Ciência da Computação

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Formados em Ciência da Computação ganham cada dia mais espaço

Formados em Ciência da Computação ganham cada dia mais espaço
Mercado de trabalho oferece ampla demanda para profissionais da área Mais imagens

Uma das áreas com as maiores oportunidades de mercado tanto para empreender quanto para atuar profissionalmente em grandes empresas, a programação e desenvolvimento de sistemas ganha cada dia mais força. Com o crescimento de startups de tecnologia, o mercado de trabalho para profissionais formados em Ciência da Computação vive um excelente momento.

Em uma sociedade que se digitalizou de forma surpreendente na última década e onde há demanda por jogos digitais, aplicativos para smartphones, desenvolvimento de softwares para os mais diversos setores da economia, os profissionais que investem no curso superior com foco na ciência da computação são hoje disputados neste mercado crescente. Novos segmentos despontam também para quem atua na ciência da Computação, como o de sistemas embarcados, com tecnologias para veículos, indústria 4.0 com solução para segmentos industriais, e internet das coisas, que vem promovendo uma revolução tecnológica no dia a dia das empresas e das pessoas. Exemplo prático dessa nova realidade está nas milhares de soluções gratuitas  ou pagas nas lojas virtuais como Apple Store e Play Store.

Para quem quer navegar nesse mar de oportunidades a dica é uma boa formação acadêmica, que permita atender as muitas demandas que o mercado produz. A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, explica que aos 21 anos, o curso é um dos grandes trunfos da região sul de Santa Catarina no que diz respeito à formação de profissionais voltados ao setor de tecnologia e computação. São centenas de bacharéis formados que hoje atendem as crescentes necessidades das empresas de tecnologia e softwares. Muitos profissionais têm investido em negócios próprios, como startups de tecnologia e inovação. Cases bem sucedidos pipocam no mercado, gerando emprego, renda e inovação em uma sociedade cada vez mais digital.

No curso de Ciência da Computação da Unesc a cada semestre dezenas de projetos são apresentados nos trabalhos de conclusão de curso, os TCCs. Os projetos ligam ainda mais a realidade acadêmica com as necessidades da sociedade. Essa ligação já acontece ao longo do curso com projetos em parceria com empresas e entidades da sociedade, onde as pesquisas e estudos acadêmicos têm permitido aos futuros bacharéis estarem conectados ao futuro mercado de trabalho. Como resultado prático o curso tem formado cada vez mais profissionais conectados com o mercado e com as necessidades que o mundo digital tem apresentado.

A cada semestre o curso disponibiliza 40 vagas para novos acadêmicos. A estrutura é um dos diferenciais do Bacharelado em Ciência da Computação, oferecendo laboratórios de informática com equipamentos de ponta, oportunidade de participação em projetos de pesquisa e extensão, congressos e interação com o mercado visando a troca de experiências com acadêmicos.

A proposta metodológica do curso é fundamentada no ensino, na pesquisa e extensão, buscando constantemente o trabalho interdisciplinar. Entre os conteúdos estudados nos nove semestres estão Algoritmos e Programação, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Computação Gráfica. Essas disciplinas são aplicadas de forma abrangente e aprofundada, de acordo com o perfil da ciência da computação, que deve trabalhar conteúdos básicos que suportam a formação tecnológica, incluindo nestes conteúdos de tecnologia e computação aulas teóricas e práticas. “A prática é exercida em sala de aula quando são trazidos problemas da área tecnológica que são observados no dia a dia e nas empresas que os acadêmicos atuam e apontadas soluções conjuntamente entre professores e alunos. A prática também é exercida em atividades complementares como estágios não-obrigatórios, projetos de pesquisa e extensão entre outras atividades”, salienta a coordenadora. Os TCCs são obrigatórios e individuais onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar com profundidade uma das muitas áreas da ciência da computação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de agosto de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Proximidade com o mercado de trabalho é foco de parceria entre Unesc e Narwal Sistemas

Proximidade com o mercado de trabalho é foco de parceria entre Unesc e Narwal Sistemas
Parceria vai ofertar mais de 30 vagas para acadêmicos (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Preparar profissionais para o mercado de trabalho. Este é um dos objetivos da parceria entre o curso de Ciência da Computação da Unesc e a Narwal Sistemas. A colaboração vai oferecer um curso para os acadêmicos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais. Aproximadamente 30 alunos terão contato com o dia a dia de trabalho de um profissional na área de desenvolvimento de softwares. Ao final do curso, um ou mais acadêmicos que alcançarem bom desempenho terão garantia de contratação pela Narwal.

A Unesc vai ofertar o espaço físico e equipamentos para que o curso possa ocorrer, enquanto as aulas serão ministradas pelos profissionais da Narwal. “Precisamos de iniciativas como esta para flexibilizar o mercado e as oportunidades para os acadêmicos, que vão conhecer um ambiente de trabalho profissional na área”, pontuou o coordenador-adjunto do curso de Ciência da Computação da Unesc, professor Luciano Antunes.

“Além de tudo, ainda existe a chance da contratação, o que é ainda mais benéfico para quem se dedicar a esta oportunidade de aprendizado”, acrescentou o docente. Futuramente, mais cursos semelhantes serão ofertados, garantindo com que todos os acadêmicos possam passar pela experiência.

Com foco em treinar profissionais

Encontrar bons profissionais é uma das dificuldades atuais do mercado. “Onde procurar? Quem contratar? São perguntas que nós fazemos diariamente, pois estamos crescendo e, por isso, precisando de profissionais qualificados”, comentou o diretor da Narwal Sistemas, Luíz Antonio Silva.

Pensando em resolver este dilema, ele procurou o curso de Ciência da Computação. “É por isso que procuramos a Unesc, que pode nos garantir profissionais qualificados e que busquem aprender e se inteirar do mercado de trabalho, bem como estão dispostos a participar do curso e até abertos a possíveis contratações ao final da experiência”, completou Silva.  

A primeira aula do curso vai ocorrer no dia 17 de agosto, na Unesc, entre 8h e 12h. Durante os 14 sábados seguintes, os acadêmicos vão assistir aulas sobre a linguagem de programação C#, focadas em acelerar o aprendizado que já vem da sala de aula, bem como facilitar o contato dos acadêmicos com a ferramenta e o mercado de trabalho. A duração total será de três meses, com término previsto para o dia 16 de novembro. As inscrições são exclusivas para os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais, sendo realizada pela coordenação dos cursos.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 22 de julho de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente