Ciência da Computação

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Diálogos Unesc: Acadêmicos e Reitoria discutem sobre necessidades, anseios e reivindicações

Diálogos Unesc: Acadêmicos e Reitoria discutem sobre necessidades, anseios e reivindicações
Momento foi produtivo com a grande participação dos alunos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos e equipe da Reitoria estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (13/8) para o primeiro momento da ação Diálogos Unesc, no Auditório Ruy Hülse. A proposta, levantada pela Reitoria, foi de proporcionar uma noite especial com a equipe a postos para ouvir comentários, anseios, reivindicações e até apontamentos de ações que tenham bom resultado dentro de cada curso ou setor. Conforme a Reitora Luciane Ceretta, o objetivo é realizar a ação a cada semestre, proporcionando também o momento aos professores, gestores e coordenadores de curso da instituição como forma de dar respaldo e continuidade a proposta, já levantada ao longo da campanha realizada em 2017, de estar próximos da comunidade acadêmica.

O primeiro contato foi de apresentação da própria Reitoria e a equipe que a compõe, salientando a forma com que cada setor se relaciona com os acadêmicos. Após as apresentações os estudantes puderam ficar à vontade para realizarem seus questionamentos, o que rendeu uma conversa de mais de duas horas e meia e uma grande lista de reivindicações e sugestões montada para ser aprofundada posteriormente. “Viemos ouvir muito mais do que apresentar números ou explicações. A Unesc é uma universidade comunitária e esse é um espaço do qual não abrimos mão. Esse contato não tem preço e a lista que montamos hoje será muito importante”, declarou a reitora.

Para o vice-reitor, Daniel Preve, o debate com os alunos é um dos compromissos da chapa, que levantou a campanha "A Unesc que a gente quer" e agora trabalha todos os dias para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos. "Todas as decisões que tomamos são analisadas com extremo cuidado pelo compromisso que temos de manter e ampliar a excelência acadêmica da Universidade. Esse contato vem a somar com os nossos objetivos", afirmou.

Grande participação

Entre os assuntos levantados ao longo do diálogo esteve a possibilidade de realização de mais projetos que possam integrar acadêmicos dos mais variados cursos. A universitária Vitoria Maria Vito, do Curso de Biomedicina, foi quem levantou a questão, afirmando que gostaria de poder conviver mais com colegas que, no mercado de trabalho, poderão de alguma forma ter contato com sua função.

“Muitas vezes o aluno não entende o que o seu curso pode ter a ver com o outro, mas tem sim muita coisa. Nós somos todos colegas e acho importante que ações promovam mais envolvimento até para incentivar um maior respeito com relação a outras profissões por meio do entendimento do valor que o colega também vai ter também na sociedade”, comentou. Vitoria aproveitou ainda para agradecer pela possibilidade de poder falar abertamente sobre tantos assuntos pessoalmente com a equipe da Reitoria e levar anseios diretamente para as lideranças da Universidade.

Ainda entre os temas levantados estiveram a possibilidade de criação de uma Pós-Graduação na área de computação dentro da Universidade; a maior utilização da ampla estrutura do Iparque; o incentivo para que mais projetos de extensão possam ser realizadas nas cidades da região; a possibilidade da volta do projeto de Feira das Profissões e as atuais ações realizadas dentro do campus com a intenção de atrair alunos do Ensino Médio para a Unesc; a valorização dos cursos de Licenciatura por meio de ações voltadas ao incentivo para que os adolescentes conheçam mais as possibilidades da formação; uma conversa franca sobre as ações tomadas pela atual gestão para uma contenção de gastos necessária para as finanças da Universidade e os resultados disso nos números atuais; a possibilidade de criar novos critérios para escolha de acadêmicos para os projetos de extensão; entre outras pautas.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e a gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin, também participaram do encontro. Conforme a Reitora, todas as situações levantadas serão discutidas com a equipe com a intenção de avaliar novas possibilidades e de tornar realidade o máximo de reivindicações possível. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2018 às 22:32
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Unesc e Sebrae dão pontapé inicial ao projeto Jornada Empreendedora

Unesc e Sebrae dão pontapé inicial ao projeto Jornada Empreendedora
Ação foi lançada de forma oficial na noite desta segunda-feira (6/8) no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Diante do Auditório Ruy Hülse completamente lotado por um público cheio de boas expectativas, foi iniciado de forma oficial na noite desta segunda-feira (6/8) o projeto Jornada Empreendedora, uma parceria entre a Unesc e o Sebrae Santa Catarina. A ação promete revolucionar tudo o que diz respeito a empreendedorismo dentro do campus através de ações especiais pensadas para professores, gestores e alunos com a intenção de criar ou inflamar a visão e o comportamento empreendedor em cada um dentro da sua realidade.

Na primeira atividade da ação estiveram presentes autoridades da universidade e do Sebrae, em âmbito regional, estadual e nacional, para assinatura do contrato inicial de 18 meses de parceria. Além do cerimonial, o evento contou ainda com uma palestra do Diretor Técnico do Sebrae SC, Anacleto Angelo Ortigara, dando início de forma imediata ao compartilhamento de conhecimento sobre o assunto proposto pela ação.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o incentivo e conhecimento voltado ao empreendedorismo foi um dos principais eixos apontados em seu Plano de Gestão e a noite desta segunda-feira marcou uma conquista muito significativa e de grande expectativa. “A universidade tem também esse papel de abrir caminhos para que todos possam empreender não só abrindo negócios, mas também em suas carreiras e vidas pessoais. Essa parceria grandiosa nos dará a oportunidade de fazer isso com um modo de trabalho inovador, dinâmico e proativo em diferentes áreas”, comentou.

Para Ortigara, a Unesc neste momento se coloca mais um passo à frente. “A universidade está em posição destacada ao apresentar de forma inédita no país essa alternativa de alto valor aos seus professores, colaboradores e estudantes. Para conseguir basta querer e a demonstração deste querer já está sendo dada hoje. Esse é um gesto grandioso que permitirá o acesso a conhecimentos valiosos e que certamente irão gerar muitos frutos para toda a região”, afirmou.

 

Transformação do sistema

A responsável por explicar a dinâmica das 29 ações que serão realizadas ao longo dos meses de projeto foi a consultora nacional do Sebrae, Luciana Matos Santos Lima. Conforme a profissional, o trabalho para implantação da Jornada Empreendedora iniciou em agosto de 2017 e chega em um momento histórico. “Para nós do Sebrae é um dia de muita emoção. Construímos esse projeto para que possa efetivamente contribuir para formação de todos vocês e temos convicção de que isso irá se tornar realidade”, comentou.

De acordo com Luciana, a ação vai muito além da simples inclusão de conteúdos sobre empreendedorismo “Só isso não basta. A gente precisa transformar o sistema. Agir nos professores, gestoras e em vocês, alunos. Vamos imbuir esses conhecimentos no DNA da universidade”, completou.

Entre as etapas citadas pela liderança estão trabalhos com os temas: Estímulo ao empreendedorismo; Fortalecimento do ecossistema empreendedor; Aproximação com o mercado e Redes de construção de conhecimento, sendo assuntos aplicados para todas as áreas do conhecimento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 06 de agosto de 2018 às 22:11
Compartilhar Comente

Projeto “Inclusão digital na Apae” é apresentado no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Projeto “Inclusão digital na Apae” é apresentado no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Professor Luciano Antunes falou sobre o projeto desenvolvido em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Inclusão Digital na Apae de Criciúma: Uso de Jogos do Microsoft Kinect sobre o Desempenho Motor e Funcional de Estudantes da Apae de Criciúma” foi apresentado no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que encerrou sábado (30/6) em Natal, no Rio Grande do Norte.

O coordenador do projeto, Luciano Antunes, falou sobre a iniciativa que ocorre desde 2014 na Apae de Criciúma e atende aproximadamente 190 alunos. “O projeto usa a informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de julho de 2018 às 17:50
Compartilhar Comente

Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso 2018-1

Na segunda-feira (25/06/18) iniciaram as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Ciência da Computação do primeiro semestre de 2018. As apresentações estenderam-se até a sexta-feira (29/06/18)

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

1. A Meta-Heurística por Colônia de Formigas pelo Algoritmo Min-Max Ant System Aplicada ao Problema de Quadro de Horários Escolar

Prof. Dr. Cristian Cechinel (UFSC – Araranguá), Acadêmica Caroline Salib Canto, Profa. Dra. Merisandra C. de Mattos Garcia(Orientadora) e Prof. MSc. Luciano Antunes.

 

2. Utilização de Modelos Híbridos para a Definição e Execução de Processos de Software Aplicados na Otimização da Produtividade 

Profa. MSc. Ana Claudia Garcia Barbosa, Acadêmico Flaris Barreto Martinhago, Prof. MSc. Gustavo Bisognin (Orientador) e Prof. Esp. Matheus Leandro Ferreira, 

 

3. Comparação dos Algoritmos de Busca de Caminho, A* e Dijkstra, Aplicado em Cenários de Jogos

Prof. Dr. Marlon de Matos de Oliveira (UFSC – Araranguá), Prof. Dr. Kristian Madeira, acadêmico Guilherme Corrêa Milak, Prof. MSc. Luciano Antunes (Orientador) e Prof. Esp. Matheus Leandro Ferreira (Co-orientador)

 

4. Aplicação de Técnicas de Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

 Prof. MSc. Fabiano Naspolini de Oliveira (Jogos Digitais – UNESC), Profa. MSc. Leila Laís Gonçalves, Acadêmico Adão Diego Dutra e Prof. MSc. Luciano Antunes (Orientador)

 

5. Desenvolvimento de uma Máquina CNC com Hardware e Software Open Source

 Prof. Me. Paulo João Martins, Prof. Esp. Enio José Peruchi, acadêmico Diorgines Mattos Machado e Prof. Esp. Sérgio Coral (Orientador)

 

6. Simulação de Pré-Operação do Túnel de Vento UNESC

Prof. Esp. Valter Blauth Junior, Prof. MSc. Anderson José Antonietti (Engenharia Mecânica – UNESC) (Co-orientador), acadêmico Luiz Veríssimo da Silva de Souza, Prof. Me. Paulo João Martins(Orientador) e Prof. Esp. Sérgio Coral.

 

 

7. Monitoramento de Sinais Fisiológicos Utilizando Algoritmos de Fusão de Dados em RSSF

Prof. Me. Rogério Antonio Casagrande (Orientador), Acadêmico João Carlos Rosso, Prof. Esp. Valter Blauth Junior e Prof. Me. Paulo João Martins, 

 

8. Perícia Forense em Redes Sociais: Análise de Evidências no Facebook e Whatsapp

Prof. Me. Gustavo dos Santos De Lucca (Faculdade SATC) , Prof. MSc. Rogério Antônio Casagrande, acadêmico Gustavo Zanin Copetti e Prof. MSc. Paulo João Martins (Orientador),  

 

9. Proposta para Melhoria na Criação de Testes Automatizados Utilizando os Registros das Atividades dos Usuários de Aplicações Móveis

Profa. Ma. Ana Claudia Garcia Barbosa (Orientadora), Acadêmico Fabricio Medeiros Somini, Prof. Esp. Gilberto Vieira da Silva, e Prof. Esp. Matheus Leandro Ferreira, 

 

10. Protótipo de Reconhecimento Facial com Ênfase em Extração de Características da Face

Prof. Esp. Sérgio Coral (Orientador), Prof. Me. Gustavo Bisognin, Acadêmico Thiago Aleff da Silva e Prof. Dr. Marlon de Matos de Oliveira (UFSC – Araranguá)

 

11. Utilização da Gestão do Conhecimento Integrando Técnicas de Inboud Marketing como Suporte a Construção de um Processo Automático de Força de Vendas

Prof. Esp. Gilberto Vieira da Silva, Profa. Dra. Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, Acadêmico: Luis Guilherme Dagostim e Prof. MSc. Gustavo Bisognin (Orientador) 

 

 

Além destes trabalhos foram também apresentados:

1. Análise Comparativa entre Algoritmos de Estimativa de Movimento por Block-Matching para Compressão de Vídeo na Resolução Full HD: acadêmico Flavio Henrique Cimolin

2. Assistência ao Deficiente Visual Através da Tecnologia para a Sinalização Eletrônica com Semáforo Automatizado: acadêmica Mayara Freitas de Oliveira

3. Ambiente de Reconhecimento de Fala para Escrever Códigos de Programação Integrado ao GNU Emacs: acadêmico Jessé Nazário de Medeiros

4. Aplicação da Tecnologia Zigbee na Conexão de Sensores Sem Fio para o Monitoramento de Temperatura e Rota no Processo Logístico de Transporte de Alimentos: acadêmico Bruno Marcelino Lopes

5. Utilização do Conceito de Internet das Coisas Associada à Tecnologia de Ibeacons como Ferramenta Computacional Aplicada à Instrução de Usuários na Utilização de Aparelhos de ginástica: acadêmico Maikeu Paulino Duarte

6. Estudo de Vulnerabilidade no Uso da Deep Web Sob o Ponto de Vista do Usuário: acadêmico Vitor Medeiros

7. Integração de Ferramentas Open- Source para Elaboração de Infraestrutura para Implantação Contínua com Foco em Ambientes de Desenvolvimento Java: acadêmico Kevin de Faveri Aguiar

8. Extração Estruturada de Dados em Fontes Heterogêneas com Web Crawlers: acadêmico: Gustavo Fabro

9. Geração de Interfaces de Usuário para Operações Crud com Base em Metadados: acadêmico Edinei Jacob Bauer

10. Desenvolvimento do Módulo Likelihood Ratio de Efeito Fixo na Shell Meta-Analysis Diagnostic Pearson acadêmica: Aminatha Solange Domingos Miguel 

11. Máquinas Universais: Demonstração, Análise e Equivalência: Acadêmico Leandro Justin Vieira

 

Parabéns aos concluintes!!

O Curso de Ciência da Computação agradece a confiança e deseja a todos sucesso!

Por: Luciano Antunes 29 de junho de 2018 às 21:24
Compartilhar Comente