Ciência da Computação

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc
Cerimônia Especial de Colação de Grau desta terça-feira foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Professores, coordenadoras, colegas, amigos, pais, familiares de perto ou de longe. Centenas de pessoas estiveram reunidas na noite desta terça-feira (23/2) para a Cerimônia de Colação de Grau Especial Virtual de acadêmicos de 12 cursos da Unesc. Estudantes iniciaram, a partir desta noite, o novo ciclo profissional agora graduados nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Química, História, Letras, Pedagogia, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Jogos Digitais.

A noite de celebração e homenagens foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta. Ao outorgar o grau a cada um dos formandos da noite e oficializar a permissão para que exerçam a profissão escolhida na qual se graduaram, a reitora marcou a vida dos novos profissionais. Conforme Luciane em seu discurso aos afilhados, nesta data um momento de ruptura marca suas vidas, que dividirá entre um “antes” e um “a partir de agora”. “Antes, os estudantes que circulavam no campus, que faziam seus diálogos em sala de aula ou ambiente virtual, como nesse último ano. No a partir de agora o nosso diálogo será de colegas, de profissionais. O antes é o tempo conhecido, o que fica nas memórias, e o a partir de agora um cenário desconhecido, no campo das infinitas possibilidades, nas quais cada um construirá seu caminho”, destacou.

Desejando que alcem voos em busca da realização pessoal e profissional, da construção de seus projetos de felicidade, a reitora lembrou os formandos da noite de suas responsabilidades, intrínsecas à liberdade que recebem ao se tornarem profissionais. Vivenciar este solene momento como reitora e paraninfa das turmas, para Luciane, é especial e inesquecível. “Que alegria indescritível a minha nesta noite. Contem comigo em todas as situações de suas vidas. Estarei aqui para o que precisarem e torcendo muito por suas conquistas. Jamais esquecerei tão especial momento”, salientou em agradecimento aos graduandos.

Os graduandos de cada curso prestaram ainda homenagens a professores, representando todo o corpo docente que os acompanhou ao longo de suas trajetórias. A cerimônia completa, com outorgas individuais de grau, discursos e homenagens pode ser conferida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de fevereiro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Ciência da Computação da Unesc são selecionados para maratona de programação em nível nacional

Acadêmicos de Ciência da Computação da Unesc são selecionados para maratona de programação em nível nacional
Estudantes foram destaque na etapa estadual na Maratona SBC de Programação ao lado de colegas da Udesc e da UFSC (Foto: Divulgação evento 2019) Mais imagens

A Unesc se destaca mais uma vez em nível nacional a partir da expertise de seus acadêmicos. Desta vez o destaque se dá na Maratona SBC de Programação, evento nacional que reúne estudantes de todo o país em torno de desafios de programação. A Universidade será representada na Final Brasileira da disputa nos dias 11 a 13 de março de 2021.

A primeira fase da competição ocorreu no dia 14 de novembro, de forma virtual. Na oportunidade a equipe da Unesc formada pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação Jackson Belloli, Rômulo Ramos de Siqueira e Roger Amorin Vieira, intitulada Code Distancing, ficou entre as três melhores, ao lado de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O grupo de estudantes é comandado pelo coach Luciano Antunes, coordenador adjunto do curso. Conforme Luciano, a equipe tem demonstrado muita capacidade e não por acaso recebeu o destaque sendo selecionada para a etapa nacional. “São excelentes alunos que tem se dedicado e com certeza irão representar a Unesc à altura”, destaca.

A etapa nacional em 2021, assim como foi a estadual, deverá ser realizada de forma virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Até lá, de acordo com o técnico, o grupo segue praticando. “São algoritmos, linhas de códigos e desafios de lógica bastante complexos e que exigem um raciocínio rápido”, comenta.

Esta é a primeira vez que a Unesc é classificada para a etapa final da Maratona SBC de Programação, que está em sua 25ª edição. A Maratona é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Em 2019 participaram do evento 726 times de 224 instituições de ensino de todos os estados do Brasil com exceção ao Mato Grosso e Tocantins.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2020 às 21:14
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc
Acadêmicos, agora formados, tiveram grau outorgado na noite de sexta-feira (23/10) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina, o Estado, o país e o mundo ganharam, na noite de sexta-feira (23/10), profissionais de sete diferentes áreas, formados pela Unesc. A Universidade, por meio de cerimônia de Colação de Grau especial realizada de forma virtual, entregou ao mercado de trabalho novos profissionais dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comercio Exterior, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Medicina e Nutrição.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, representante da equipe de gestão da Instituição. Conforme Oscar, foi uma honra e uma grande satisfação fazer parte desse momento tão especial para alunos, seus amigos e familiares. “As cerimônias de colação de grau são sempre momentos emocionantes para todos. Ao ouvir as palavras ditas nesta noite, nós nos recordamos do tempo que em éramos nós os jovens saindo da Universidade e iniciando uma trajetória profissional”, comentou.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e o necessário distanciamento social, conforme o diretor, o momento celebra a conquista obtida por cada um após anos de estudo e dedicação. “Mesmo distantes um do outro, nesta noite celebramos essas conquistas obtidas com esforço e é muito prazeroso ver essa recompensa obtida após anos de estudo e sonho com a chegada deste dia”, completou.

A transmissão da Unesc TV foi assistida por mais de 650 pessoas e pode ser acessada abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2020 às 12:19
Compartilhar Comente

Emoção, homenagens e comemoração em mais uma formatura virtual da Unesc

Emoção, homenagens e comemoração em mais uma formatura virtual da Unesc
Na tarde desta quarta-feira tiveram novos profissionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Química e Tecnologia de Jogos Digitais entregues à sociedade (Foto: May Mais imagens

O ciclo profissional de 57 novos profissionais formados pela Unesc foi iniciado oficialmente na tarde desta quarta-feira (9/9) com a celebração de mais uma cerimônia especial de Colação de Grau virtual. Em evento transmitido pela Unesc TV por meio do YouTube, a Universidade formou profissionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Química e Tecnologia de Jogos Digitais.

Engana-se quem pensa que, por ser virtual, a cerimônia não é tomada pela emoção. Ao ver os colegas a postos para receber a outorga do grau, alguns acompanhados dos familiares em casa, outros longe de seus lares, o sentimento dos agora profissionais e egressos da Unesc fica a flor da pele pelo encerramento de tão importante ciclo.

Entre as centenas de pessoas que acompanharam ao vivo a transmissão da colação de grau estavam amigos, colegas, familiares e amores daqueles que se dedicaram ao longo dos últimos quatro, cinco, seis ou mais anos para que esse momento chegasse e estivessem aptos a exerceram a profissão que escolheram.

Na plateia virtual também é possível expressar a emoção. Foi o que fez, pelo chat do YouTube, o espectador Emerson Leandro Ungarett​ Filho, pai do graduando em Ciência da Computação, Emerson Leonardo Alves. “Obrigado por ser esse cara especial. Me deixa com muito orgulho! Te desejo muito sucesso nesta sua jornada. Saiba que pode contar com o pai sempre”, comentou homenageando o primogênito.

Escolhida como paraninfa dos graduandos da tarde, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a honra do convite e destacou o orgulho ao ver os novos profissionais que a Universidade entrega ao mercado a partir desta data.

Conforme ela, a formação obtida na Unesc lhes dá base sólida para seguirem seus caminhos prezando sempre pelo trabalho sério e bem feito. “Não esqueçam que esse é o primeiro passo e que a construção da caminhada está só começando. O céu é o limite para vocês e esse diploma será o passaporte para grandes novas incursões no mundo do conhecimento. Esperamos vocês de retorno em toda a gama de oportunidades que a Universidade oferece para que deem continuidade as suas carreiras”, destacou.

A cerimônia virtual contou ainda com as palavras carinhosas dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering; Ciência da Computação e Jogos Digitais, Ana Cláudia Garcia Barbosa e Engenharia Química, Maria Alice Prado Cechinel, além da presença da patronesse do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eing Savi e do patrono do curso de Engenharia Química, Maicon Cargnin.

Ainda de forma online, foram condecorados com homenagens os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Glaucia Regina Marquesan, Jorge Luiz Vieira e Rúbia Carminaiti Peterson e, do curso de Engenharia Química, José Luiz Westrup e Wilson Menegon Bristot, todos escolhidos pelos formandos como mestres que marcaram positivamente o período de graduação.

A transmissão pode ser assistida a qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2020 às 14:24
Compartilhar Comente

Professor da Unesc concede palestra ao Instituto Superior Politécnico da Caála

Professor da Unesc concede palestra ao Instituto Superior Politécnico da Caála
Instituição de ensino fica na Angola; Momento foi mediado por tecnologia (Imagem: ReproduçãoFacebook) Mais imagens

O professor e coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes, compartilhou conhecimentos em palestra internacional, concedida ao ISPC (Instituto Superior Politécnico da Caála), de Angola. Via ferramentas digitais, o docente da Unesc participou do evento “Café Literário” na tarde de sexta-feira (21/8). A palestra foi transmitida ao vivo nas redes sociais do Instituto, clique aqui para assistir. 

Com um olhar ao contexto atual, principalmente no segmento da educação superior, Antunes foi convidado a abordar o tema “Educação e uso das Tecnologias na Educação: Olhar para o ensino”, ao lado dos professores Osvaldo Mano, Herculano Henriques e Vasco Suano. “O objetivo foi tratar sobre os vários contextos da educação, principalmente com a inclusão do uso da tecnologia. A educação é um meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores sejam transferidos e desenvolvidos a cada geração”, evidenciou a mediador do evento, Esperança Catito.

Cada convidado apresentou suas reflexões por dez minutos, e posteriormente o debate foi aprofundado. O público também teve a oportunidade de contribuir via chat. 

Sul do Brasil e a abordagem tecnológica na Unesc



Em sua participação, Antunes direcionou as informações compartilhadas à experiência vivida e construída na Unesc, dentro das perspectivas do tema central. O professor relatou que as aulas não pararam e a resposta rápida da Instituição ao cenário pandêmico, destacando valores necessários às organizações do segmento do ensino e ao professor. “A Unesc investiu muito em formação continuada do docente, preparando-o para estes novos enfrentamentos. Essas oportunidades de preparação estão sendo constantes, propostas pela própria Universidade e acompanhadas por investimentos. Assim, nossas aulas não pararam. Nossos estudantes, em um local distante fisicamente, se mantiveram conectados ao professor de forma ao vivo, construindo conhecimentos e utilizando de metodologias ágeis, por meio de um dos novos papéis do docente, o de mediador”, afirmou.

Empenho do professor para fomentar engajamento, protagonismo estudantil, respostas rápidas aos desafios que se apresentarem e as dificuldades para o ensino básico também foram aspectos abordados por Antunes, que adiantou um pouco do que se espera na Unesc para o segundo semestre de 2020. “É um novo enfrentamento, mas que também é uma grande oportunidade”, destacou. 

Aulas híbridas com transmissão ao vivo e presencialidade programada são novidades para o segundo semestre na Unesc. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2020 às 13:48
Compartilhar Comente