Ciência da Computação

Alunos de Ciência da Computação ficam em 3º lugar no Startup Weekend

Com o aplicativo TripUS, Socialmedia que conecta viajantes com os mesmos destinos e interesses os acadêmicos: Luiz Alexandre da Luz e Rodrigo Porto Esmeraldino fizeram parte da equipe que garantiu o 3º lugar no Startup Weekend evento realizado na Plurall Coworking.

Por: Luciano Antunes 06 de outubro de 2017 às 10:50
Compartilhar Comente

Professores apresentam trabalho em Lisboa

Participação da Professora Pesquisadora Dra Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões e do Professor Pesquisador MSc Paulo João Martins no HCist'2013 - International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, evento internacional que apresenta renomados trabalhos mundiais desenvolvidos na área de Informática em Saúde.  A conferência foi realizada no período de 23 a 25 de outubro de 2013 na cidade de Lisboa (Portugal). Os professores apresentaram os trabalhos abaixo especificados.

Site do evento: http://hcist.eiswatch.org/

Trabalhos Apresentados
 
Título: DISTRIBUTED PROCESSING APPLIED TO THE CLUSTERING ALGORITHM ROBUST C-PROTOTYPES IN CHARACTERIZING OF A SMOKING POPULATION

Autores:
Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões, Paulo João Martins,  Rogério Antônio Casagrandre, Kristian Madeira, Merisandra Côrtes de Mattos, Gabriel Scheffer de Souza, Jeison Pandini, Maria Inês da Rosa, Felipe Dal-Pizzol, Ana Claudia Barbosa, Ramon Venson, Leandro Natal Coral, José Márcio Cassettari Junior, Gustavo Pasquali Moretti, Ademar Crotti Junior, Samuel Cesconetto, Sandra Aparecida Manenti, Luísa Medeiros, Luciane Bisognin Ceretta, Viviane Raupp de Araujo.

Apresentadora: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões

Título: UTILIZATION OF JPPF IN PARALLEL PROCESSING OF DATA MINING ALGORITHMS

Autores:
Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões, Paulo João Martins,  Rogério Antônio Casagrandre, Kristian Madeira, Merisandra Côrtes de Mattos, Gabriel Scheffer de Souza, Jeison Pandini, Maria Inês da Rosa, Felipe Dal-Pizzol, Ana Claudia Barbosa, Ramon Venson, Leandro Natal Coral, José Márcio Cassettari Junior, Gustavo Pasquali Moretti, Ademar Crotti Junior, Samuel Cesconetto, Sandra Aparecida Manenti, Luísa Medeiros, Luciane Bisognin Ceretta, Viviane Raupp de Araujo.

Apresentador: Paulo João Martins

Este trabalho descreve alguns resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto em andamento pelos Grupos de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação na Saúde, Redes de Comunicação, Inteligência Computacional Aplicada, Epidemiologia e Fisiopatologia realizado em parceria com diversas universidades do estado e financiado pela FINEP e FAPESC.

A Mineração de Dados  é entendida como o conjunto de métodos e processos utilizados para executar a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados, atualmente muito utilizada na saúde. Já o processamento paralelo e distribuído visa subdividir e distribuir as tarefas entre os nós (computadores) pertencentes a um cluster (uma rede por exemplo) para processamento paralelo, visando o compartilhamento de recursos e a diminuição do tempo de processamento do aplicativo.

Por: Ramon Venson 04 de novembro de 2013 às 17:35
Compartilhar Comente

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos

Conferência dos Egressos marca reencontro entre alunos e egressos
Organização Mais imagens

A última quinta-feira marcou o encontro de quatro egressos com curso de Ciência da Computação. A primeira Conferência dos Egressos aconteceu no auditório Ruy Hülse, na UNESC, com presença de egressos, alunos e professores.

Na abertura do evento, foram destacados os pontos que motivaram a realização do evento. Segundo Jeison Cleiton Pandini, um dos organizadores da CONFEG, os egressos do curso foram escolhidos para reforçar a identificação dos alunos com os palestrantes.

O primeiro palestrante da noite foi o professor Luciano Antunes. Conhecido pela maioria dos alunos, o professor contou com muito bom humor sobre suas experiências e dificuldades na graduação e as motivações que deram origem ao gosto pela docência.

“Pra ser docente, vocês têm que estar em continuo estudo, tem que ter bastante respeito, humildade, e sempre estar atento ao mercado, ao que acontece no nosso dia-a-dia.”

Em seguida, o tema empreendedorismo foi o tema principal de Gélio Júnior. O egresso, que se formou em 2011 pelo curso, apresentou os desafios de encarar seu próprio negócio. Junto de Gélio, o bacharel em Odontologia Ramon Maciel reforçou as características do bom empreendedor. Ramon é sócio de Gélio e Lucas Carlessi (também egresso do curso) na empresa Onsyx, reforçando a ideia apresentada de que é preciso agregar pessoas com variados conhecimentos na busca pelo sucesso do empreendimento.

“Nós precisávamos de um dentista, e nada mais válido que ter um dentista na nossa equipe. Mas só a opinião de um dentista não adianta muito. Nós construímos nosso sistema junto com público-alvo, com quem realmente vai utilizar nosso sistema”

A terceira apresentação da noite foi do egresso Leandro Bortolotto. O criador do Zerofila e fundador da ZF Software abordou as características comerciais e técnicas da aplicação. Leandro contou que a ideia de desenvolver o sistema surgiu junto ao seu atual sócio quando, após perder tempo na fila de um restaurante, atrasou-se para um compromisso importante. O empresário ainda fortificou a importância da multidisciplinaridade, principalmente para uma área técnica como a da Computação.

“Pra que a gente chegasse nessa solução, você precisa ser multidisciplinar. Não adianta você cursar Ciência da Computação e não dar atenção pra matéria A ou B. […] Porque um dia, pra você criar uma solução dessa, você precisa amarrar muita ponta.”

Um dos idealizadores da conferência, William Bertan da Silva fechou o encontro com desenvolvimento móvel e Android. William apresentou dicas para os alunos interessados em iniciar na plataforma Android, sem esquecer também das “pedras” encontradas no caminho para aprender a programar para celulares e tablets. Em um segundo momento, o programador da TWCom Sistemas apresentou a biblioteca ACRA para os mais avançados na área.

“Quando se está desenvolvendo pra mobile, não é o mesmo que um desktop com 4 gigas de RAM. A memória é muito limitada. […] Temos que cuidar muito e fazer o mais enxuto possível. Processador também é limitado. Não vá querer fazer um cálculo que no computador demora 5 minutos, pois no seu aplicativo demorará horas!”

Após as palestras, o público e os palestrantes foram convidados para um networking e um coffee-break, permitindo uma troca maior de informações e experiências entre os participantes.

Fotos e vídeos

As fotos do evento já podem ser encontradas no site da ConfEg. Os vídeos das palestras estarão disponíveis em breve e serão atualizados neste post assim que estiverem disponíveis.

Por: Ramon Venson 10 de outubro de 2013 às 16:45
Compartilhar Comente

I Conferência dos Egressos acontece no auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira

I Conferência dos Egressos acontece no auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira
Organização Mais imagens

Na próxima quinta-feira (03 de Outubro) todos os alunos e egressos do curso estão convidados à participarem da Conferência dos Egressos (CONFEG). O evento, que ocorre pela primeira vez no curso, tem como objetivo reunir palestras ministradas por ex-alunos e motivar a identificação dos atuais estudantes com as áreas das carreiras seguidas pelos mesmos.

A ideia do evento partiu de um grupo de alunos e ex-alunos que, com apoio do renovado Centro Acadêmico Charles Babbage e da Coordenação do Curso de Ciência da Computação, organizaram a noite de palestras.

Conhecido dos atuais alunos, um dos egressos convidados é o Prof. Luciano Antunes. O professor do curso vai contar sua trajetória e experiência com a docência na área da computação.

Co-idealizador da conferência e egresso do curso, William Bertan deve incentivar novos desenvolvedores Android esclarecendo os desafios de iniciar a programação na plataforma, além de abordar a biblioteca ACRA para os mais avançados na área.

Ainda falando de Android e plataformas móveis, Leandro Bortolloto foi convidado a falar sobre o desenvolvimento do Zerofila, aplicação móvel para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais. Leandro deve conectar os pontos entre a tecnologia e o empreendedorismo na palestra.

Sem sair do tema Empreendedorismo, Gélio Júnior finaliza o quadro de palestrantes com os desafios do empreendedorismo no mundo nerd, apresentando também as dicas para os futuros empreendedores.

O evento é totalmente gratuito e acontece no dia 03 de outubro, a partir das 19hs no Auditório Ruy Hülse (anexo ao Bloco S). Durante o início da sessão haverá uma lista de presença para os acadêmicos, sendo pré-requisito para computar as horas do evento em seus bancos de Atividades Complementares.

Segue um mini-currículo dos palestrantes:

WILLIAM BERTAN DA SILVA (2012)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2012 com o TCC "Interfaceamento entre dispositivos móveis e jogos eletrônicos de computadores utilizando o acelerômetro baseado no sistema operacional Android". Trabalha a quase um ano com desenvolvimento móvel voltado para a plataforma Android na TWCOM Sistemas. Irá abordar temas do básico ao avançado: como ingressar no desenvolvimento Android e sobre a biblioteca ACRA para Android.

LUCIANO ANTUNES (2002)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2002 com o TCC "Sistema Especialista para apoio ao diagnóstico de doenças exantemáticas maculopapulosas com erupção obrigatória", o professor Luciano Antunes é especialista em em Didática do Ensino Superior e é Mestre em Ciência de Engenharia de Materiais pela nossa universidade. Atua com Informática Educacional desde 2002 e é professor universitário desde 2003. Irá comentar sobre sua experiência profissional sobre Docência na Computação.

LEANDRO SEHNEM BORTOLOTTO (2007)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC no ano de 2007 com o TCC "O Método de Redes Neurais pelo Algoritmo de Kohonen para Clusterização na Shell Orion Data Mining Engine", Leandro iniciou sua carreira dando aulas de informática básica. Durante o curso, atuou no Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada da UNESC. Após finalizar o curso, mudou-se para Florianópolis onde trabalhou como Programador (AGM Telecom) e Analista de Sistemas e Gerente de Produtos (Tibox). Recentemente, fundou a ZF Software, empresa com foco em Web e Mobile e desenvolvedora do Zero Fila, tema da palestra do nosso convidado.

GÉLIO JÚNIOR (2011)

Bacharel em Ciência da Computação pela UNESC em 2011 com o TCC "Protótipo de visualização de imagens de câmeras de vigilância por meio do subsistema Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital". Fundador da Onsyx Sistemas, tem experiência com desenvolvimento de sistemas web e servidores Linux. Irá abordar os desafios e oportunidades pertinentes ao empreendedorismo no mundo da tecnologia.

Por: Ramon Venson 30 de setembro de 2013 às 16:02
Compartilhar Comente (2)

Assista ao vivo ao Congresso Sul Brasileiro de Computação

Está sendo realizado (de 29 de setembro a 1º de outubro) no campus da Unesc o V Congresso Sul Brasileiro de Computação - Sulcomp. Voltado a profissionais e acadêmicos da área, o Sulcomp 2010 conta com várias atividades, dentre as quais destacam-se: palestras, sessão oral, sessão pôster e IV Workshop de Trabalhos Acadêmicos.
As atividades são realizadas no auditório Ruy Hülse, no campus universitário. Quem não puder comparecer, pode acompanhar em tempo real o evento que a cada ano ganha destaque no Estado: http://twitcam.com/27up8

29 de setembro de 2010 às 15:41
Compartilhar Comente