Ciência da Computação

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

Empreendedorismo: egressos da Unesc comemoram sucesso no ramo empresarial

A startup Wized e o software Simples Dental mostram o sucesso dos egressos dos cursos da Unesc.

Nem só sonhar, mas realizar. É rápido até demais. A realidade dos egressos Luís Felipe Cardoso Fabris e Gélio Júnior, o primeiro formado em Administração e o segundo, em Ciências da Computação, confirma que a boa formação, aliada ao empreendedorismo, são decisivos para o sucesso empresarial. Os jovens se tornaram, com esforço, inteligência e dinamismo, cases de sucesso em âmbito internacional. Luís, 24 anos, se associou a três colegas e, juntos, desenvolveram um bloqueador de fraudes em vendas de ingressos online. Enquanto isso, Gélio Júnior, aos 29 anos, é um dos fundadores de uma das mais importantes empresas de software odontológico do país, referência mundial no ramo de odontologia.

Luís Felipe conta que, aos 13 anos, já tinha a chamada “veia empresarial”, e começou a empreender vendendo pizzas e doces ao lado de um amigo. No vídeo, ele conta como foi a ascensão, desde uma marca de roupas até uma confecção que ele abriu e ainda possui, para chegar a ser integrante de uma das startups mais reconhecidas atualmente no país e ficar entre as 27 finalistas da Startup Show, entre 300 outras empresas. "A Startup Show é o maior concurso do gênero no Brasil. A Wized foi a única catarinense, a única a utilizar a blockchain e a única a aceitar criptomoedas”, salienta Luis, sócio da empresa ao lado de Eduardo Mazzuco Cividini, Rodolfo Cirimbelli Gaidzinski e Rodrigo Búrigo Esmeraldino. Até o final do concurso, que acontece em dezembro, a cada semana três empresas competem, onde uma é escolhida por votação do público no site https://startupshow.com.br  e análise de jurados.

A Wised trabalha com um modelo de negócio único no Brasil e com poucos similares pelo mundo. A plataforma de compra e venda de ingressos utilizando a plataforma blockchain faz com que a venda seja 100% segura, sem risco de fraudes. A empresa permite ao cliente acessar o site e fazer o cadastro do seu evento totalmente 'self servisse' e automatizado, de modo que o cliente cria o evento diretamente no site da Wised. Ao adquirir o ingresso, o comprador recebe um QRCode, que deve ser apresentado no evento, sem necessidade de ingresso impresso.

Assim como o Luís, Gélio Júnior começou a empreender desde cedo. Com apenas 11 anos de idade, ele já trabalhava com o pai. Egresso do curso de Ciências da Computação da Unesc, hoje é sócio da Simples Dental – o maior software para consultórios odontológicos da América Latina. “Temos o equivalente a 13% do total do mercado brasileiro”, conta.

Veja um resumo da história do Gélio no vídeo:

O software Simples Dental já atende 27 mil usuários. A ferramenta é usada por dentistas, secretárias e administradores de clínicas no controle dos agendamentos, financeiro e documentação de seus pacientes. “Para o leigo compreender, eu costumo citar os seguintes exemplos: o agendamento de consultas fica mais fácil e, ainda, uma mensagem é enviada ao paciente duas horas antes do atendimento. Os demais consultórios costumam esperar a pessoa ir até eles”, ressalta. Outra característica, é administrar a agenda online de qualquer lugar, armazenar todas as informações da clínica com muito mais agilidade e organização. A empresa é formada ainda pelos sócios Lucas Carlessi, e Vitor, desenvolvedores de software; Marcos Cesar Canto, designer; e Ramon Silva Maciel, dentista. Três dos cinco sócios estudaram na Unesc e já tinham a ideia de criar uma empresa durante a graduação. "A Unesc teve um papel muito importante na história dessa empresa, pois ela foi um dos primeiros clientes do Simples Dental. A Unesc nos deu a confiança e o apoio que precisávamos para seguir com a empresa no início quando ninguém acreditava no nosso negócio.", relembra Gélio.

A empresa pretende fechar este ano com faturamento superior a dois milhões e um crescimento de mais de 70% mesmo em um ano de crise. Mesmo com esses números expressivos essa galera não para por aí e o foco agora é internacionalizar e se tornar uma empresa com atuação mundial.

O Software Simples Dental também é usado na clínica odontológica da Unesc, desde 2013. A universidade é uma das únicas do Brasil a incluir a informatização na rotina clínica já durante a graduação, reforçando a importância da união entre gestão e tecnologia para os futuros dentistas.

Para a reitora da universidade, Luciane Ceretta, é um orgulho ver egressos com tanto sucesso. “Não só a Unesc, mas, eu particularmente, estou muito feliz em ver esses nossos ex-alunos tão bem no mercado de trabalho, e o melhor: criando, inovando, sendo empreendedores. Isso é algo que sempre incentivamos dentro da nossa comunidade acadêmica. Eles estão fazendo a verdadeira diferença na sociedade”, se alegra a reitora.

Quem quiser conhecer o site do Luís Felipe e seus amigos pode acessar o www.wized.com.br. O trabalho do Gélio e seu associado você encontra no www.simplesdental.com.br

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de outubro de 2018 às 17:15
Compartilhar Comente

Segundo dia de Sulcomp aborda a Realidade Virtual e os Sistemas Imersivos

Segundo dia de Sulcomp aborda a Realidade Virtual e os Sistemas Imersivos
Palestra sobre o tema foi proferida pelo professor Leonardo Campos Inocencio (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A segunda noite da 9ª edição do Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação), evento realizado ao longo da semana na Unesc, teve foco voltado à Realidade Virtual e aos Sistemas Imersivos. Quem comandou a palestra principal desta quinta-feira (4/10) foi o professor Leonardo Campos Inocêncio, graduado em Engenharia de Agrimensura pela Unesc, com mestrado em Geologia pela Unisinos, sendo ainda doutorando em Computação Aplicada. Atualmente, ele atua como professor universitário e pesquisador do VIZLab (Laboratório de Visualização Avançada e Geoinformática).

Ainda ao longo desta quinta-feira, diversos trabalhos foram apresentados por acadêmicos e professores vindos de instituições de todo o país.

Na sexta-feira, o foco principal do evento será voltado ao tema “Internet das Coisas - O que é, como funciona, como prototipar e como entrar nesse mercado promissor e em franco crescimento” em uma palestra ministrada por Renata Coelho. A profissional é Bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedora de software há mais de dez anos. As atividades do Congresso têm apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e estão sendo realizadas diariamente no Auditório Ruy Hülse.

Instrução sobre a SBC

Aproveitando a oportunidade, a coordenadora do Curso de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa, destacou a importância da SBC nas atividades da categoria. Conforme a professora, são mais de 20 mil profissionais associados ao órgão, que sempre oferecem apoio ao curso e à Universidade. “Uma das ações da Sociedade diretamente ligada aos acadêmicos é a formação da grade de disciplinas dos cursos. É a SBC, com estudiosos e pesquisadores, que indica o que precisa constar na grade, sendo adequado de acordo com a realidade de cada instituição”, explicou. Ainda entre as informações, a coordenadora destacou os benefícios oferecidos em diferentes aspectos para estudantes e profissionais que se associam.

O Sulcomp é um evento realizado na Unesc a cada dois anos, levantando o que há de mais atual na área de Ciência da Computação no país. A edição de 2018 segue até sábado (6/10). Confira a programação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de outubro de 2018 às 21:09
Compartilhar Comente

Unesc é centro das atenções no mundo da computação nesta semana

Unesc é centro das atenções no mundo da computação nesta semana
9ª edição do Sulcomp reúne conhecimento acadêmico no que há de mais atual na área (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Discussões das mais atuais e qualificadas em todo o mundo, no que diz respeito à computação, estarão em pauta nesta semana na Unesc. Isso porque foi aberto nesta quarta-feira (3/10) a nona edição do Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação). O evento é realizado bianualmente pelo Curso de Ciência da Computação da Unesc, com apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), e atrai profissionais de todo o país para palestras, apresentações de trabalhos, minicursos e ainda um workshop. A abertura do Congresso foi realizada no Auditório Ruy Hülse repleto de profissionais e estudantes interessados em aprender e se atualizar.

Para a primeira e grande palestra o evento contou com a presença do pesquisador Paulo Cavalim, da IBM Research. Ele abordou o tema “Aprendizagem de Máquina: O que é e uma visão sobre o cenário atual e aplicações”. Em sua fala, Paulo destacou o crescimento expressivo no número de cursos relacionados à Inteligência Artificial e ao Aprendizado de Máquina em todo o mundo, assim como a multiplicação de participantes em congressos e seminários na área.

Conforme Paulo, gráficos comprovam o crescimento do uso de tais ferramentas no dia a dia da indústria e da cobrança dos conhecimentos da área no mercado de trabalho. “Acredito que o ‘boom’ disso tudo tenha vindo pelo interesse no assunto, claro, mas também pela percepção do desempenho de alguns sistemas que chamaram a atenção. Eles criaram a expectativa de que podem ser aplicados em muitas situações e resolvem problemas em diversas áreas até melhor que um ser humano”, destacou.

Antes mesmo da fala de Paulo, ao longo da tarde os participantes já puderem trocar experiências e aprender sobre as novidades do mercado a partir da apresentação de trabalhos aprovados pela organização.

Abertura oficial

A noite de abertura contou com a presença da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta; da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; da coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa; do coordenador-adjunto do curso, Luciano Antunes; e do presidente do Centro Acadêmico, Gianluca Pereira.

Para a reitora, foi uma imensa satisfação acompanhar de perto o momento de abertura do Sulcomp, já que esteve atenta a todo o trabalho de organização da coordenação do curso e da comissão organizadora, engajadas para que fosse um evento de forte aprendizado para todos. “A nossa vida no presente, e quiçá no futuro, está praticamente comandada pelas questões tecnológicas então a profissão de vocês está em todas as escalas de crescimento profissional do futuro. Vocês estão em um lugar muito privilegiado”, salientou Luciane.

Ainda em sua participação, Luciane destacou a luta para que a Universidade seja cada dia melhor e deixou uma provocação aos presentes. “Meu convite a vocês é que vocês façam o melhor no lugar que vocês então, pois o futuro os aguarda, e com um progresso sem precedentes”, completou.

Para embasar sua fala sobre a força da Unesc, a nível nacional, a reitora fez questão de destacar alguns dos indicadores apontados no RUF (Ranking Universitário Folha), divulgados nesta semana.

A Pró-Reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti destacou também a mudança de era vivida atualmente e que é fortemente influenciada pelas tecnologias. “Nós estamos tendo a nossa vida muito impactada pela tecnologia, a educação está sendo fortemente impactada com a tecnologia e nós temos que estar preparados para lidar com isso, não só com os impactos nas nossas vidas, mas também ter profissionais preparados para viver e construir esse momento. Sendo assim, nós esperamos que vivenciem e acompanhem de perto esse momento oportunizado para o conhecimento”, afirmou.

Grande oportunidade

Os trabalhos inscritos por estudantes e profissionais de todo o país para apresentação no evento, conforme a coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa, reforça a grande oportunidade dos participantes para adquirirem conhecimento nesta semana. “A programação conta com temas muito atuais, bons palestrantes e muitos trabalhos qualificados. Vocês são realmente privilegiados de estarem aqui. Se envolvam de verdade e participem desse evento conosco”, convidou.

A edição de 2018 segue com atividades na Universidade até sábado com extensa programação. Entre as temáticas abordadas estarão, por exemplo, a Internet das Coisas, o mercado de games, o mercado Android e práticas de projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de outubro de 2018 às 22:23
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

Os professores do curso de Ciência da Computação, Merisandra Côrtes de Mattos e Luciano Antunes foram os entrevistados desta terça-feira (2/10) do Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, de Criciúma. O tema do programa foi inteligência artificial e os professores falaram sobre robôs, programação e jogos.

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2018 às 12:47
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente