Ciência da Computação

Primeira competição de eSport da Unesc tem final definida e será transmitida ao vivo

Primeira competição de eSport da Unesc tem final definida e será transmitida ao vivo
Partida ocorre neste domingo (31/5), a partir das 18 horas (Imagem: OrganizaçãoLigaUnesc) Mais imagens

A final da Liga Unesc de League Of Legends tem data marcada, equipes definidas e transmissão ao vivo na Twitch confirmada. Neste domingo (31/5), a partir das 18 horas, às equipes ‘SuperNanny FABULOUS”e "Rafiri e seus capangas" disputam o primeiro título de uma competição eSport realizada pela Universidade. No mesmo horário, a partida pelo terceiro lugar também será realizada. 

A Liga Unesc de League Of Legends teve início neste sábado, com 16 times inscritos. Após quase oito horas de competição, e 40 partidas realizadas, o assessor de Inovação da Universidade, Christian Engelmann, comemora os bons resultados. “O primeiro evento de eSport da Unesc está sendo um sucesso. Ao pensar na Liga, tínhamos o objetivo de nos conectarmos nesta tendência mundial, que está sendo abraçada de maneira cada vez mais profissionalizada e já é linguagem corrente entre os jovens, e conseguimos. O campeonato ainda nem acabou, e os participantes já estão pedindo pelo próximo”, destaca.

Com o sucesso da primeira competição, outras modalidades de eSport serão pensadas dentro da Universidade. “Já estamos organizando mais uma edição neste mesmo molde, e outros campeonatos como de Counter-Strike, com o popular CS:GO. Nós da Inovação vemos com muito bons olhos estas tendências já mundialmente reconhecidas e que cada vez mais vem ganhando espaço. Em um mundo pós digital, onde os jovens já nasceram imersos com tecnologia e acesso à internet, o caminho natural é se envolver com os jogos digitais e eSports, e a Unesc não poderia deixar de acompanhar a tendência, abrindo as portas da Instituição aos atletas da comunidade acadêmica e possibilitando a prática de uma paixão e talentos”, enaltece Engelmann.

A iniciativa foi proposta em parceria pela Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia) e AAACT (Associação Atlética Acadêmica Cavalo de Tróia). Ao fim do evento, os times três melhores colocados receberão uma premiação. Para assistir à final, com transmissão ao vivo e narração do estudante do curso de Ciências da Computação, Murilo Leffa, basta acessar o canal na Twitch clicando aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2020 às 17:51
Compartilhar Comente

Curso de Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle

Curso de Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle
Paulo Alberto Simões compartilhou conhecimentos em torno da temática “A transformação Digital além das Criptomoedas” (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Capaz de relacionar o chamado Blockchain, com a Covid-19 e o registro nacional de vacinação de crianças e adultos, o especialista em tecnologia Paulo Alberto Simões promoveu uma noite de muito compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Unesc. Em evento virtual nesta terça-feira (26/5), Paulo tratou sobre a temática “Blockchain – uma tecnologia chave para a grande transformação digital da sociedade”. O evento contou com a participação da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e da coordenadora do curso, Ana Claudia Garcia Barbosa, assim como de professores da Universidade e foi mediado pelo coordenador adjunto Luciano Antunes.

Ao abordar de forma bastante didática, Paulo seguiu uma linha de raciocínio a fim de mostrar a importância dos registros, das mais diferentes áreas, e a possibilidade de acesso irrestrito a nível mundial. Para explicar sobre a tecnologia do Blockchain, que surgiu com a criação das chamadas criptomoedas, o palestrante provocou os estudantes a avaliarem como exemplo a importância de um registro global voltado à vacinação da população.

Conforme Paulo, assim como para a temática das vacinas, a tecnologia de registro, também conhecida como ‘protocolo de confiança’, serve para um armazenamento seguro de dados para todo o mundo. “Essa tecnologia ajuda a transformar digitalmente a nossa vida de registros médicos também. É uma oportunidade que surgiu como forma de proteger as transações enquanto moedas virtuais, mas foi ampliada e pode ser utilizada em outras situações”, explicou.

Entre as principais características da tecnologia em questão, conforme o palestrante, está a confiança, a transparência e a diminuição de custo de processos. “É a criptografia utilizada para gravar os blocos de transações de forma inviolável e, ao mesmo tempo, com acesso irrestrito àqueles que têm esse direito”, acrescentou.

O evento online, na avaliação do coordenador adjunto do curso, foi de extremo aproveitamento para todos os participantes. “Tivemos uma apresentação incrível e ao final os alunos participaram com questionamentos bastante pertinentes, mostrando, de fato, interesse pelo assunto. Tivemos uma interação muito rica”, pontuou Luciano.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 21:28
Compartilhar Comente

Nota de falecimento – Letícia Rodrigues Macena

Nota de falecimento – Letícia Rodrigues Macena
Acadêmica do curso de Ciência da Computação faleceu nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

É com pesar que a Universidade comunica o falecimento na madrugada desta segunda-feira (25/5) da estudante do curso de Ciência da Computação da Unesc, Letícia Rodrigues Macena. A acadêmica de 24 anos estava na sexta fase da graduação.

A estudante foi vítima de um acidente de moto há mais de uma semana, ficou hospitalizada desde então, mas não resistiu aos ferimentos.  

O coordenador adjunto do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, foi professor de Letícia neste semestre e lembra da aluna como uma pessoa inteligente, dedicada e comprometida com a sua formação. Ela inclusive já atuava em uma empresa da área na região.

O velório de Letícia será a partir das 14 horas desta segunda-feira na capela mortuária do Bairro Vila Nova, em Içara, município em que a estudante da Universidade residia. 

Aos pais, familiares e amigos de Letícia, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Milena Nandi - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2020 às 11:57
Compartilhar Comente