Arquitetura e Urbanismo

Projeto Cidadania Verde realiza reunião na Unesc

O Grupo de Trabalho Morro da Fumaça do projeto de extensão Cidadania Verde, da Unesc, estiveram reunidos no dia 12 de setembro no Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo para a apresentação de resultados preliminares e integração de equipes da Universidade e de Morro da Fumaça.

“A atividade teve como objetivo aproximar o projeto de extensão com técnicos e políticos do município, visando aprofundar as relações entre parceiros do projeto, estabelecendo novos canais de comunicação para as etapas de levantamento de dados e socialização dos resultados com a comunidade de Morro da Fumaça”, afirma a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Elizabeth Maria Campanella de Siervi.

O GT é composto por representantes da Unesc, do Observatório Social, da Secretaria de Infraestrutura de Morro da Fumaça, além da chefia de gabinete do prefeito de Morro da Fumaça e da secretaria do Meio Ambiente do município. O projeto de extensão é coordenado pelo professor Maurício Pamplona. 

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2019 às 18:04
Compartilhar Comente

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação
Sala Edi Balod recebe obras que são resultado de investigações poéticas de nove artistas (Fotos: Maria Julia Amboni) Mais imagens

Foi oficialmente aberta, na noite de terça-feira (17/9), a exposição “Zona de Coexistência Outros Diálogos”, na Sala Edi Balod, Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

A exposição conta com obras de Catia Hahn, Foliveira, Julio Soares, Karolyne dos Santos Pacheco, Kelen Pereira, Lara Cardoso, Larissa Bombazaro, Lucas Pereira Elias e Maria Julia Nandi Amboni.

O projeto é desenvolvido na disciplina Ateliê de Escultura, 2019-1, ministrada pela professora Odete Angelina Calderan, do Curso de Artes Visuais Bacharelado. Ele contempla investigações poéticas dos nove artistas, ligadas a diferentes modos de experimentar a tridimensionalidade na contemporaneidade, por meio de escultura, instalação, performance e outros.

Entre os focos da exposição está possibilitar zonas de coexistência em desafios interdisciplinares, entre os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e do Horto Florestal, articulados aos processos artísticos, as experimentações, as reflexões e desdobramentos poéticos heterogêneos, pessoal e coletivo. 

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 4 de outubro. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Unesc sedia 10ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

Unesc sedia 10ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial
Evento ocorre de 10 a 12 de setembro na Universidade (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc sediará na próxima semana a 10ª edição do SPPGT (Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial). O evento ocorrerá de 10 a 12 de setembro e reunirá comunidade interna e externa para debater estudos envolvendo a temática Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. O Seminário é organizado pelo LabPGT (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial).

O evento busca consolidar na região Sul do país um polo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre o tema. “Estamos na 10ª edição e isso mostra que o evento está consolidado. É um espaço para que os autores possam discutir as pesquisas que eles têm realizado e, na área da graduação, que eles possam contribuir para a formação dos acadêmicos da Unesc”, explica o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig.

Programação do evento

O Seminário contará com palestras, apresentações de trabalhos científicos, lançamento de livros e workshops. O livro é de autoria do evento e traz uma coletânea com os melhores artigos apresentados na edição de 2018, que abordou o tema O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural. A obra é gratuita e disponibilizada na versão eBook. Algumas cópias impressas serão distribuídas no dia do lançamento.

Além disso, a palestra de abertura conta com o tema Revolução Geoespacial: o Futuro chegou! Ação, Interação e Gestão de Ambientes e Territórios e a de encerramento com o tema Mudanças Ambientais Globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira a programação completa e os locais no site do evento. 

A ação tem o apoio da Unesc, do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Criciúma, do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), dos cursos de Engenharia de Agrimensura, Geografia, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de setembro de 2019 às 15:30
Compartilhar Comente