Ciência da Computação

Ciência da Computação na Unesc: presente e futuro promissores aos novos profissionais

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2024 às 18:24
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Programa Unesc Labs ganha novo parceiro: Deps Tecnologia

Programa Unesc Labs ganha novo parceiro: Deps Tecnologia
Mais imagens

Com 18 anos de história, a Deps Tecnologia passa a ter um laboratório dentro da Unesc. A inauguração do espaço ocorreu na tarde dessa segunda-feira (27/03), sendo essa a quinta empresa a ter espaço de desenvolvimento no campus da Universidade. As companhias Agpr5, Deps, OAIS_Piql, Procer e Useall já contam com laboratórios ativos na Instituição.

Na inauguração oficial do espaço, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou que o ecossistema de inovação da Universidade é composto por diferentes segmentos, sendo um dos principais o Unesc Labs. “O projeto tem a finalidade de aproximar academia e setor produtivo e formar talentos a partir dos nossos estudantes em laboratórios dentro da Universidade. Estes laboratórios são formatados pela empresa para que os talentos sejam formados a partir da experiência”, contou.

“Estamos felizes com a  parceria. A Deps é uma empresa de quase 20 anos, consolidada nacionalmente, com grande portfólio para ser compartilhado conosco e experiências robustas, além de ser fundada por um  egresso da Unesc, o que nos deixa ainda mais satisfeitos”, destacou a reitora.

O egresso que Luciane cita é o CEO da Deps, Cristoffer Medeiros que, em 2004, um ano após se formar em economia, decidiu investir no próprio negócio.

“Sempre falamos dentro da Deps que o CNPJ pode ficar velho, mas as ideias são. Nada melhor que ter pessoas jovens e estar dentro da Universidade para que o que fique velho seja somente o CNPJ. Na base do nosso mapa estratégico está a inovação, então essa parceria, para nós, resume muito esse desejo, essa necessidade de continuar inovando”, falou.

O planejamento estratégico da Unesc para 2023 é a implantação de ainda mais soluções importantes que vão ao encontro das necessidades que o setor produtivo apresenta. “Atualmente, as pessoas falam muito da carência de mão de obra qualificada e a Unesc, desde 2019, identificou esta oportunidade e, por meio do Hub de Inovação, oferece o Unesc Labs, que é o laboratório de formação dedicado à cultura organizacional de uma empresa”, enfatizou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes

Por meio da iniciativa, as empresas instalam os laboratórios dentro da Instituição, selecionam alunos para atuação nestes espaços e passam a integrar o ecossistema universitário, da mesma forma que os estudantes aprendem com a imersão em uma grande empresa. “Assim, elas moldam os estudantes para aprender aquilo que o banco de uma Universidade consegue fazer, que é ensinar o modus operandi. Os desafios reais do dia a dia da empresa são apresentados, sendo que a Unesc possui toda a estrutura institucional com professores e laboratórios que responderam responder às necessidades da organização instalada no Lab”, acrescenta.

O agente de inovação da Unesc, Paulo Priante, lembrou que o Unesc Labs é uma iniciativa que tem foco na experiência formativa do aluno. “A empresa traz as demandas internas para desenvolver soluções por meio desta conexão com a Unesc. Já os alunos são capacitados e fazem entregas a partir dos desafios postos e, ao mesmo tempo, absorvem a cultura da empresa”, disse.

Outras informações sobre o Unesc Labs podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3431-2606 ou no e-mail aditt@unesc.net.

Oportunidades

Para a criação do laboratório, 40 acadêmicos da Instituição concorreram para cinco vagas, sendo quatro para o desenvolvimento de software e um para analista de testes. O acadêmico da sexta fase do curso de Ciências da Computação, João Victor Alves Rocha, foi um dos selecionados. 

“É uma oportunidade grandiosa de aprendizado pessoal e profissional, além de auxiliar a empresa em seu crescimento. É uma jornada onde podemos aprender muito e entender como funciona o dia a dia da empresa”, contou.

A Deps

Na busca por responder a pergunta: “como diminuir os esforços da atividade humana e simplificar suas rotinas para torná-los capazes de atingir resultados extraordinários”, Cristoffer Medeiros e Simone Medeiros, criaram a startup Deps Tecnologia, em 2004.

Para dar uma resposta a esta questão, a dupla uniu lógica e mentes, tendo como resultado a inovação. Cristoffer explicou que a  Deps não desenvolve apenas softwares, mas métodos, processos e educação para tornar a área de crédito.

“É uma poderosa alavanca para a sociedade e economia que afeta as relações entre empresas e pessoas, dando liberdade para confiarem umas nas outras. Atualmente, com clientes no mercado nacional e internacional, A deps possui mais de 240 milhões de análise e reanálises efetuadas por suas soluções, impactando na vida de milhões de pessoas e empresas em diferentes geografias”, fala Medeiros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2023 às 09:05
Compartilhar Comente

Unesc realiza colação de grau especial para formandos de mais quatro cursos

Unesc realiza colação de grau especial para formandos de mais quatro cursos
Mais um ciclo que se encerra para os graduandos e graduandas na noite festiva no auditório Ruy Hulse (Fotos: Décio Batista/Hannah Pires) Mais imagens

Confira a matéria completa aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 13:25
Compartilhar Comente