Ciência da Computação

Unesc tem alunos convocados para os Jogos Universitários Brasileiros

Unesc tem alunos convocados para os Jogos Universitários Brasileiros
Atletas chamados participaram dos Jogos Universitários Catarinenses (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc teve mais um resultado positivo em competições esportivas. Nos 61º JUCs (Jogos Universitários Catarinenses), que ocorreram de segunda-feira a sábado (24 a 29 de julho) em Chapecó, e reuniram atletas de 18 Instituições de Ensino Superior, os estudantes da Unesc ocuparam o primeiro e o segundo lugar no pódio seis vezes. E o bom desempenho dos representantes da Universidade rendeu a convocação de quatro atletas para os JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), que ocorrem de 18 a 29 de outubro em Goiânia, Goiás.

Nos JUBs, a Unesc será representada pelos atletas Edlyn Mendes (curso de Bacharelado em Educação Física), primeiro lugar no tênis masculino dos JUCs; Daniela Marcelino (aluna de Fisioterapia), segundo lugar no tênis de mesa feminino dos JUCs; Kathiê Goulart Librelato (Bacharelado em Educação Física), ouro no xadrez feminino dos JUCs e Giovane Santiago Leacina (estudante de Ciência da Computação), prata no xadrez masculino. Os atletas do xadrez participaram da competição acompanhados do técnico Claudionor Pirola.

A Unesc ainda subiu ao pódio com Tiago Rosa de Melo (curso de Engenharia Mecânica), segundo lugar no xadrez masculino e com a equipe de handebol masculino, prata na competição. O time de handebol feminino ficou em quarto lugar na classificação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2017 às 17:03
Compartilhar Comente

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade

MEC renova reconhecimento de cursos da Universidade
Estrutura física da Instituição foi um dos pontos analisados (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc recebeu mais uma excelente notícia relacionada às atividades de ensino. Na última semana, o MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União a renovação do reconhecimento de 21 cursos da Universidade. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas e é um ato obrigatório e previsto na Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Neste processo, a Instituição recebe avaliadores do MEC que verificam pontos como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a estrutura física.

Os cursos da Universidade que tiveram a renovação do reconhecimento pelo MEC foram: Administração, Artes Visuais (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Gestão Comercial (presencial), Gestão em Processos Gerenciais, História, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Tecnologia em Design de Moda.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a renovação do reconhecimento dos cursos é resultado dos esforços feitos por toda a comunidade acadêmica em favor da Universidade. “Mais uma vez a Unesc passa pela avaliação do MEC e mostra que é uma Instituição com qualidade no ensino e na formação dos futuros profissionais. Esse aval do Ministério da Educação dá ainda mais segurança aos nossos estudantes e para a comunidade que a Unesc está inserida”, comenta Volpato.

Reconhecimento legitima qualidade

O coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco, afirma que o reconhecimento é importante porque legitima a qualidade do curso a partir dos critérios estabelecidos pelo MEC para cursos de graduação. “É neste momento em que se identifica o sucesso ou insucesso do curso em sua trajetória inicial (no ato da formação da primeira turma), com base em elementos estabelecidos nos instrumentos de avaliação e em padrões decisórios firmados pelos órgãos reguladores, mais especificamente a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior)”, explica.

O reconhecimento é feito a partir da solicitação da própria instituição e à medida que um curso cumpre um determinado percentual de sua matriz curricular, ele deve solicitar este processo. “Grande parte das avaliações que recebemos em 2016 se referem ao processo de renovação de reconhecimento que, em nosso caso, foi motivado pela migração para o Sistema Federal, a partir da adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) em 2012. Os princípios de qualidade são os mesmos e os padrões decisórios semelhantes, mas há fundamentos que, em nosso caso, são distintos”, comenta o coordenador do SEAI.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 13:59
Compartilhar Comente

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente

Alunos de Fisioterapia e Ciência da Computação participam de seminário sobre movimentos sociais

Alunos de Fisioterapia e Ciência da Computação participam de seminário sobre movimentos sociais
Evento foi uma ação interdisciplinar (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da primeira fase do curso de Fisioterapia e da quarta fase de Ciência da Computação participaram, na sexta-feira (6/11), do seminário “Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos”, com o professor da Unesc João Alberto Batanolli.

Segundo o professor da disciplina de Sociologia, Marcilon de Souza, organizador do seminário, o evento fez parte das atividades interdisciplinares e partiu de uma necessidade de abordar e discutir com os estudantes as novas formatações dos movimentos sociais na atualidade e suas contribuições. Durante o seminário, houve uma dinâmica de grupo para a integração entre os cursos.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2015 às 18:40
Compartilhar Comente

Professora apresenta trabalho em congresso mundial de Medicina e Informática em Saúde

Professora apresenta trabalho em congresso mundial de Medicina e Informática em Saúde
Pesquisa foi socializada em Copenhagen, na Dinamarca (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma pesquisadora da Unesc apresentou recentemente um trabalho no 14º Congresso Mundial de Medicina e Informática em Saúde, que ocorrem em Copenhagen, na Dinamarca. A professora doutora Priscyla Waleska Simões socializou o estudo “Utilização de um modelo de processamento paralelo e distribuído associado à mineração de dados na caracterização da sexualidade de uma população universitária”.

Pesquisa

“A Mineração de Dados é entendida como o conjunto de métodos e processos utilizados para executar a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados, atualmente muito utilizada na saúde. Já o processamento paralelo e distribuído visa subdividir e distribuir as tarefas entre os nós (computadores) pertencentes a um cluster (uma rede por exemplo) para processamento paralelo, visando o compartilhamento de recursos e a diminuição do tempo de processamento do aplicativo”, explicou Priscyla.

A pesquisa tem como autores, além de Priscyla, Paulo João Martins, Rogério Antônio Casagrandre, Kristian Madeira, Merisandra Côrtes de Mattos, Sandra Aparecida Manenti, Maria Inês da Rosa, Felipe Dal-Pizzol, Ramon Venson, Leandro Natal Coral, Gabriel Scheffer de Souza, Jeison Cleiton Pandini, José Márcio Cassettari Junior, Gustavo Pasquali Moretti e Samuel Cesconetto.

O trabalho descreve alguns resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto pelos grupos de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação na Saúde, Redes de Comunicação, e Inteligência Computacional Aplicada (UNA CET) e grupos de Pesquisa em Epidemiologia e Fisiopatologia (UNA SAU), realizado em parceria com diversas universidades do estado e financiado pela FINEP e CNPq.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 28 de agosto de 2013 às 18:17
Compartilhar Comente