Ciência da Computação

Curso de Ciência da Computação da Unesc incentiva acadêmicos a apostarem em “Negócios de Impacto”

Curso de Ciência da Computação da Unesc incentiva acadêmicos a apostarem em “Negócios de Impacto”
Temática foi abordada em evento online com acadêmicos na noite desta segunda-feira (8/6) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“Negócios de Impacto”. Os acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Unesc que não conheciam ou não tinham familiaridade com o termo puderam conhece-lo na prática por meio do evento online promovido pelo curso na noite desta segunda-feira (8/6). O encontro foi ministrado pelo egresso do curso e CEO da empresa Portabilis, Tiago de Faveri Giusti, e pelo gestor na aceleradora Quintessa, João Ceridono.

Sob comando dos dois jovens engajados na ligação entre tecnologia e educação, os expectadores do evento foram inspirados a integrarem o time de profissionais que atuam em “negócios de impacto”.

O termo, conforme Tiago, é designado para explicar a junção entre empresas tradicional e o trabalho realizado até então por ONGs. “Isso porque as empresas são as instituições que mais crescem, as que dominam tanto ou mais que os governos os sistemas que regem a sociedade. Já as ONGs, apesar de fazerem trabalhos muito importantes, não têm a capacidade de crescer e se espalhar tão rápido. Desta forma os Negócios de Impacto unem as características. De maneira muito resumida, podemos dizer que são empresas com missão de ONGs”, explica.

O papel das instituições com tal características, conforme João, será primordial para o fururo. “Assim como os negócios tradicionais nos trouxeram ao mundo de hoje, os negócios de impacto serão os responsáveis por reajustar a jornada para um paradigma sustentável”, afirmou.

As especificidades do trabalho idealizado e colocado em prática ao longo dos últimos anos foram explicadas por Tiago. Conforme o empresário, a Portabilis foi criada como um negócio de impacto com foco na ajuda aos governos municipais a gerirem de forma mais inteligente as políticas de Educação e Assistência Social.

Para ele, foi uma oportunidade especial conversar com os acadêmicos após dez anos de sua graduação na Unesc. “É muito legal reencontrar professores que ajudaram muito na minha formação como profissional. Quero reforçar a vocês, acadêmicos, que não desistam. Todo o esforço e as noitadas de estudo valem a pena. O curso foi muito importante na minha carreira. Prova disso é que uma das grandes oportunidades de trabalho que tive só aconteceu porque eu estava cursando Ciência da Computação da Unesc”, compartilhou com os presentes.

Oportunidade valiosa

Quem mediou a conversa entre os especialistas foi a professora do curso, Merisandra Côrtes de Mattos. Para ela, que também acompanhou a trajetória de Tiago na Universidade, essa foi uma forma de inspirar os acadêmicos a alçarem grandes voos também. “Ouvir o Tiago e o João foi uma forma que encontramos de incentivar e mostrar aos alunos mais jovens da área de tecnologia da informação o empreendedorismo com impacto. Nós fizemos isso no melhor momento no mundo, diante de uma pandemia que nos tira do cômodo, e no melhor ambiente possível, a academia”, salientou.

O objetivo, conforme a coordenadora do curso, Ana Claudia Garcia Barbosa, foi atingido por meio das falas dos convidados. “Nada melhor do que experiencias vividas que podem incentivar os acadêmicos. Ficou muito claro para eles que existe um caminho muito lindo a ser seguido nessa profissão que escolheram”, completou.

O evento online contou ainda com a participação do coordenador adjunto do curso, Luciano Antunes, do gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, do Assessor de Inovação, Chrstian Engelman; do Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade, Evânio Ramos Nicoelit e do gerente de TI, Rogério Casagrande, entre outros professores.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de junho de 2020 às 22:24
Compartilhar Comente