Ciência da Computação

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade
Estrutura física da Instituição foi um dos pontos analisados (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc recebeu mais uma excelente notícia relacionada às atividades de ensino. Na última semana, o MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União a renovação do reconhecimento de 21 cursos da Universidade. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas e é um ato obrigatório e previsto na Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Neste processo, a Instituição recebe avaliadores do MEC que verificam pontos como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a estrutura física.

Os cursos da Universidade que tiveram a renovação do reconhecimento pelo MEC foram: Administração, Artes Visuais (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Gestão Comercial (presencial), Gestão em Processos Gerenciais, História, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Tecnologia em Design de Moda.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a renovação do reconhecimento dos cursos é resultado dos esforços feitos por toda a comunidade acadêmica em favor da Universidade. “Mais uma vez a Unesc passa pela avaliação do MEC e mostra que é uma Instituição com qualidade no ensino e na formação dos futuros profissionais. Esse aval do Ministério da Educação dá ainda mais segurança aos nossos estudantes e para a comunidade que a Unesc está inserida”, comenta Volpato.

Reconhecimento legitima qualidade

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que o reconhecimento é importante porque legitima a qualidade do curso a partir dos critérios estabelecidos pelo MEC para cursos de graduação. “É neste momento em que se identifica o sucesso ou insucesso do curso em sua trajetória inicial (no ato da formação da primeira turma), com base em elementos estabelecidos nos instrumentos de avaliação e em padrões decisórios firmados pelos órgãos reguladores, mais especificamente a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior)”, explica.

O reconhecimento é feito a partir da solicitação da própria instituição e à medida que um curso cumpre um determinado percentual de sua matriz curricular, ele deve solicitar este processo. “Grande parte das avaliações que recebemos em 2016 se referem ao processo de renovação de reconhecimento que, em nosso caso, foi motivado pela migração para o Sistema Federal, a partir da adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) em 2012. Os princípios de qualidade são os mesmos e os padrões decisórios semelhantes, mas há fundamentos que, em nosso caso, são distintos”, comenta o coordenador do SEAI.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 13:59
Compartilhar Comente

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Tecnologia: alunos, egresso e professor criam aplicativos para smartphone

Tecnologia: alunos, egresso e professor criam aplicativos para smartphone
Miríade e Nextbus são gratuitos e estão disponíveis para Android (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade é um centro de conhecimento onde diferentes áreas se encontram e dialogam. E destes encontros podem surgir várias ideias para inovação e otimização de algo já existente. Foi o que ocorreu com dois alunos, um egresso e um professor da Unesc, que em duplas criaram aplicativos para smartphones. Lançados em 2016, o Miríade (para localizar pessoas que estejam próximas) e o Nextbus – Criciúma (que permite acessar informações importantes sobre o funcionamento do transporte coletivo em Criciúma) são gratuitos e já estão disponíveis nas lojas virtuais de aplicativos.

Quem utiliza o transporte coletivo, às vezes, fica em dúvida com itinerário, tarifa e horário. E para ajudar os usuários a terem informações corretas sem precisar ir até o terminal mais próximo, o professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção da Unesc, Matheus Leandro Ferreira e o egresso do curso de Direito da Universidade, Pabington Gaspar dos Santos, desenvolveram o Nextbus – Criciúma.

O professor da Unesc explica que no aplicativo, voltado para smartphones do sistema Android, a pessoa encontra o horário atualizado das 63 linhas de ônibus de Criciúma. “Ela pode criar um lembrete para que o celular avise quando está próximo do seu próximo horário. O usuário pode favoritar as linhas que mais faz uso, tornando o acesso aos horários mais rápido. O App tem a informação detalhada e em sequência do itinerário. Informa ainda o tarifário e traz informações como funciona o sistema de cartões e como fazer para adquirí-los”, explica Ferreira, responsável pela programação do aplicativo.

Santos, que antes de fazer o curso superior em Direito, fez o Técnico em Informática, e fez parte do layout do aplicativo, comenta que a preocupação era fazer um App que pudesse ser utilizado por pessoas de todas as idades e com todos os tipos de aparelhos smartphone. “Queríamos que fosse algo realmente útil e fácil de ser usado e estamos contentes com os resultados. Em 20 dias, o Nextbus-Criciúma teve mais de mil downloads”, conta.

A intenção do professor e do advogado é disponibilizar também, em um futuro próximo, o App para iPhone. “Iniciamos pelo Android porque hoje, 90% dos smartphones utilizam esse sistema.

Encontre amigos

Há cerca de um ano e meio, os amigos Luis Cláudio Amboni, da sétima fase de Engenharia de Produção na Unesc e Guilherme Neuremberg Trevisol, da nona fase de Ciências Contábeis, tiveram a ideia de um aplicativo pelo qual o usuário pudesse saber quem está próximo dele. Pesquisaram, conversaram com professores da área de tecnologia da Universidade e em agosto de 2015 encontraram uma empresa para que a ideia saísse do papel.

Em fevereiro de 2016, o Miríade passou a ser disponibilizado para smartphones com sistema operacional Android. Amboni explica que aplicativo permite ao usuário colocar foto, endereço de suas redes sociais e o número de telefone e que os dados ficam visíveis apenas para quem for amigo no Miríade – a pessoa decide se quer ser amigo ou não e se aceitar a solicitação de amizade, o outro poderá ver os endereços de suas redes e assim interagir por elas.

“A ideia é permitir que amigos se encontrem e até pessoas que não se conhecem interajam. Eu posso estar em um café e ao meu lado estar um grande escritor que eu não conheço pessoalmente e sabendo que ele está ali, posso me apresentar e conversar com ele”, exemplifica Amboni. “Investimentos em uma ideia e estamos buscando sugestões dos usuários, para que ele fique cada vez melhor”, complementa. A intenção de Amboni e Trevisol é de que no futuro, o Miríade ele possa ser baixado também por usuários de smartphones do sistema IOS.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de março de 2016 às 21:07
Compartilhar Comente

Palestra apresenta sistemas de empresa a alunos

Os sistemas de Controle de qualidade, Gestão da informação e CRM, da Empresa Totvs Informática, será apresentado nesta quinta-feira (18/10) a alunos da Unesc. A empresa foi convidada a uma apresentação aos estudantes de Tecnologia em Gestão Comercial, de Tecnologia em Processos Gerenciais e de Ciência da Computação. A palestra será no Miniauditório do Bloco P (Sala 19), às 19 horas.

O evento é uma iniciativa das professoras Elenice Juliani Engel e Cristiane Martinello, com o objetivo de aproximar os acadêmicos da realidade empresarial e também aprofundar conhecimentos relacionados as suas disciplinas.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 16 de outubro de 2012 às 09:29
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)