Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura da Unesc: a realização pessoal e o reconhecimento profissional

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2024 às 08:58
Compartilhar Comente

Egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo socializam experiências

Egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo socializam experiências
Mais imagens

Os acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado 1, do curso de Arquitetura e Urbanismo, receberam visitantes especiais na última sexta-feira (4/10). Eles dialogaram com os arquitetos e empreendedores Adrian Possamai Della e Ana Julia Nicolotti Durli, egressos da Universidade e sócios da empresa Quadro Arquitetura.

Durante a palestra, os profissionais abordaram os desafios frente a organização e administração do escritório, captação de clientes, gestão estratégica, concepção e produção de projetos arquitetônicos e o uso de softwares voltados para arquitetura, com destaque a plataforma BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção).

Segundo a professora da disciplina, Stela Maris Ruppenthal, a atividade propôs uma dinâmica de interação, provocando questionamentos e interesse sobre conteúdo apresentado. “É muito gratificante como professora receber nossos egressos como colegas arquitetos, e com eles compartilhar momentos de aprendizado, junto aos nossos estudantes”, afirma.

A disciplina de Estágio Supervisionado 1 promove semestralmente palestras com arquitetos e visitas a escritórios de arquitetura, onde os acadêmicos têm contato inicial com a realidade do mercado profissional. Na etapa seguinte os acadêmicos produzem relatórios e formulam o projeto de estágio, que será desenvolvido em campo no semestre seguinte durante o Estágio Obrigatório.

Por: Milena Spilere Nandi 07 de outubro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Projeto Cidadania Verde realiza reunião na Unesc

O Grupo de Trabalho Morro da Fumaça do projeto de extensão Cidadania Verde, da Unesc, estiveram reunidos no dia 12 de setembro no Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo para a apresentação de resultados preliminares e integração de equipes da Universidade e de Morro da Fumaça.

“A atividade teve como objetivo aproximar o projeto de extensão com técnicos e políticos do município, visando aprofundar as relações entre parceiros do projeto, estabelecendo novos canais de comunicação para as etapas de levantamento de dados e socialização dos resultados com a comunidade de Morro da Fumaça”, afirma a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Elizabeth Maria Campanella de Siervi.

O GT é composto por representantes da Unesc, do Observatório Social, da Secretaria de Infraestrutura de Morro da Fumaça, além da chefia de gabinete do prefeito de Morro da Fumaça e da secretaria do Meio Ambiente do município. O projeto de extensão é coordenado pelo professor Maurício Pamplona. 

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2019 às 18:04
Compartilhar Comente

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo entregam presente para a reitora

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo entregam presente para a reitora
Mais imagens

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu nesta quarta-feira (28/11) a visita de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. No encontro, os estudantes presentearam a reitora com a nova camiseta do curso, desenvolvida pelos próprios alunos.

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2018 às 14:46
Compartilhar Comente

Projeto Observatório Acessível encerra atividades do semestre em Morro da Fumaça

Nesta quarta-feira (28/11), a Escola Maurina de Souza Patricio, de Morro da Fumaça, recebeu o último encontro do segundo semestre de 2018 do projeto de extensão Observatório Acessível. Durante a reunião, foi entregue à direção da escola e ao Observatório Social os resultados dos levantamentos de acessibilidade espacial realizados, confrontando a situação atual e propondo soluções baseadas nas normas técnicas. Além disso, foi apresentado aos professores da escola um modelo de brinquedo inclusivo, para discussão e validação.

O encontro teve a presença de representantes do Observatório Social, da comunidade escolar e participantes do projeto, realizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produtos e Engenharia Civil.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Savi Eying, o Observatório Acessível desenvolve suas atividades em Morro da Fumaça e ocorre em consonância com ações de fortalecimento das políticas públicas na área de inclusão escolar no Brasil. “O objetivo é o levantamento das condições de acessibilidade espacial das escolas, incluindo um piloto com processos de investigação e produção de novas tecnologias no design de brinquedos educativos e inclusivos”, explica.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de novembro de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente