, no site www.startupshow.com.br. Entre os critérios a serem avaliados estão a ideia, inovação, funcionamento, impacto social e equipe. 

Luís Felipe e Rodolfo são formados em Administração de Empresas pela Unesc. Eduardo é advogado, também formado pela Unesc e Rodrigo é graduado no curso de Ciência da Computação da Unesc. Juntos, desenvolveram um sistema para eliminar a fraude de ingressos e solucionar diversas dores de quem frequenta e de quem organiza eventos. A WiZED trabalha com um modelo de negócio único no Brasil e com poucos similares pelo mundo. O site de compra e venda de ingressos utiliza a tecnologia Blockchain (tecnologia trazida pelo Bitcoin em 2009) e por este motivo, a venda se torna 100% segura, sem risco de fraudes. A empresa permite ao cliente acessar o site e fazer o cadastro do seu evento totalmente ‘‘self service’’ e automatizado, de modo que o cliente cria o evento diretamente no site da WiZED. Ao adquirir o ingresso, o comprador recebe um QRCode que deve ser apresentado no evento, sem necessidade do ingresso impresso. Além deste método gerar benefícios sociais e ambientais, também traz a facilidade de pagamento com 22 criptomoedas do mercado (Bitcoin, Litecoin, Ethereum) juntamente com os meios tradicionais (cartão de crédito e débito).

Para a reitora da universidade, Luciane Ceretta, é um orgulho ver egressos com tanto sucesso. “Não só a Unesc, mas eu particularmente, estou muito feliz em ver esses nossos ex-alunos tão bem no mercado de trabalho, e o melhor: criando, inovando, sendo empreendedores. Isso é algo que sempre incentivamos dentro da nossa comunidade acadêmica. Eles estão fazendo a verdadeira diferença na sociedade”, se alegra a reitora.

''Foi uma conquista muito grande para nós termos sido selecionados, tendo em vista que estávamos ao lado de grandes projetos de todo o Brasil. Com certeza nos renderá bons frutos", acredita Luís Felipe Cardoso Fabris, um dos sócios e responsável pela área administrativa e comercial da WiZED. Até o final do concurso, que acontece em dezembro, a cada semana três empresas competem, onde uma é escolhida por votação do público no site https://startupshow.com.br e análise de jurados.

Para conhecer a solução de Luís Felipe e seus sócios, é só acessar: www.wized.com.br (eventos) e www.wized.info (explicativo). #empreendedorismo
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de setembro de 2018 às 23:39
Compartilhar Comente