Ciência da Computação

Palestra IBM na ACIC

Acadêmicos da 7a fase do curso de Ciência da Computação, que estão cursando a disciplina de Inteligência Artificial, juntamente com os professores Merisandra Côrtes de Mattos Garcia e Paulo João Martins, prestigiaram na noite de ontem (27/04), na ACIC, a palestra "A Inteligência por trás do Watson", proferida  por Heverton Fisher (Architect ISV´s Advisor - IBM). A palestra foi promovida pelo Núcleo de Profissionais e Gestores de TI. No evento também estavam presentes vários egressos do curso de Ciência da Computação da UNESC.



Por: Curso de Ciência da Computação 28 de abril de 2017 às 17:12
Compartilhar Comente

Comunidade ganha três novos programas de extensão

Comunidade ganha três novos programas de extensão
UNA CET lançou a novidade nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A UNACET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc lançou na tarde desta quarta-feira (5/4) seus primeiros programas comunitários. Juntos, o Pehis (Programa de Extensão Habitat+Humano, Inclusivo e Sustentável), o Incluir (Programa de Extensão de Inclusão Tecnológica para Cidadania e Promoção da Qualidade de Vida) e o InovAção (Programa de Extensão Inovação para Sustentabilidade) vão reunir 12 projetos desenvolvidos por alunos e professores dos cursos vinculados a Unidade Acadêmica em Bairros de Criciúma e região.

A coordenadora de Extensão da UNACET, Miquele Lazarin, comenta que o lançamento dos programas é o resultado de um trabalho iniciado há alguns anos pela Unidade Acadêmica. “Todo mundo sonhou junto”, afirma. Segundo ela, todos os cursos participaram deste projeto. “Os programas foram criados a partir das necessidades apresentadas pelos próprios cursos. Eles vêm reforçar a importância da curricularização da extensão”.

Para o diretor da UNACET, Evanio Nicoleit, os programas vão fortalecer a extensão nos cursos da Unidade Acadêmica, ao mesmo tempo em que abrem novas possibilidades de aprendizado para os acadêmicos. “Este não é um projeto acabado. É uma construção que vai acolher outras que virão”, afirma.

Os professores Miguel Angel Pousadela, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia e Mario Ricardo Guadagnin aprensentaram os programas para professores e alunos durante o evento que teve a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; da diretora da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e da coordenadora de Ensino da UNACET, Martha Hoffmann.

Programas de extensão da UNACET

Pehis
(Programa de Extensão Habitat+Humano, Inclusivo e Sustentável) – coordenador: Miguel Angel Pousadela.
Temáticas: meio ambiente; ambiente e cidadania, habitação social, direitos humanos e cidadania e tecnologia e produção.
Projetos: “Laboratório de sistemas construtivos: um modelo físico-educacional”; “Escritório modelo interdisciplinar de assistência técnica da UNA CET”; “Escola Caetano Ronchi: Projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende – Criciúma/SC” e “Coleta Seletiva Solidária: Fórum da cadeia produtiva de resíduos sólidos com participação da gestão pública municipal, terceiro setor e cadeia de reciclagem na inclusão social de catadores”.

Incluir
(Programa de Extensão de Inclusão Tecnológica para Cidadania e Promoção da Qualidade de Vida) – coordenadora: Ana Cláudia Garcia Barbosa
Temática: tecnologia e produção.
Projetos: “Inclusão digital e os processos pedagógicos: A produção e integração de mídias digitais no ensino da comunidade escolar da escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Hercílio Amante no município de Criciúma/SC”; “Informática para a melhor idade”; “Inclusão digital para adolescentes das escolas públicas”; “Inclusão digital na APAE: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”; “SOS Biodiversidade: Uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”.

InovAção (Programa de Extensão Inovação para Sustentabilidade) – coordenador: Mario Ricardo Guadagnin
Temáticas: meio ambiente; trabalho; tecnologia e produção.
Projetos: “Coleta Seletiva Solidária: Fórum da cadeia produtiva de resíduos sólidos com participação da gestão pública municipal, terceiro setor e cadeia de reciclagem na inclusão social de catadores”; “Educação ambiental com enfoque na preservação de Reserva Biológica Estadual do Aguaí”; “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente Abadeus: Proposta de fortalecimento e ampliação para comunidade de entorno do Bairro Cristo Redentor em Criciúma/SC”; “Reconstruindo a cidadania”; “SOS Biodiversidade: Uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de abril de 2017 às 22:03
Compartilhar Comente