Ciência da Computação

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

A startup Wized e o software Simples Dental mostram o sucesso dos egressos dos cursos da Unesc.

Nem só sonhar, mas realizar. É rápido até demais. A realidade dos egressos Luís Felipe Cardoso Fabris e Gélio Júnior, o primeiro formado em Administração e o segundo, em Ciências da Computação, confirma que a boa formação, aliada ao empreendedorismo, são decisivos para o sucesso empresarial. Os jovens se tornaram, com esforço, inteligência e dinamismo, cases de sucesso em âmbito internacional. Luís, 24 anos, se associou a três colegas e, juntos, desenvolveram um bloqueador de fraudes em vendas de ingressos online. Enquanto isso, Gélio Júnior, aos 29 anos, é um dos fundadores de uma das mais importantes empresas de software odontológico do país, referência mundial no ramo de odontologia.

Luís Felipe conta que, aos 13 anos, já tinha a chamada “veia empresarial”, e começou a empreender vendendo pizzas e doces ao lado de um amigo. No vídeo, ele conta como foi a ascensão, desde uma marca de roupas até uma confecção que ele abriu e ainda possui, para chegar a ser integrante de uma das startups mais reconhecidas atualmente no país e ficar entre as 27 finalistas da Startup Show, entre 300 outras empresas. "A Startup Show é o maior concurso do gênero no Brasil. A Wized foi a única catarinense, a única a utilizar a blockchain e a única a aceitar criptomoedas”, salienta Luis, sócio da empresa ao lado de Eduardo Mazzuco Cividini, Rodolfo Cirimbelli Gaidzinski e Rodrigo Búrigo Esmeraldino. Até o final do concurso, que acontece em dezembro, a cada semana três empresas competem, onde uma é escolhida por votação do público no site https://startupshow.com.br  e análise de jurados.

A Wised trabalha com um modelo de negócio único no Brasil e com poucos similares pelo mundo. A plataforma de compra e venda de ingressos utilizando a plataforma blockchain faz com que a venda seja 100% segura, sem risco de fraudes. A empresa permite ao cliente acessar o site e fazer o cadastro do seu evento totalmente 'self servisse' e automatizado, de modo que o cliente cria o evento diretamente no site da Wised. Ao adquirir o ingresso, o comprador recebe um QRCode, que deve ser apresentado no evento, sem necessidade de ingresso impresso.

Assim como o Luís, Gélio Júnior começou a empreender desde cedo. Com apenas 11 anos de idade, ele já trabalhava com o pai. Egresso do curso de Ciências da Computação da Unesc, hoje é sócio da Simples Dental – o maior software para consultórios odontológicos da América Latina. “Temos o equivalente a 13% do total do mercado brasileiro”, conta.

Veja um resumo da história do Gélio no vídeo:

O software Simples Dental já atende 27 mil usuários. A ferramenta é usada por dentistas, secretárias e administradores de clínicas no controle dos agendamentos, financeiro e documentação de seus pacientes. “Para o leigo compreender, eu costumo citar os seguintes exemplos: o agendamento de consultas fica mais fácil e, ainda, uma mensagem é enviada ao paciente duas horas antes do atendimento. Os demais consultórios costumam esperar a pessoa ir até eles”, ressalta. Outra característica, é administrar a agenda online de qualquer lugar, armazenar todas as informações da clínica com muito mais agilidade e organização. A empresa é formada ainda pelos sócios Lucas Carlessi, e Vitor, desenvolvedores de software; Marcos Cesar Canto, designer; e Ramon Silva Maciel, dentista. Três dos cinco sócios estudaram na Unesc e já tinham a ideia de criar uma empresa durante a graduação. "A Unesc teve um papel muito importante na história dessa empresa, pois ela foi um dos primeiros clientes do Simples Dental. A Unesc nos deu a confiança e o apoio que precisávamos para seguir com a empresa no início quando ninguém acreditava no nosso negócio.", relembra Gélio.

A empresa pretende fechar este ano com faturamento superior a dois milhões e um crescimento de mais de 70% mesmo em um ano de crise. Mesmo com esses números expressivos essa galera não para por aí e o foco agora é internacionalizar e se tornar uma empresa com atuação mundial.

O Software Simples Dental também é usado na clínica odontológica da Unesc, desde 2013. A universidade é uma das únicas do Brasil a incluir a informatização na rotina clínica já durante a graduação, reforçando a importância da união entre gestão e tecnologia para os futuros dentistas.

Para a reitora da universidade, Luciane Ceretta, é um orgulho ver egressos com tanto sucesso. “Não só a Unesc, mas, eu particularmente, estou muito feliz em ver esses nossos ex-alunos tão bem no mercado de trabalho, e o melhor: criando, inovando, sendo empreendedores. Isso é algo que sempre incentivamos dentro da nossa comunidade acadêmica. Eles estão fazendo a verdadeira diferença na sociedade”, se alegra a reitora.

Quem quiser conhecer o site do Luís Felipe e seus amigos pode acessar o www.wized.com.br. O trabalho do Gélio e seu associado você encontra no www.simplesdental.com.br

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de outubro de 2018 às 17:15
Compartilhar Comente

Sulcomp reúne profissionais renomados da área de tecnologia

Sulcomp reúne profissionais renomados da área de tecnologia
Evento ocorre a cada dois anos e, em 2014, inicia nesta quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (24/9), a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, será palco de debates sobre tecnologia e novas tendências do mercado, com a participação de profissionais da área e pesquisadores renomados no Brasil. A instituição vai abrigar o 7º SulComp (Congresso Sul Brasileiro de Computação), com palestras, minicursos e o 6º Workshop de Trabalhos Acadêmicos.

A abertura do evento ocorre na quarta-feira, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “O Papel e a Carreira do Arquiteto de Software”, com Leonardo Zanivan, especialista em arquitetura de software. “Empreendedorismo na Internet” e “Jogos Digitais” também serão assuntos de palestras. O primeiro será tratado na sexta-feira (26/9), às 19 horas, pelo bacharel em Ciência da Computação e criador do site “Vida de Programador”, André Noel. Já o segundo, será abordado às 20 horas de sexta-feira, pelo professor da Univali e da pós-graduação em Jogos Digitais da Unesc, e sócio da empresa PalmSoft Tecnologia, Dennis Kerr Coelho.

O SulComp ocorre a cada dois anos e é promovido pelo curso de Ciência da Computação da Unesc, com o apoio da SBC (SBC - Sociedade Brasileira de Computação). O evento encerra no sábado (27/9). Voltado para professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área, o Congresso tem como objetivo promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades e a interação entre pessoas de diferentes áreas da computação. “Recebemos pessoas de vários lugares do Brasil, interessados em ampliar o conhecimento na área. O SulComp é um ambiente propício para esta troca de experiências”, afirma a coordernadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa.

Programação e mais informações

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2014 às 17:09
Compartilhar Comente

Estudantes e profissionais do Sul do Brasil reunidos na Unesc

Estudantes e profissionais do Sul do Brasil reunidos na Unesc
Milena Spilere Nandi Mais imagens

De hoje (3/10) até sábado (6/10), estudantes e profissionais vão estar reunidos na Unesc para compartilhar conhecimento e experiências relacionadas às diversas áreas computacionais. Eles participam do 6º Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação), cuja programação inclui palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos na área de computação e novas tecnologias, no Auditório Ruy Hülse, e minicursos nos laboratórios de informática do Bloco XXI-A.

A abertura do evento ocorreu na noite de hoje com a palestra “Nós fazemos as escolhas e as escolhas nos fazem”, do ex-alunos do curso de Ciência da Computação da Unesc, Rodrigo Spillere. O sócio fundador da Jetworks Agência Digital, JetSaúde Marketing Digital e JetHotel Booking online, contou a sua trajetória no mundo da computação e falou sobre as dificuldades que teve para tornar o sonho de empreender na área, realidade.

O reitor Gildo Volpato deu as boas-vindas aos participantes do evento, e parabenizou o curso de Ciência da Computação pela iniciativa, que começou como um evento para a região Sul de Santa Catarina e se tornou um congresso para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “É importante esta interação entre estudantes e profissionais de diferentes estados. Aproveitem este espaço para ampliar o conhecimento. Este é um local para socializar o que se tem produzido em termos de pesquisa na área”, comentou.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, a professora dos cursos de Ciência da Computação e Secretariado Executivo, Cristine Scarpato e o professor de Ciência da Computação, Paulo João Martins, também participaram da abertura do Sulcomp. Alunos e professores do curso de Secretariado Executivo da Unesc estão colaborando com o evento.

Confira a programação

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 03 de outubro de 2012 às 21:16
Compartilhar Comente