Ciência da Computação

Projeto “Inclusão digital na Apae” é apresentado no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Projeto “Inclusão digital na Apae” é apresentado no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Professor Luciano Antunes falou sobre o projeto desenvolvido em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Inclusão Digital na Apae de Criciúma: Uso de Jogos do Microsoft Kinect sobre o Desempenho Motor e Funcional de Estudantes da Apae de Criciúma” foi apresentado no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que encerrou sábado (30/6) em Natal, no Rio Grande do Norte.

O coordenador do projeto, Luciano Antunes, falou sobre a iniciativa que ocorre desde 2014 na Apae de Criciúma e atende aproximadamente 190 alunos. “O projeto usa a informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de julho de 2018 às 17:50
Compartilhar Comente

Quando a tecnologia é usada para transformar mundos

Quando a tecnologia é usada para transformar mundos
Projeto “Inclusão Digital na APAE” é desenvolvido há quatro anos pela Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Talita Eufrázio Merêncio, 20 anos, adora tecnologia. Tem Whatsapp, já se aventurou pelo Facebook, adora ouvir música no Youtube – é fã de Luan Santana – e faz bonito no Xbox com Kinect. Ah, e ela também gosta de aprender novas palavras durante as aulas no Laboratório de Informática, com orientação de estudantes e professores da Unesc. Talita tem Síndrome de Down e é um dos 214 alunos dos sete aos 62 anos que participam das atividades do projeto de extensão “Inclusão Digital na APAE”, desenvolvido desde 2014 pela Universidade. “Gosto de usar o computador e escrever as letras. Mas o que gosto mais são os jogos de dança”, conta Talita, se referindo ao Kinect, instalado recentemente no vídeo game da instituição.

Durante três manhãs e três tardes na semana, o estudante da segunda fase de Ciência da Computação Luiz Henrique Naspolini e a acadêmica da sétima fase do mesmo curso Daiara Paes da Rosa vão até a APAE de Criciúma para colaborar com a inclusão de alunos como Talita no mundo digital. Eles são bolsistas do projeto.

“Estou há apenas três meses no projeto e já percebo o quanto ele é importante para eles e para nós. Cada encontro é um aprendizado profissional e pessoal para a gente”, comenta Naspolini. Já Daiara, participou durante um ano das atividades, saiu do projeto e decidiu voltar. “Fiquei um período afastada do projeto e senti falta. É muito gratificante ver cada avanço deles. É uma lição de vida e um importante aprendizado profissional, pois temos que preparar atividades pensadas para atender às necessidades de cada um”, observa.

Daiara e Naspolini auxiliam nas aulas do Laboratório de Informática do qual Guilherme Schramm Aragoniz é responsável. O aluno da nona fase de Engenharia de Produção da Unesc e graduado em Licenciatura em Informática é funcionário da APAE de Criciúma há quatro anos. Ele conta que o projeto de extensão da Unesc agregou ao aprendizado dos alunos e trouxe atividades diferentes para o cotidiano da instituição.

Segundo o coordenador do “Inclusão Digital na APAE”, Luciano Antunes, a ideia do projeto surgiu do questionamento sobre como o curso de Ciência da Computação da Universidade poderia contribuir com o trabalho da APAE – hoje a instituição recebe também atividades desenvolvidas pelos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia e do Museu da Infância. “O objetivo foi realizar atividades que pudessem colaborar com o desenvolvimento da coordenação motora, fazer trabalhos com alfabetização e estímulos visuais. E o desafio é observar as diferenças e pensar em aulas que trabalhem com elas de maneira que cada aluno possa ser atendido”, comenta Antunes.

Resultados atestados pela instituição

Há 20 anos ajudando no processo de aprendizagem na APAE, Maria Rodrigues conta que viu mudanças positivas nos alunos da instituição após a chegada do projeto de extensão da Unesc. “Eles têm sonhos de praticar algo diferente e o projeto está trazendo para muitos deles essa possibilidade”.

Já a diretora da APAE de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva Alexandre, chama a atenção para a ajuda do projeto no processo de desenvolvimento dos alunos da instituição. “A Unesc está sempre presente aqui e essa parceria com o projeto de informática ajudou muito a enriquecer o nosso trabalho. Além da interação com os alunos, ela ajudou a desenvolver habilidades motoras e cognitivas neles”, afirma. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2017 às 14:18
Compartilhar Comente

Comunidade ganha três novos programas de extensão

Comunidade ganha três novos programas de extensão
UNA CET lançou a novidade nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A UNACET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc lançou na tarde desta quarta-feira (5/4) seus primeiros programas comunitários. Juntos, o Pehis (Programa de Extensão Habitat+Humano, Inclusivo e Sustentável), o Incluir (Programa de Extensão de Inclusão Tecnológica para Cidadania e Promoção da Qualidade de Vida) e o InovAção (Programa de Extensão Inovação para Sustentabilidade) vão reunir 12 projetos desenvolvidos por alunos e professores dos cursos vinculados a Unidade Acadêmica em Bairros de Criciúma e região.

A coordenadora de Extensão da UNACET, Miquele Lazarin, comenta que o lançamento dos programas é o resultado de um trabalho iniciado há alguns anos pela Unidade Acadêmica. “Todo mundo sonhou junto”, afirma. Segundo ela, todos os cursos participaram deste projeto. “Os programas foram criados a partir das necessidades apresentadas pelos próprios cursos. Eles vêm reforçar a importância da curricularização da extensão”.

Para o diretor da UNACET, Evanio Nicoleit, os programas vão fortalecer a extensão nos cursos da Unidade Acadêmica, ao mesmo tempo em que abrem novas possibilidades de aprendizado para os acadêmicos. “Este não é um projeto acabado. É uma construção que vai acolher outras que virão”, afirma.

Os professores Miguel Angel Pousadela, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia e Mario Ricardo Guadagnin aprensentaram os programas para professores e alunos durante o evento que teve a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; da diretora da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e da coordenadora de Ensino da UNACET, Martha Hoffmann.

Programas de extensão da UNACET

Pehis
(Programa de Extensão Habitat+Humano, Inclusivo e Sustentável) – coordenador: Miguel Angel Pousadela.
Temáticas: meio ambiente; ambiente e cidadania, habitação social, direitos humanos e cidadania e tecnologia e produção.
Projetos: “Laboratório de sistemas construtivos: um modelo físico-educacional”; “Escritório modelo interdisciplinar de assistência técnica da UNA CET”; “Escola Caetano Ronchi: Projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende – Criciúma/SC” e “Coleta Seletiva Solidária: Fórum da cadeia produtiva de resíduos sólidos com participação da gestão pública municipal, terceiro setor e cadeia de reciclagem na inclusão social de catadores”.

Incluir
(Programa de Extensão de Inclusão Tecnológica para Cidadania e Promoção da Qualidade de Vida) – coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa
Temática: tecnologia e produção.
Projetos: “Inclusão digital e os processos pedagógicos: A produção e integração de mídias digitais no ensino da comunidade escolar da escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Hercílio Amante no município de Criciúma/SC”; “Informática para a melhor idade”; “Inclusão digital para adolescentes das escolas públicas”; “Inclusão digital na APAE: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”; “SOS Biodiversidade: Uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”.

InovAção (Programa de Extensão Inovação para Sustentabilidade) – coordenador: Mario Ricardo Guadagnin
Temáticas: meio ambiente; trabalho; tecnologia e produção.
Projetos: “Coleta Seletiva Solidária: Fórum da cadeia produtiva de resíduos sólidos com participação da gestão pública municipal, terceiro setor e cadeia de reciclagem na inclusão social de catadores”; “Educação ambiental com enfoque na preservação de Reserva Biológica Estadual do Aguaí”; “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente Abadeus: Proposta de fortalecimento e ampliação para comunidade de entorno do Bairro Cristo Redentor em Criciúma/SC”; “Reconstruindo a cidadania”; “SOS Biodiversidade: Uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de abril de 2017 às 22:03
Compartilhar Comente

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma
Ações são desenvolvidas por acadêmicos e professores da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Auxiliar no monitoramento da biodiversidade local, contribuir para o conhecimento da diversidade e promover a educação ambiental são alguns dos objetivos do projeto de extensãoSOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da Unesc. As atividades são realizadas em Criciúma desde o início de 2016, e por dois anos, vão chamar a atenção para a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade.

Segundo a coordenadora do SOS Biodiversidade, a professora Mainara Figueiredo Cascaes, o projeto pode colaborar na qualidade dos envolvidos, apresentando a importância da conservação da biodiversidade, fundamental para um desenvolvimento adequado e sustentável. “As formações vegetais como as florestas, os campos naturais e as matas de galeria desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta. São alguns dos benefícios da intensa atividade biológica que ocorre nesses locais”, afirma Mainara.

Além disso, a coordenadora do SOS Biodiversidade chama a atenção para a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e população que o projeto permite. “A iniciativa possibilita o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas cotidianas, levando os alunos a praticar atividades extracurriculares, assim podendo integrar conhecimento de áreas distintas fortalecendo assim a interdisciplinaridade”, comenta.

Sensibilização de estudantes

Dentre as atividades do projeto de extensão, são desenvolvidas as de educação ambiental com alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, com o objetivo de sensibilizar os estudantes em relação as ameaças de extinção que as espécies brasileiras estão submetidas.

Entre agosto e setembro, bolsistas e professores do SOS Biodiversidade desenvolveram pesquisa e produção de um documentário que demonstra a importância da preservação e do conhecimento sobre cada animal para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. “Para isso, os alunos utilizaram diversos espaços da Universidade, como Museu de Zoologia, o Horto Florestal e as salas de aula”, comenta Mainara.

Vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), o SOS Biodiversidade também tem a participação dos professores Evânio Nicoleit e Gustavo Bisognin, além dos acadêmicos bolsistas Bruno Gonçalves Bortolatto (Ciência da Computação) e Carina Girelli (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de outubro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Biblioteca da Unesc

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Biblioteca da Unesc
Biblioteca da Universidade é primeira do Brasil a oferecer o ViaVoz (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A funcionária da Unesc, Elisabete Gonçalves, já consegue se locomover com mais autonomia pela Biblioteca Professor Eurico Back. Deficiente visual, Elisabete participou dos testes do guia auditivo ViaVoz e aprovou os resultados. “O aplicativo é muito bom. Ah se outros lugares também tivessem!”, comentou, durante o lançamento oficial do sistema na Universidade, na tarde desta sexta-feira (11/9). Com isso, a Biblioteca da Unesc passou a ser a primeira do Brasil a possuir esta tecnologia de acessibilidade.

O aplicativo surgiu do TCC do egresso do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luiz Ricardo Fiera. Segundo ele, a ideia do guia auditivo para smartphones e tablets é dar mais autonomia para pessoas com cegueira e baixa visão, para que possam se locomover em ambientes sem precisar da ajuda de outra pessoa. “O aplicativo faz uma interação entre o ambiente e o usuário. Ele foi desenvolvido a partir de entrevistas com deficientes visuais, que relataram as maiores dificuldades de acessibilidade”, contou.

Com um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração e elevadores. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local. Para que o ViaVoz possa funcionar, o ambiente deve estar mapeado. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site www.guiaviavoz.com.br.

Para o professor da Unesc e representante da AG-3 Tecnologia, empresa que desenvolveu o aplicativo, Gustavo Bisognin, o Via Voz é uma oportunidade de apresentar um pouco do que é produzido na Universidade. “Mostramos para o Brasil que a gente é capaz de inovar e com qualidade”, afirmou.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just, comentou que o ViaVoz irá se juntar a outros recursos de tecnologia já oferecidos pelo local para pessoas com deficiência visual, como leitores de tela em computador de pesquisa ao acervo. “A Biblioteca é um espaço de todos e a intenção é facilitar cada vez mais o acesso a ela”.

O reitor Gildo Volpato considerou a assinatura do convênio entre a Unesc e o ViaVoz um momento histórico pela relevância social do projeto. “Cada vez mais a Universidade busca ampliar as ações de inclusão e esse lançamento marca um importante passo. Temos 18 acadêmicos e dois alunos do Colégio Unesc que possuem cegueira ou baixa visão e que a partir de agora, poderão usufruir com mais autonomia da nossa Biblioteca, sem contar as pessoas com deficiência visual de toda a região”, afirmou Volpato.

O lançamento do sistema teve ainda a participação das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickimann; do gerente de Operações do ViaVoz, Luís Filipe Rezende, que representou o diretor do projeto, Rodrigo Caporal, e do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2015 às 19:25
Compartilhar Comente