Ciência da Computação

Estudantes e professores da Unesc vencem Hackathon Celesc

Estudantes e professores da Unesc vencem Hackathon Celesc
Eles vão viajar para Colômbia e conhecer diversas organizações destaque de inovação Mais imagens

Entre os três melhores projetos do Hackathon Celesc estavam professores e alunos da Unesc. O concurso é uma maratona de desenvolvimento destinada à captação de contribuições que possam originar novos produtos ou negócios nas áreas de “Relacionamento com o cliente” e “Gestão de perdas financeiras e não técnicas”. A equipe formada por integrantes da Unesc apresentou uma régua dinâmica para reduzir o custo de cobrança de energia elétrica, com base na análise dos dados históricos disponibilizadas pela empresa. A proposta deve trazer uma economia de R$ 3,7 milhões no ano para a empresa.

Segundo o professor responsável pelo grupo, Gustavo Bisognin, a participação na maratona contribui para a evolução pessoal e profissional. “O encontro possibilita a criação de oportunidade de negócios, tanto para os participantes quanto para a empresa beneficiada com as soluções propostas, além de aumentar a rede de contatos”, comentou.

Foram 50 horas de muito trabalho e concentração. Como premiação a equipe ganhou uma viagem para Colômbia para conhecerem empresas e organizações que são destaque em tecnologia e inovação mundial. Os próximos passos serão a criação de uma startup para acelerar o processo do projeto, que deve se desenvolver nos próximos seis meses.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de setembro de 2017 às 20:36
Compartilhar Comente

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação
Evento ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma noite de encontros, comemoração e diálogos sobre a carreira e o mercado. Assim foi a sexta-feira (15/9) para acadêmicos, professores e egressos do curso de Ciência da Computação da Unesc, que celebraram os 20 anos do curso. O evento contou uma palestra do sócio fundador da mobLee, a maior plataforma de eventos da América Latina, Glauco Silva Neves e com uma mesa-redonda com egressos com cases de sucesso na área de computação.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, parabenizou o curso e lembrou que sempre que um curso é aberto se pensa em como aquela graduação pode colaborar com a região. “Tenho certeza de que se olharmos os indicadores relacionados à tecnologia e à Ciência da Computação na nossa região eles avançaram muito e tenho certeza de que se deve aos profissionais que a Universidade tem formado nesses 20 anos. E isso por si só já é motivo de grande orgulho”.

“Hoje é impossível falar em tecnologia sem falar em Ciência da Computação. Esse é um curso que a Universidade têm o maior respeito e admiração. Nesses 20 anos ele tem formado profissionais qualificados para o mercado, empreendedores e professores que tem contribuído para a transformação de realidades e espaços”, afirmou o diretor UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Segundo o coordenador do curso, Rogério Casagrande, os profissionais do curso têm se destacado no mercado de trabalho, seja ocupando cargos em diversas áreas, seja na carreira acadêmica, como professores ou pesquisadores. “É aquele sentimento de que a missão está sendo cumprida, que é a de formar bons  profissionais”, afirma Casagrande. “Esse é um momento de se congratular pelos 20 anos do curso. A Unesc teve a ousadia em 1997 de lançar um curso de Ciência da Computação. Hoje a gente vê que de Florianópolis a Porto Alegre o único curso de Ciência da Computação que se mantém forte é o de Criciúma”, complementa.

O evento teve ainda a participação da coordenadora adjunta do curso, Ana Cláudia Barbosa.

20 anos

Em seus 20 anos de atividades, o curso formou mais de 400 profissionais. Além de contribuir com o mercado, disponibilizando mão de obra qualificada para as empresas da área de tecnologia, o curso formou centenas de profissionais e alguns deles, inclusive, fazem parte do seu quadro de professores. Os egressos de Ciências da Computação da Unesc atuam em diversas áreas, como: empresas de desenvolvimento de software, TI (Tecnologia da Informação) em organizações, como gestores de TI, pesquisadores e professores.

Mesa-redonda

Além de Neves, socializaram a sua experiência de empreendorismo na área de tecnologia o egresso da primeira turma do curso e fundador da Dev in box desenvolvimento de sistemas, consultor em ambientes de banco de dados e arquitetura de soluções, professor universitário, instrutor de cursos e treinamentos sobre banco de dados Oracle, Anderson de Farias. O egresso do curso, graduado em 2011 e sócio fundador do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina, Gelio José da Silva Júnior também esteve entre os debatedores.

A mesa-redonda contou ainda com o bacharel em Ciência da Computação pela Unesc, mestre em Engenharia e professor Ricardo Fiera, também estará entre os componentes da mesa-redonda. Ele teve participação na criação e gerenciamento de empresa voltada ao desenvolvimento de ERP para área industrial durante 17 anos. É ainda sócio da Sistemas Justus, empresa voltada ao desenvolvimento de aplicações web e aplicações mobile – dentre os principais sistemas criados está o Justus para gestão de igrejas evangélicas e o Viavoz, sistema na área de tecnologias assistivas para localização e orientação indoor.

O debate foi mediado pelo professor do curso de Ciência da Computação da Unesc, Gustavo Bisognin.

O evento pelos 20 anos do curso de Ciência da Computação esteve incluso na programação da Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc), que ocorreu de segunda a sexta-feira (11 a 15/9).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2017 às 22:29
Compartilhar Comente

Ciência da Computação reúne profissionais formados pela Unesc para comemorar seus 20 anos

Ciência da Computação reúne profissionais formados pela Unesc para comemorar seus 20 anos
Evento ocorre nesta sexta-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Ciência da Computação da Unesc completa 20 anos em setembro e para comemorar a data, vai reunir acadêmicos, professores e egressos em um evento especial nesta sexta-feira (15/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hulse. Nele, o sócio fundador da mobLee, a maior plataforma de eventos da América Latina, Glauco Silva Neves, vai participar de uma mesa-redonda com egressos com cases de sucesso na área de computação.

Em seus 20 anos de atividades, além de contribuir com o mercado, disponibilizando mão de obra qualificada para as empresas da área de tecnologia, o curso formou centenas de profissionais e alguns deles, inclusive, fazem parte do seu quadro de professores. Os egressos de Ciências da Computação da Unesc atuam em diversas áreas, como: empresas de desenvolvimento de software, TI (Tecnologia da Informação) em organizações, como gestores de TI, pesquisadores e professores.

Segundo a coordenadora adjunta do curso, Ana Cláudia Barbosa, a comemoração dos 20 anos foi pensada para que os egressos também participassem junto com acadêmicos e professores, já que cada um contribuiu para a constituição do curso que a Universidade tem hoje. “Em várias empresas de tecnologia da região podemos encontrar nossos alunos trabalhando e isso nos orgulha muito. Outro motivo de orgulho é ver os egressos formando suas próprias empresas e se tornando pesquisadores importantes para área de computação”, afirma Ana Cláudia.

Ela comenta que o momento é comemorar as conquistas do curso e também refletir sobre os próximos passos. “Computação é uma área relativamente nova e esses 20 anos são um marco importante para pensarmos nos rumos do curso e a evolução junto com as novas tecnologias e as novas profissões derivadas da área que surgiram nos últimos tempos”, comenta.

Mesa-redonda

Na sexta-feira, participam da mesa-redonda do evento o mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFSC, Glauco Silva Neves, que é CTO na mobLee, maior fornecedora de aplicativos para eventos da América Latina. Ele já participou do desenvolvimento e publicação, como desenvolvedor, arquiteto ou líder técnico de mais de 800 aplicativos para Android e iOS nos últimos seis anos, atingindo mais de 1 milhão de usuários.

Além de Neves, vão socializar a sua experiência de empreendorismo na área de tecnologia o egresso da primeira turma do curso e fundador da Dev in box desenvolvimento de sistemas, consultor em ambientes de banco de dados e arquitetura de soluções, professor universitário, instrutor de cursos e treinamentos sobre banco de dados Oracle, Anderson de Farias. O egresso do curso, graduado em 2011 e sócio fundador do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina, Gelio José da Silva Júnior também estará entre os debatedores.

A mesa-redonda contará ainda com o bacharel em Ciência da Computação pela Unesc, mestre em Engenharia e professor Ricardo Fiera, também estará entre os componentes da mesa-redonda. Ele teve participação na criação e gerenciamento de empresa voltada ao desenvolvimento de ERP para área industrial durante 17 anos. É ainda sócio da Sistemas Justus, empresa voltada ao desenvolvimento de aplicações web e aplicações mobile – dentre os principais sistemas criados está o Justus para gestão de igrejas evangélicas e o Viavoz, sistema na área de tecnologias assistivas para localização e orientação indoor.

O debate será mediado pelo professor do curso de Ciência da Computação da Unesc, Gustavo Bisognin.

O evento pelos 20 anos do curso de Ciência da Computação está incluso na programação da Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc), que iniciou segunda-feira (11/9) e encerra na sexta-feira (15/9).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 10:00
Compartilhar Comente (2)