Arquitetura e Urbanismo

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros
“Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos” faz parte das iniciativas do Programa Território Paulo Freire II (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos”, estiveram reunidos com lideranças de bairros de Criciúma na noite desta segunda-feira (30/8), para uma roda de conversa. Durante o encontro virtual, os representantes dos bairros participantes dialogaram com a equipe do projeto sobre os problemas existentes nos locais. O projeto faz parte do Programa Território Paulo Freire II.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Eyng Savi, o objetivo da atividade foi apresentar o projeto às lideranças. “Os líderes de bairros relataram as dificuldades enfrentadas quanto à inclusão social, principalmente nos espaços públicos”.

A presidente da União das Associações de Bairro de Criciúma, Nair Nazário, reforçou a importância da iniciativa do projeto junto às comunidades, como forma de instrumentalizar as comunidades para reivindicações junto aos órgãos públicos.

O projeto de extensão tem como objetivo promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas ao diálogo sobre a inclusão social, especialmente das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas esferas ambiental (acessibilidade das calçadas) e cultural/social (arte de rua), encaminhando alternativas de soluções aos problemas sociais e contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida da comunidade.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2021 às 11:58
Compartilhar Comente

Projeto “Conexões Urbanas” realiza encontro com a comunidade

O projeto de extensão “Conexões Urbanas”, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, realizou uma reunião com integrantes de associações de moradores de Criciúma, no Salão Paroquial da Igreja do bairro Jardim Angélica. No encontro realizado em 21 de novembro, os professores do curso, Elizabeth de Siervi, Margarete Oliveira e Maurício Pamplona apresentaram a proposta de praça no Jardim Angélica.

Segundo Elizabeth, o projeto visa desenvolver a promoção da cidadania e da qualidade de vida em demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos em Criciúma, com ênfase nas artes, no planejamento ambiental, dos espaços livres, do paisagismo, da paisagem urbana e da cidade educadora.

“O projeto nasceu a partir da solicitação da comunidade em 2016 para que a Universidade colaborasse com uma proposta de uma praça nas proximidades da escola e da igreja. Na etapa atual do projeto, apresentamos o desenvolvimento do estudo preliminar para a praça, onde estão compilados os resultados das reuniões anteriores em um projeto preliminar que apoiará a busca de recursos para execução”, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma
Evento ocorreu na Escola Adolfo Back (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável”, do Programa Território Paulo Freire da Unesc, levaram alegria para de diversos bairros de Criciúma. Sábado (22/10), na Escola Adolfo Back, no Bairro Jardim União, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, tiveram oportunidade de expressar, através de brincadeiras e da arte, o lado positivo do cotidiano do Bairro onde moram.

O evento marcou as comemorações do Dia das Crianças na comunidade e foi organizado por lideranças comunitárias  dos bairros Progresso, Mina União e Vila Belmiro, com participação das agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Bairro Mina União, CRAS do Bairro Santa Luzia, Aton Eventos e apoio da LBV, da escola Adolfo  Back e do projeto de extensão da Universidade.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jorge Luiz Vieira, para o grupo de extensão foi um momento importante de inserção na vida do Bairro, como estratégia de acolhimento de ambas as partes. “A intenção foi dar início à segunda fase do projeto, que é a de se poder conhecer, a partir da comunidade, os seus anseios. O objetivo maior é fortalecer a comunidade e suas lideranças para que consigam realizar  o que definirem como ações importantes para a melhoria da sua coletividade”, comenta.

Tiveram participação no evento as bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo Liliana Esteves e Paola Soccas e do curso de Psicologia, Isabela Rodrigues e Jéssica Borges, com o apoio dos professores Jorge Luiz Vieira, João Batanolli e Rosa Nadir Jerônimo. Participaram como voluntários, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Greice Colombo Aguiar, Juliana Somalliva Crocetta e Igor Costa Freitas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 16:52
Compartilhar Comente (1)

Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de revitalização de escola

Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de revitalização de escola
Unidade escolar do Bairro São Defende recebe as atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Escola Caetano Ronchi, em Criciúma, deve terminar 2016 com projetos para qualificação de alguns espaços internos e externos. O projeto de extensão “Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no Bairro São Defende, Criciúma-SC”, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) atua para a melhoria de diversos espaços e até o fim deste ano, deve entregar projetos que contribuam para melhorar espaços como salas de aula e parquinho, além do diagnóstico sobre a acessibilidade no prédio, do levantamento planialtimétrico (com a parceria do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc) e a maquete da escola.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Elizabeth Maria Campanella de Siervi, durante o primeiro semestre de 2016, foram realizadas medições da escola para adequar a planta às medidas reais, para embasar os projetos de revitalização de seus espaços. No dia 9 de agosto, durante uma reunião com pais e professores, as atividades realizadas no primeiro semestre foram socializadas e as ações futuras foram repassadas, além de feita a entrega dos desenhos técnicos para a direção da escola, simbolizando a primeira etapa de execução do projeto.

“Foram entregues a planta baixa, planta de cobertura, cortes e fachadas, impressos e em CD, desenvolvidos pelo grupo, como resultado dos levantamentos efetuados nesse período. Os pais e professores se mostraram entusiasmados, levantando questionamentos e contribuindo com ideias para a execução futura dos projetos”, comenta a professora Elizabeth.

Passeio acompanhado

Dando continuidade ao projeto de extensão, nesta quarta-feria (17/8) ocorreu um passeio acompanhado para diagnóstico da acessibilidade na Escola Caetano Ronchi. A atividade teve a participação das professoras Aline Eyng Savi, Elizabeth de Siervi e as bolsistas do projeto na Escola Caetano Ronchi, Ana Paula Albuquerque, Julia Dal Molin e Sofia Minato, e do projeto “Ambiente e Cidadania. Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire localizadas próximas à nascente do bairro Santo André”, coordenado pela professora Maristela Giassi, Jaqueline Porto, Joesia Campos e Júlia Faedo.

O método dos passeios acompanhados busca avaliar as condições de acessibilidade espacial a partir de situações reais de uso do espaço. A sua aplicação envolve a escolha de um entrevistado que deverá percorrer um trajeto previamente escolhido. Durante o percurso são registradas as percepções e dificuldades experimentadas por ele. A professora Aline Eyng Savi do curso de Arquitetura e Urbanismo e que é cadeirante, realizou o passeio, descrevendo as dificuldades vivenciadas durante o percurso pelos ambientes da escola. Tal percurso foi registrado pelas alunas que a acompanharam. A experiência demonstrou a falta de elementos de acessibilidade na escola, inclusive nos acessos externos, evidenciando o descompasso entre a legislação, que determina a inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino regular, e a realidade desses edifícios
públicos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2016 às 22:35
Compartilhar Comente

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente