Arquitetura e Urbanismo

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais
Encontros iniciaram na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos acadêmicos da Universidade iniciaram a quarta-feira (31/7), participando das atividades do segundo dia da Recepção aos Calouros. Após receberem as boas-vindas da Reitoria nesta terça-feira, a hora é dos recém-chegados à Unesc conhecerem mais das atividades do curso e da estrutura física e os professores, durante encontros realizados pelas coordenações dos cursos.

Na parte da manhã, começaram as Aulas Inaugurais programadas para ocorrerem também nos períodos vespertinos e noturnos.

No Ateliê Central, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering Medeiros e a professora do curso, Aline Savi, dialogaram com os alunos sobre a graduação, o mercado e as possibilidades que a Universidade oferece, além de apresentarem a estrutura do curso, e conheceram os alunos. Já no Auditório Edson Rodrigues, os novos estudantes de Direito se reuniram com o coordenador, João Carlos de Medeiros Júnior, com a coordenadora adjunta, Márcia Piazza e demais professores do curso. Após a apresentação do curso e dos professores, a conversa se estendeu aos espaços de aprendizagem, como o Centro de Práticas Jurídicas e a Unidade Judiciária de Cooperação.

No mini auditório do Bloco T, os novos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), conversaram com o coordenador e o adjunto do curso, Joel Casagrande e Bruno Colombo, respectivamente, e receberam as boas-vindas também de membros do CA (Centro Acadêmico) e profissionais da área.

No Bloco R, as turmas de Farmácia e Fisioterapia participaram das Aulas Inaugurais. Os calouros da turma do período matutino de Farmácia tiveram um encontro com a coordenadora e a adjunta do curso, Ângela Rossato e Sílvia Dal-Bó, respectivamente, demais professores e veteranos. Já os novos alunos do período matutino de Fisioterapia, conheceram mais sobre o curso e a atividade profissional em um diálogo com os professores Hérica Salvaro Fernandes e Lee Gi Fan.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Guilherme Takeda chama a atenção para necessidade de evolução constante

Guilherme Takeda chama a atenção para necessidade de evolução constante
Profissional dividiu sua experiência e visão de mercado com alunos, professores e profissionais em Aula Inaugural na noite de terça-feira (02/04) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A experiência e o sucesso na carreira profissional do arquiteto, urbanista e paisagista Guilherme Takeda foram o chamariz para que o Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estivesse lotado na noite de terça-feira (02/04) para a sua palestra. O profissional, natural do Rio Grande do Sul, trouxe aos alunos, professores e profissionais da área de arquitetura parte da sua história e de sua empresa, que há 30 anos atua no mercado nacional e internacional, além de destacar algumas questões que considera como fundamentais para o futuro.

Entre suas falas no encontro, Takeda destacou a necessidade de o paisagista estar em constante transformação. “Se o comportamento do consumidor está mudando e nós somos os responsáveis por criar os ambientes que as pessoas irão passar seu valioso tempo, porque devemos ficar iguais? Por que, nesse contexto, nossas empresas devem continuar paradas no tempo? No meu caso a empresa está no mercado nessas três décadas justamente porque não somos iguais nem ao que éramos no ano passado”, salientou.

Ainda sobre o que dividiu com os participantes do evento, o arquiteto tratou sobre a importância da especialização dentro da área de Arquitetura e Urbanismo. “Nós temos que ser bons hoje a ponto de ganharmos de quem nós éramos há um ano atrás. Com o número de profissionais que temos à disposição atualmente, vocês têm que buscar se especializar em uma área, como foco para serem os melhores”, completou.

De forma irreverente, Guilherme conseguiu ao longo de todo o encontro divertir, orientar e atrair a atenção e a participação dos ouvintes. O evento marcou de forma oficial o início das atividades no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de abril de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Ideias e Ateliê de Arquitetura renovados

Ideias e Ateliê de Arquitetura renovados
Evento reuniu alunos de diversas fases nesta terça-feira (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Calouros e veteranos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc participaram na tarde desta terça-feira (17/3) de uma palestra com André Schmitt. A aula inaugural, com apresentação das produções de importantes profissionais da área, é tradição no início do semestre do curso. O evento também apresentou o novo espaço do Ateliê, que fica entre os blocos A e D.

A pró-reitora de Ensino e Graduação, Robinalva Ferreira; a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, e o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Ângelo Pousadela, destacaram a importância da aula. “Ficamos muito contentes pela presença do arquiteto André Schimitt na Universidade, na aula inaugural do curso. Esperamos que todos aproveitem este momento”, comenta Robinalva.

O arquiteto André Schimitt, atua na área há 30 anos. Natural do Ceará, ele chegou a Florianópolis em 1973, onde mora e trabalha até hoje. Quatro anos depois criou o escritório Desenho Alternativo com seu sócio Daniel Rúbio. “Não existe trabalho individual, eu me lembro de ter feito apenas um, criei o projeto de uma casa para o meu irmão”, comenta Schimitt.

“Para ser arquiteto é preciso muito mais que paixão”, acrescenta. “É preciso não parar de buscar o conhecimento. Arquitetura é manifestação cultural. Se não for assim, estaremos somente empilhando tijolos”, afirma André.

Na palestra, os alunos conheceram dez trabalhos feitos pelo arquiteto e seu sócio no escritório Desenho Alternativo. Ele abordou alguns pontos importantes para criar obras, o ponto de partida, as diferentes escalas do projeto, a experiência em fazer arquitetura e projetos em lugares turísticos.


 

Fonte: Secom

17 de março de 2015 às 17:43
Compartilhar Comente

Criador da identidade visual de Criciúma ministra palestra na Unesc

Criador da identidade visual de Criciúma ministra palestra na Unesc
Manoel Coelho esteve na Universidade na noite de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Teatro Elias Angeloni, Prefeitura, Monumento das Etnias, Museu Augusto Casagrande e blocos da Unesc foram apenas alguns dos projetos executados em Criciúma e que saíram das mãos e da mente de Manoel Coelho. No currículo, o arquiteto possui mais de 500 projetos por todo o país, incluindo a urbanização da cidade de Curitiba. E na noite de hoje (24/3), Coelho contou um pouco da sua história profissional de 45 anos durante a Aula Inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc.

O evento reuniu estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design, além de profissionais da área de toda a região. Ao final da Aula, Coelho fez uma noite de autógrafos do livro “Manoel Coelho: Arquitetura e Design” – a primeira noite de autógrafos do livro em Santa Catarina. O autor presenteou a Reitoria da Universidade com a obra, e doou outros exemplares para a Biblioteca da instituição.

Coelho afirmou ter um carinho grande pela Unesc, onde ministrou a Aula Inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo e foi homenageado pela primeira turma de formandos do curso. Amanhã (25/3), Coelho terá um encontro com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Ateliê Central.

Participaram da Aula Inaugural de hoje, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Angel Pousadela e o coordenador-adjunto do curso, Pedro Henrique Kestering Medeiros.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2014 às 20:37
Compartilhar Comente

“Tenho um carinho muito grande pela Unesc e por Criciúma”, diz Manoel Coelho

“Tenho um carinho muito grande pela Unesc e por Criciúma”, diz Manoel Coelho
Arquiteto foi convidado a proferir palestra na Universidade hoje (24/3) Mais imagens

O arquiteto que criou uma identidade visual para Criciúma e projetou alguns dos edifícios públicos mais importantes do município estará na cidade hoje (24/3), a convite da Unesc. Às 19 horas, Manoel Coelho fará o lançamento do livro que narra sua trajetória profissional e a seguir ministrará palestra no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade.

A promoção do evento, que é gratuito e aberto a professores, alunos, profissionais da área e ao público em geral, é do curso de Arquitetura e Urbanismo. “É um curso que prezo muito. Dei a aula inaugural e tive a honra de ser homenageado na formatura da primeira turma. Tenho um carinho muito grande pela Universidade e por Criciúma”, afirma Coelho.

Essa simpatia pela cidade se reflete também no livro “Arquitetura Design 45 Anos - Manoel Coelho”, que tem na capa o Monumento às Etnias, igualmente desenhado por ele. “Antes da palestra vou apresentar o livro sobre os meus 45 anos de projetos. No dia 13 de novembro do ano passado fizemos o lançamento em Curitiba, durante exposição no Museu Oscar Niemeyer, e recebemos pessoas de Criciúma, como o Altair Guidi, prefeito na época em que fiz os projetos para a cidade”, conta.

Após os compromissos de hoje Manoel Coelho permanecerá na cidade. “Na terça-feira (amanhã), terei um encontro com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, no ateliê”, explica o arquiteto.

Fonte: Secom

24 de março de 2014 às 09:06
Compartilhar Comente