Ciência da Computação

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado

Premiados no Inova Criciúma, acadêmicos da Unesc iniciam implantação de chatbot humanizado
Mais imagens

Uma ideia inovadora e uma excelente participação na Startup Weekend Criciúma foram o ponto de partida para um grupo de alunos da Unesc no desenvolvimento de um projeto de inteligência artificial, contemplado com R$ 25 mil no edital do Fundo Municipal de Inovação de Criciúma. Classificados entre as dez ideias selecionadas no Programa Inova Criciúma, o grupo agora trabalha no desenvolvimento do chatbot humanizado "RoBot". O grupo formado pelos estudantes de Ciências da Computação, Jeanluca Fernandes Pereira, Iury Dia Piva e Murilo Leffa, mais a acadêmica de ciência contábeis, Jessica Tavares, também apresentou a proposta na Feira da Inovação, da X Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, onde mais uma vez foi destaque.

Agora, com os recursos do Inova Criciúma, a futura startup trabalha para cumprir os prazos determinados pelo edital e colocar a ideia em prática. “Segundo o site Reclame Aqui, o mau atendimento no SAC corresponde ao segundo maior motivo de reclamação dos clientes das empresas de software. Pesquisamos 90% das empresas de software e ERP de Criciúma e todas elas relataram problema de superlotação no atendimento do suporte, onde a maioria destes atendimentos são dúvidas que qualquer um poderia resolver, mas a empresa precisa colocar um funcionário para dar atenção a esses chamados, gerando fila nos atendimentos, aumento de custos e impaciência por parte dos clientes”, conta um dos integrantes do grupo, Iury Piva. A partir dessa realidade, o grupo decidiu trabalhar na criação e um chatbot de inteligência emocional, onde o cliente poderá trocar mensagens com a empresa e te suas dúvidas resolvidas por esta IA. A ideia já é adotada por muitas empresas pelo mundo e já vinha sendo trabalhada também em nível de Trabalho de Conclusão de Curso de um dos integrantes do grupo. Segundo Jeanluca Fernandes Pereira ele era um deste clientes que tinha aversão a ficar na fila de atendimento. Então em seu TCC propôs uma ideia de atendimento via ChatBot para a própria central de atendimento da universidade.

Entre os diferenciais da RoBot está a humanização e personalidade individual para cada empresa, bem como um relatório com os problemas mais frequentemente recebidos pelo sistema. Na equipe o grupo conta com um desenvolvedor especialista em IA para chatbots, um desenvolvedor especialista em integração com os serviços de mensagens e arquitetura de servidores, um profissional da área de atendimento ao cliente, um designer especialista em experiência do usuário e uma contadora, responsável pela área de negócios.

Os próximos passos do projeto incluem a validação do plano de negócio e o público alvo da ferramenta e a escolha da incubadora, que fará a capacitação e orientação ao longo do projeto. “O edital viabilizou algo que ninguém pensou e que teríamos muitas dificuldades em levantar esse valor. Tivemos um grande impulso com essa verba”, salienta Jeanluca.

Os recursos do edital serão liberados em três parcelas, onde o grupo precisa atender aos requisitos. Em três meses deve ser feita a primeira entrega, com plano de negócios, a segunda, onde será criado o produto, e a terceira, já com a empresa pronta para adentrar ao mercado de forma autossustentável.

Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, o projeto comprova a conexão com o curso. “As novas metodologias de ensino trazem a ideia a inovação curricular onde os alunos devem experimentar a prática do mercado de trabalho antes da conclusão de seu curso. As ações como Startup Weekend e Feira da Inovação incentivam a trabalhar em sala de aula as práticas para desenvolvimento de projetos. As parcerias da universidade com os eventos externos e internos são fundamentais”, salienta.

Além deste, vários projetos de acadêmicos da Unesc foram apresentados. “Mas esta equipe, como está em fases mais avançadas teve a maturidade para seguir em frente.  Acreditamos que em breve novos projetos dos nossos acadêmicos terão destaque. Essa premiação incentiva a mim e aos professores a continuar o trabalho com dedicação para que novas práticas no curso desperte e encorajem os alunos a participarem cada vez mais”, conclui.

Para o gerente de inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit, a proposta representa uma inovação que soluciona um problema de atendimento e é um negócio escalável que pode atender a diversas plataformas online de produtos e serviços. De acordo com o professor Evanio o projeto vinha sendo aprimorado tecnicamente e apresentado à comunidade por meio de espaços tais como Startup Weekend, Feira da Inovação da Unesc e Programa Inova. “Com a aprovação no edital, o grupo vai receber apoio financeiro e técnico para desenvolver a ideia ainda mais, se consolidar como um negócio inovador para a geração de riquezas, emprego e renda no município e fortalecer o ecossistema de Inovação de Criciúma e região como mais uma startup bem sucedida”, analisa.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOm Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 20 de novembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Professor apresenta artigo em Simpósio Brasileiro

O Prof. Rogério Antônio Casagrande do Curso de Ciência da Computação da UNESC apresentou o artigo "Análise Experimental da Interferência de Comunicação de redes IEEE 802.11n sobre redes IEEE 802.15.4" no XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais ocorrido em Santarém-PA nos dias 30 de Agosto a  02 de Setembro. Este trabalho faz parte de seu projeto de Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC, com apoio da UNACET.  

 

Por: Curso de Ciência da Computação 05 de setembro de 2016 às 14:39
Compartilhar Comente

Projeto Interdisciplinar em Computação

Tradicionalmente os alunos da quarta fase do curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense tem realizado projetos interdisciplinares contemplando diversas disciplinas. Neste primeiro semestre de 2016 foi realizado um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Estruturas de Dados II, Análise de Algoritmos e Cálculo Numérico. O objetivo foi o de realizar a implementação de métodos matemáticos para a resolução numérica de equações algébricas e transcendentais. Os métodos eleitos foram o da bissecção e falsa posição, que são métodos iterativos, em que o usuário pode acompanhar a resolução da equação passo a passo conforme as implementações realizadas. Os projeto contaram com os professores Gilberto Vieira da Silva (Estruturas de Dados), Paulo João Martins (Análise de Algoritmo) e Kristian Madeira (Cálculo Numérico). Os projetos interdisciplinares levam os alunos a compreenderem a integração do conhecimento entre diversas disciplinas para que possam resolver determinado problema. Este é um ponto de destaque do curso de Ciência da Computação da UNESC, afirma o professor orientador Dr. Kristian Madeira.


 

Por: Prof. Kristian Madeira 15 de julho de 2016 às 14:24
Compartilhar Comente

Abertas as submissões para o VIII SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação

Já estão abertas as submissões de trabalhos acadêmicos para o VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação.

O VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação (SULCOMP 2016) é um evento promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma-SC, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da FAPESC. O evento tem como objetivos promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades, buscando a disseminação do conhecimento e experiências relacionadas as diversas áreas computacionais, além de permitir a integração da comunidade sul catarinense de pesquisadores, profissionais, alunos e empresas que atuam na área.
O SULCOMP é realizado bianualmente e conta com várias atividades como Palestras, Sessão Oral, Sessão Pôster, Minicursos e VII Workshop de Trabalhos Acadêmicos.

Mais informações pelo site: http://www.unesc.net/sulcomp

 

Por: Rogério Antônio Casagrande 29 de junho de 2016 às 16:47
Compartilhar Comente

Egresso do curso de Ciência da Computação realiza pesquisa na Irlanda

Egresso do curso de Ciência da Computação realiza pesquisa na Irlanda
Mais imagens

O egresso do curso de Ciência da Computação Marlon de Oliveira têm sido destaque na comunidade científica recentemente, ao iniciar seu doutorado pleno em Ciência da Computação na Dublin City University - DCU (Irlanda), viabilizado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.

Marlon é orientado pelo Professor Alistair Sutherland, e, em sua pesquisa, busca desenvolver um aplicativo para reconhecimento de gestos em que o usuário possa controlar um dispositivo com os sinais de sua mão, em particular, aprofundar os estudos com aplicação em dispositivos móveis.

O Grupo 3DVG

O Grupo 3DVG, no qual Marlon realiza sua pesquisa de doutorado, possui publicações de alto impacto internacional, e foi criado em 1998 pelo professor Dr. Alistair Sutherland na Escola de Computação da Dublin City University (DCU). O Grupo 3DVG busca pesquisar e desenvolver novos métodos e técnicas na área de Processamento de Imagens e Visão Computacional, tais como:

• Acompanhamento de mãos e compreensão de movimentos.

• Acompanhamento do corpo humano.

• Reconhecimento do modelo 3D e recuperação.

• Reconhecimento da atividade humana.

• Entendimento da linguagem de sinais.

• Reconhecimento de Gestos Visuais.

• Reconhecimento facial e de objetos.

• Veículos Autônomos.

A Pesquisa no Curso de Ciência da Computação da UNESC

Durante a graduação em Ciência da Computação na UNESC, Marlon desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Autômatos Finitos com Saída: Um Ambiente de Criação e Manipulação das Máquinas de Moore e Mealy no AFLAB”, orientado pela Profa MSc Christine Vieira.

O Trabalho de Conclusão de Curso também representa no curso de Ciência da Computação da UNESC o ponto de partida para uma relevante carreira acadêmica e de pesquisador como a aqui apresentada por nosso egresso.

Notícia: Priscyla Targino de Azevedo Simões

Por: Ramon Venson 18 de setembro de 2014 às 18:48
Compartilhar Comente