Arquitetura e Urbanismo

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente

Alunos se preparam para estudar no exterior

Alunos se preparam para estudar no exterior
Estudantes viajam em 2017 para intercâmbio de seis meses (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Conhecer novas culturas e ampliar o conhecimento técnico é apenas um pouco do que cinco estudantes da Unesc vão viver em 2017. Os acadêmicos viajam a partir do primeiro semestre para Espanha, Portugal, México e Uruguai, e cada um passará seis meses em uma instituição de ensino fazendo parte do curso superior. Na tarde desta segunda-feira (31/10), o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, em um encontro para desejar sucesso no intercâmbio.

“Vocês irão conhecer pessoas de muitos lugares e ampliar o conhecimento não só acadêmico, mas para a vida. Não deixem que o medo paralise e impeça vocês de aproveitar ao máximo para adquirir experiência. Representem bem a Unesc e o Brasil lá fora. Nós ficaremos aqui torcendo por vocês”, afirmou Volpato.

A estudante do curso de Direito, Emanuela Gava Caciatori, viaja no segundo semestre de 2017 para o México, onde passará seis meses estudando na Universidade Autônoma de São Luis Potosí. Para ela, a experiência vai agregar muito em sua formação profissional. “Dá um pouco de medo pela língua e estilo de vida diferente. Mas vai ser uma experiência muito interessante para todos nós”, comentou Emanuela.

Segundo o aluno de Engenharia de Agrimensura Bruno Varela Medeiros, que vai estudar o primeiro semestre de 2017 na Universidade da República, no Uruguai, o conhecimento adquirido e as experiências vividas serão compartilhadas e aproveitadas para a carreira de cada um.

Além de Emanuela e Bruno, os alunos Cristiano Julio Faller (Enfermagem), Francis Júnior Barbosa da Silva (Arquitetura e Urbanismo) e Arthur Bernardo Messias (Direito) irão para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Algarve (Portugal) e Universidade Autônoma de São Luis Potosí (México), respectivamente.

O encontro ocorreu na Reitoria da Universidade e teve a participação do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc Alexandre Possamai.

A Unesc mantém 46 acordos internacionais com 17 países.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2016 às 18:48
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam do Ciência sem Fronteiras

Estudantes da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, embarcarão em agosto e setembro em uma nova experiência. Celso Carneiro Carvalho Júnior, do curso de Medicina, Allan Serra Braga Bugyi, aluno de Ciência da Computação, João Carlos Christovam Teixeira, de Arquitetura e Urbanismo e Bruno Saccon Frezza e Guilherme Meneghel, estudantes de Engenharia Civil, irão fazer parte do curso em instituições de ensino no exterior. Os cinco foram aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo para que acadêmicos realizem parte da graduação ou pós-graduação em outros países. No mesmo programa, a Universidade já possui  alunos que estão no exterior.

No final da tarde de hoje (24/6), os alunos, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, conversaram com o reitor Gildo Volpato sobre as suas expectativas nesta nova fase da jornada acadêmica. “Estou indo para ampliar meus estudos e quero representar bem a Unesc lá fora”, afirmou Celso. Para Guilherme, além do conhecimento acadêmico, cada um irá aprender mais sobre a cultura de outros países.

Celso e Allan vão para os Estados Unidos e João Carlos, para o Canadá. Os três passarão seis meses aperfeiçoando a língua inglesa e um ano estudando em universidades. Já Bruno e Guilherme, ficarão um ano na Itália. As viagens ocorrerão em agosto e setembro.

“Poucas pessoas têm todas as condições para ir estudar fora e vocês estão vencendo obstáculos em busca de algo mais para a formação profissional e pessoal. Esta experiência vai agregar muito na vida de vocês. Novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos. Que vocês tenham uma excelente viagem e que representem bem o Brasil, o estado, a cidade e a Universidade de vocês”, afirmou o reitor.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 19:51
Compartilhar Comente