Ciência da Computação

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Indústria 4.0 e inteligência artificial são temas de debate no Curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação realizou nesta terça-feira, dia 12 de junho, uma palestra para os alunos no Bloco P sala 19. A Palestra foi ministrada por um Especialistas da SAP* que é maior empresa européia de inovação, criadora de softwares de gestão para empresas. Seu sistema de gestão está em 90% das empresas multinacionais. Mantém atividades de negócios Sapiens Parque, em Florianópolis, este que é o maior parque tecnológico no Brasil. O local fomenta a criação de empresas de inovação e startups que atuam no ecossistema de multinacionais. Na palestra foram abordados os temas abaixo aos alunos de computação. Para os alunos uma oportunidade de integração com o que há de mais avançado em inovação tecnológica do mundo, e, principalmente, no que se refere às tendências de trabalho que já estão impactando o mercado, bem como networking profissional.

Inteligência Artifical: Máquinas inteligentes.
4a Revolução Industrial: Ameaças ou novas oportunidades?
Internet das Coisas: Conectando coisas aos processos.
BigData: A gestão por trás de um grande volume de dados.
Startups: Como inovar em sua carreira e não perder oportunidades.

Assuntos de fundamental importância à futuros gestores e profissionais de tecnologia !

Por: Luciano Antunes 14 de junho de 2018 às 13:43
Compartilhar Comente

Discussão do PPC do Curso de Ciência da Computação

O NDE do curso de Ciência da Computação da UNESC semanalmente vem discutindo a construção de um novo PPC para o curso para que este possa atender as novas demandas. No dia 23 de abril mais uma vez o NDE do curso esteve reunindo para reconstruir o perfil do egresso. O NDE hoje é composto pelas professoras Ana Claudia Garcia Barbosa, Merissandra Côrtes de Mattos, e pelos professores Luciano Antunes, Paulo João Martins e Rogério Antônio Csagrande. 

Por: Luciano Antunes 03 de maio de 2018 às 13:41
Compartilhar Comente

Empresa de consultoria em tecnologia visita o departamento de Ciência da Computação

Na terça-feira dia 24/04/2018 a empresa V.OFFICE representada pelo gerente Marcos Fernando Mafra, esteve no departamento de Ciência da Computação da UNESC. Nessa reunião foram discutidas possibilidades de parceria entre essa empresa, o curso e o departamento de TI da Universidade. Estiveram presentes a professora Ana Claudia, os professores Luciano Antunes e Valter Blauth, além do funcionário do TI Adjano Scarmagnani. A V.OFFICE Redes e Telecomunicações está presente no mercado há mais de 20 anos, contando com profissionais altamente capacitados, desenvolvendo projetos inovadores e/ou apoiamos o cliente na sua implantação. A empresa oferece treinamentos dentro das tecnologias em que oferece serviços e também oferece treinamento na área de desenvolvimento.

Por: Luciano Antunes 24 de abril de 2018 às 15:23
Compartilhar Comente

Gamers de Criciúma e região se reúnem para campeonato de League of Legends

Gamers de Criciúma e região se reúnem para campeonato de League of Legends
Encontro ocorreu na Universidade durante este sábado (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A torcida apreensiva, vibrante, dando apoio ao time de jogadores extremamente concentrados, sincronizados pela busca da vitória. Pode parecer uma partida de futebol, mas na verdade, entramos no mundo dos gamers. Foi esse o clima da Unesc durante a manhã deste sábado (21/4), durante a final do campeonato de o League of Legends, mais conhecido como LOL.

O jogo, considerado um dos maiores games do mundo, proporciona hoje uma das cenas mais competitivas dos e-sports. A estatística mais recente da base de usuários do LOL revela que 100 milhões de usuários jogam o jogo todo mês. E com o intuito de reunir esse grupo, a Associação Atlética Acadêmica Cavalo de Troia, que compõe os cursos de Jogos Digitais e Ciência da Computação, trouxe a competição para dentro da Universidade.

Segundo a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, , Ana Claudia Garcia, o encontro mostra um lado diferenciado do curso, que em sintonia com o curso de Jogos Digitais, leva jogadores de Criciúma a oportunidade de descobrir uma profissão. “Eles são apaixonados pelo que fazem, e estarem dentro de uma Universidade, enxergando novas possibilidades, dá à eles a oportunidade de enxergar uma profissão”, comenta.

O menager do time formado por estudantes da Unesc, Murilo Behenck Leffa, também estudante do curso de Ciência da Computação, conta que a Universidade é pioneira em fazer parte deste mundo. “É inovadora a participação da Unesc em um encontro como esse. Além de dar credibilidade à competição, também mostra o apoio que a Instituição proporciona. É uma forma de valorizar e contribuir para o crescimento do e-sport em Santa Catarina”, ressalta.

O presidente da atlética, Fabio Henrique Pereira, conta que existe a falta de eventos assim na região. A ideia é integrar os jogadores de League of Legends. Muitos sentem falta de um encontro com grandes proporções pelas redondezas. Escolhemos o LOL  por estar em uma crescente, em relação a visibilidade dos e-sports no Brasil e no mundo”.

Os jogadores

Muitos dos gamers se conhecem apelas pelas telas do jogo online. Mas o encontro traz a oportunidade de socialização. Segundo o jogador do tima “Clube das Winx”, Bruno Guimarãoes, de Sombrio, a interação é o mais importante. “Além de contribuir pro crescimento do game, conhecer outros jogadores também é muito bacana”, afirmou.

O jogador Leonardo Sarkis, do time Avengers, de Criciúma, conta que esse foi um dos melhores eventos que ele já participou. “Tudo está muito bem organizado, com boa visibilidade. Estar dentro de uma Universidade participando de uma competição de LOL é muito positivo para o e-sport”, ressalto.

Saiba mais

Além da final do campeonato, que já havia iniciado online no início de abril. Mas além da final do LOL, também houve competições de X1. “O X1 é uma competição de um conta um, uma partida rápida. Para vencer precisa ou matar o oponente, pegar 100 de farm antes do oponente ou derrubar a torre do adversário. No nosso torneio o vencedor continua jogando e o perdedor é eliminado”, comentou a secretária da atlética, Priscila Saccon Cunha.

Acompanhe ao vivo (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 21 de abril de 2018 às 14:27
Compartilhar Comente

Campeonato do game League of Legends vai movimentar o campus neste sábado

Campeonato do game League of Legends vai movimentar o campus neste sábado
Diversos jogadores vão participar da final da competição (Foto: Divulgação) Mais imagens

Considerado um dos maiores games do mundo, o League of Legends, ou LOL, proporciona hoje uma das cenas mais competitivas dos e-sports. A estatística mais recente da base de usuários do LOL revela que 100 milhões de usuários jogam o jogo todo mês. E a Unesc vai ser palco de uma destas competições neste sábado, a partir das 10 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O encontro é promovido pela Associação Atlética Acadêmica Cavalo de Troia, que compõe os cursos de Jogos Digitais e Ciência da Computação. “A ideia é integrar os jogadores de League of Legends da região. Muitos sentem falta de um encontro com grandes proporções pelas redondezas. Escolhemos o League of Legends por estar em uma crescente, em relação a visibilidade dos e-sports no Brasil e no mundo”, comentou o presidente da atlética, Fabio Henrique Pereira. 

Este sábado será a final do campeonato, que já havia iniciado online no início de abril. Mas além da final do LOL, também haverá uma competição de X1. “O X1 é uma competição de um conta um, uma partida rápida. Para vencer precisa ou matar o oponente, pegar 100 de farm antes do oponente ou derrubar a torre do adversário. No nosso torneio o vencedor continua jogando e o perdedor é eliminado”, comentou a secretária da atlética, Priscila Saccon Cunha.

Confira informações e valores de inscrição

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de abril de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente