Ciência da Computação

Professor da Unesc concede palestra ao Instituto Superior Politécnico da Caála

Professor da Unesc concede palestra ao Instituto Superior Politécnico da Caála
Instituição de ensino fica na Angola; Momento foi mediado por tecnologia (Imagem: ReproduçãoFacebook) Mais imagens

O professor e coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes, compartilhou conhecimentos em palestra internacional, concedida ao ISPC (Instituto Superior Politécnico da Caála), de Angola. Via ferramentas digitais, o docente da Unesc participou do evento “Café Literário” na tarde de sexta-feira (21/8). A palestra foi transmitida ao vivo nas redes sociais do Instituto, clique aqui para assistir. 

Com um olhar ao contexto atual, principalmente no segmento da educação superior, Antunes foi convidado a abordar o tema “Educação e uso das Tecnologias na Educação: Olhar para o ensino”, ao lado dos professores Osvaldo Mano, Herculano Henriques e Vasco Suano. “O objetivo foi tratar sobre os vários contextos da educação, principalmente com a inclusão do uso da tecnologia. A educação é um meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores sejam transferidos e desenvolvidos a cada geração”, evidenciou a mediador do evento, Esperança Catito.

Cada convidado apresentou suas reflexões por dez minutos, e posteriormente o debate foi aprofundado. O público também teve a oportunidade de contribuir via chat. 

Sul do Brasil e a abordagem tecnológica na Unesc



Em sua participação, Antunes direcionou as informações compartilhadas à experiência vivida e construída na Unesc, dentro das perspectivas do tema central. O professor relatou que as aulas não pararam e a resposta rápida da Instituição ao cenário pandêmico, destacando valores necessários às organizações do segmento do ensino e ao professor. “A Unesc investiu muito em formação continuada do docente, preparando-o para estes novos enfrentamentos. Essas oportunidades de preparação estão sendo constantes, propostas pela própria Universidade e acompanhadas por investimentos. Assim, nossas aulas não pararam. Nossos estudantes, em um local distante fisicamente, se mantiveram conectados ao professor de forma ao vivo, construindo conhecimentos e utilizando de metodologias ágeis, por meio de um dos novos papéis do docente, o de mediador”, afirmou.

Empenho do professor para fomentar engajamento, protagonismo estudantil, respostas rápidas aos desafios que se apresentarem e as dificuldades para o ensino básico também foram aspectos abordados por Antunes, que adiantou um pouco do que se espera na Unesc para o segundo semestre de 2020. “É um novo enfrentamento, mas que também é uma grande oportunidade”, destacou. 

Aulas híbridas com transmissão ao vivo e presencialidade programada são novidades para o segundo semestre na Unesc. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2020 às 13:48
Compartilhar Comente

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc
Professores doutores Marlon Oliveira e Amilton Arruda ministraram as palestras da noite (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc segue fomentando diálogos sobre temas atuais das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Na noite desta quinta-feira (23/7), foi a vez da “Biônica” e da “Evolução Digital” pautarem o evento. A condução ficou por conta da acadêmica de Design da Universidade Nathália Trautmann, e o tema central da Jornada é Inovação para um novo mundo.

A primeira palestra da noite, conduzida pelo professore doutor Marlon Oliveira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a temática “Evolução Digital” foi destaque. Em sua fala, o docente compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, seguindo com uma introdução ao tema e suas relações em mais de 70 países.

Ao trazer o assunto para o Brasil, Oliveira explica que o país pode ser considerado desenvolvido digitalmente, mas com pontos a serem melhorados. “O atraso digital pode ser percebido em atos rotineiros, como pagar um pedágio apenas em dinheiro. No transporte público o mesmo acontece. Apesar de existir o cartão, ele deve ser recarregado com dinheiro em algum lugar”, pontua.

Para o futuro, o professor aponta desafios a serem trabalhados - telemedicina, eComerce, ensino a distância e realidades aumentada e virtual, parte deles potencializados pela pandemia. Para o profissional da tecnologia, o inglês e programação passaram a ser imprescindíveis. A troca de conhecimentos foi acompanhada pelo coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes.

Amilton Arruda, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou a segunda palestra da noite buscando relacionar seu tema “Biônica” à apresentação anterior, e afirmou que a humanidade já ultrapassou a era do digital, e vive na era do conhecimento. O docente também abordou a pandemia, compartilhou pesquisas estudadas e tratou de revoluções biológicas. “Como, a partir de hoje, poderemos usufruir da melhor maneira o que a natureza pode oferecer à humanidade? ”, questionou. “O mundo e o futuro necessitam que tenhamos este tipo de compromisso”, completou.

A palestra teve a participação do coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtor, João Rieth.

Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Como estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia? Como será o novo normal? Na Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, dos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias será debatida a inovação para um novo mundo.

Nesta sexta-feira (24/7), a última noite de Jornada dá evidencia aos temas “Cenário de Mercado e Estratégias de Mercado” e as “Estratégias de mercado e papel da área tecnológica no cenário pós pandemia”

Assista ao vivo em Youtube.com/unesctv a partir das 19h15.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma
Serão 54 horas de evento e mais de 80 mentes inovadoras trabalhando em conjunto (Foto: Arquivo) Mais imagens

O maior evento voltado à startups em todo o mundo está chegando e a Unesc estará presente mais uma vez. De sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), o Startup Weekend Criciúma, uma imersão de 54 horas, vai impulsionar o pensamento inovador na busca por soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas, com os objetivos de criar uma rede de ideias, formar equipes e fomentar iniciativas.

Dentro do evento, realizado desde 2016 em Criciúma, acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Administração de Empresas, Design - com ênfase em projeto de produtos, Artes Visuais e Engenharia de Produção participarão marcaram presença. A proposta ocorre na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Segundo o gerente de Inovação da Unesc e membro da comissão organizadora, Evânio Ramos Nicoleit, o Startup Weekend Criciúma seguirá a proposta desenvolvida pela Techstars, em parceria com a Google, e aplicada no mundo todo simultaneamente. “Na sexta-feira serão apresentadas ideias, sendo algumas validadas e escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana, resultando em um MVP (produto mínimo viável). No final da tarde de domingo, a partir das 17 horas, serão conhecidos os times campeões em uma rodada aberta ao público, com o objetivo de explicar os negócios para os jurados e para os presentes, incluindo os próprios concorrentes e organizadores”, esclarece.

Conheça em detalhes o Startup Weekend 2019

Como tradição do evento, tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionam o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Dentro das categorias Negócios, Administradores, Desenvolvedores e Designers, os presentes serão divididos em grupos integrados e desafiados a desenvolver um negócio inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contarão com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados. “A expectativa é grande, com mais de 80 participantes o evento atingirá a lotação máxima”, destaca Nicoleit.  

Easy Taxi, TripLingo, Carousell e Rover.com são alguns dos cases de sucesso que nasceram no Startup Weekend. O evento é promovido em nível global. No Brasil, a realização é potencializada pela aceleradora Darwin Startups e conta com o apoio local de comissões.

Confirma a programação

Sexta-feira (4/10)

18h30: chegada e credenciamento;
19 horas: recepção, café e integração dos participantes;
19h20: abertura e instruções;
19h30: PitchesDe (Socialização de ideias, iniciativas e propósitos);
21 horas: escolha das propostas;
21h15: formação dos times;
22 horas: início dos trabalhos.

Sábado (5/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
9h30: reinício dos trabalhos;
12 horas: almoço;
13 horas: reinício das atividades;
14 horas: mentoria;
18h30: intervalo;
19h30: retorno das atividades;
22 horas: encerramento do sábado.

Domingo (6/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
10 horas: reinício dos trabalhos e contato com os mentores;
12 horas: almoço;
12h30: mentoria e coaches arrive;
15 horas: apresentação e alinhamento técnico de ideias;
16 horas: intervalo;
17 horas: apresentações finais;
17h30: avaliações e premiações;
18h30: encerramento e celebração.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Jornada de Capacitação em Tecnologia da Unesc

Contagem regressiva para a Jornada de Capacitação em Tecnologia da Unesc
Evento inicia neste sábado (18/3) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Ainda dá tempo de participar da Jornada de Capacitação em Tecnologia da Unesc. O evento promoverá nove encontros para falar sobre novas tecnologias e qualificar profissionais e estudantes. A oportunidade, promovida em duas datas pelos cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais, inicia neste sábado (18/5), das 8 às 12 horas.

O coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes, conta que o evento é uma oportunidade para conhecer novas tecnologias e qualificar conhecimentos. “As trocas de conhecimentos serão ministradas por acadêmicos, egressos e professores dos cursos, com foco no que é tendência e nas novas ferramentas de trabalho no campo de tecnologia”, afirma.

O segundo encontro da Jornada será em 25 de maio, das 8 às 12 horas. O limite de inscrições é de até duas atividades por participante. Clique aqui para realizar a inscrição.

Programação

18 de maio

Pintura de Objetos 3D Substance Painter
Ministrante: Professor Giácomo Antônio Althoff
Local: Bloco XXI A sala 9

Programação Arduino no Ambiente Tinkercad 
Ministrante: Professor Paulo João Martins
Local: Bloco XXI A sala 8

Minicurso Flutter
Ministrante: Bacharel Tiago Aleff da Silva
Local: Bloco XXI A sala 1

Introdução ao Python
Ministrantes: Acadêmicos Roger Amorin Vieira e Rômulo Ramos de Siqueira
Local: Bloco XXI A sala 2         

Design de Interface
Ministrantes: Bacharel Morgana
Local: Bloco XXI A sala 16       

25 de maio

Minicurso React native
Ministrante: Bacharel Leandro Justin Vieira
Local: Bloco XXI A sala 2

Java - utilizando a biblioteca Swing
Ministrante: Professor Matheus Leandro Ferreira
Local: Bloco XXI A sala 1

Desenvolvimento de jogos com Unity
Ministrante: Professor Marcel Campos Inocêncio
Local: Bloco XXI A sala 9

Introdução ao Front End HTML, CSS, JS
Ministrante: Acadêmico Bruno de Oliveira Fernandes
Local: Bloco XXI A sala 16

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de maio de 2019 às 15:40
Compartilhar Comente