Ciência da Computação

Eles estão acompanhando a evolução tecnológica na Unesc

Eles estão acompanhando a evolução tecnológica na Unesc
Projeto ensina idosos a utilizar ferramentas como WhatsApp (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

A vontade de entrar no mundo tecnológico sempre acompanhou o Celso Niehues. Tudo é muito novo, e muitas vezes parece um tanto inalcançável para o aposentado, que aos 70 anos, sente dificuldade de entender como funcionam as “ferramentas da modernidade”. Foi em busca desse aprendizado que ele resolveu participar do projeto de extensão da Unesc “Informática para a Melhor Idade”. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (23/5), e a ansiedade era visível nos olhos de cada participante.

Celso comentou que seu filho já tentou explicar como funcionam algumas coisas, mas que ele acaba se esquecendo. “Eu aprendo, mas como não pratico acabo esquecendo. Meu filho muitas vezes não tem tempo, nem paciência para explicar como funciona então resolvi fazer o curso”, ressaltou.

Quem também está pronto para encarar um novo mundo é o senhor José Luiz Nascimento, de 72 anos. Os filhos e os netos moram longe, e ele utiliza o WhatsApp e o Facebook para se comunicar com eles, mas sente muitas dificuldades. “Eu apanho bastante do computador”, brincou o aposentado. Segundo ele, é necessário acompanhar a evolução, “Não posso ficar para trás e, além disso, quero poder estar mais próximo de minha família com a internet”, comentou.

O projeto teve início em 2013, e já contribuiu para a transformação de muitos participantes. A professora Merisandra Côrtes De Mattos, idealizadora do projeto, conta que a ideia nasceu ao notar o benefício do contato com essas ferramentas nos seus próprios pais. “Meus pais moram no Rio Grande do Sul. Um curso semelhante a esse iniciou por lá e o meu pai resolveu participar, foi quando o universo deles se modificou. A possibilidade de manter o contato com a família, comigo e com amigos trouxe uma outra visão sobre a vida para eles”, comentou.

As aulas são gratuitas e referem-se a conhecimentos básicos de informática, incluindo redes sociais como Facebook, Instagram, Skype e WhatsApp. Além disso, segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit, os participantes também vão aprender sobre segurança. “Na internet nós abrimos as portas das nossas vidas e isso deve ser feito com cuidado. Vocês também irão aprender sobre como utilizar essas ferramentas com segurança”, comentou.

Saiba mais


A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de maio de 2017 às 17:09
Compartilhar Comente

Jogos Digitais Unesc tem momento histórico

Jogos Digitais Unesc tem momento histórico
Durante a graduação alunos recebem certificados de Programador e Projetista Mais imagens

Os alunos de Jogos Digitais da Unesc podem acrescentar mais uma conquista ao currículo. Na manhã desta quarta-feira (17/5) os acadêmicos da terceira e quinta fase receberam seus certificados de Programador e Projetista de Jogos. A primeira cerimônia na história do curso ocorreu na Sala 1 do Bloco O. Este é um diferencial oferecido pela graduação em Jogos Digitais da Universidade, certificando a qualidade do estudante ainda durante o curso superior, que o ajuda no mercado profissional.

Os estudantes receberam o certificado após concluir diversas disciplinas entre a primeira e quinta fase. “É um certificado oferecido por poucas instituições no Brasil. Os conhecimentos obtidos se tornam de grande importância e destaque em um mercado tão competitivo”, afirmou o acadêmico da quinta fase Pedro Antônio Brunel.

Para o coordenador do curso, professor Paulo João Martins, o momento recompensa a aposta dos acadêmicos na escolha pela Unesc. “Eles apostaram em nós, que somos um curso novo. Então buscamos ser diferentes, pensar e oferecer oportunidades como esta. Trabalhamos como fases de um jogo e avançamos até concluir, para depois recomeçar e seguir sempre melhorando”, comentou.

Destaque regional

“O curso é um dos mais novos da UNACET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) e já tem grande renome na região. O potencial de empreendedorismo é gigantesco e sua missão de transformação para comunidade vem sendo cumprida com maestria”, destacou o diretor da UNACET, Evanio Ramos Nicoleit.

Para o professor Rogerio Casagrande obter uma certificação em meio a graduação vai atender as demandas do mercado, que segundo ele está em constante mudança e exige inovação e adaptação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de maio de 2017 às 11:47
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc ensina idosos a utilizarem ferramentas como Facebook e WhatsApp

Projeto da Unesc ensina idosos a utilizarem ferramentas como Facebook e WhatsApp
Ação é gratuita e está com inscrições abertas na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o crescimento do número de idosos no país, surgem questionamentos sobre como melhorar a qualidade de vida da terceira idade. Segundo dados do IBGE, o Brasil possuirá 25 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade no ano de 2025 e será a sexta população mundial em número de idosos. Dentro deste contexto a Unesc oferece o projeto de extensão “Informática para a Melhor Idade”, gratuitamente. A ação está com inscrições abertas na Universidade.

Os interessados deverão realizar a inscrição de segunda a quarta-feira (15 a 17/5), das 14 às 17 horas, na sala 8 do Bloco XXI-A da Universidade. É necessário trazer documentos e comprovante de residência.

As aulas ministradas são gratuitas e referem-se a conhecimentos básicos de informática, incluindo redes sociais como Facebook, Skype e WhatsApp.

Saiba mais

A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de maio de 2017 às 13:22
Compartilhar Comente

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
Atividades comunitárias da UNA CET foram reunidas em obra (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.

O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.

Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;  “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38
Compartilhar Comente

Estudantes de Ciência da Computação participam de bate-papo sobre o Enade

Estudantes de Ciência da Computação participam de bate-papo sobre o Enade
Encontro conscientizou os estudantes sobre a importância da avaliação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de esclarecer dúvidas e fomentar a importância do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o curso de Ciência da Computação desenvolveu um encontro com os alunos nesta segunda-feira (8/5). O encontro foi ministrado pelo professor Thiago Francisco, coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional).

O encontro compõe uma série de ações programadas pelo curso para conscientizar os estudantes sobre a importância dos processos de avaliação. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse, e foi organizado pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Ciência da Computação, em parceria com o Centro Acadêmico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de maio de 2017 às 20:00
Compartilhar Comente