Arquitetura e Urbanismo

Unesc recebe oficina Escritório Modelo de Assistência Técnica

Unesc recebe oficina Escritório Modelo de Assistência Técnica
Evento ocorreu no último fim de semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo da região se reuniram na Unesc no último sábado (23/9) durante as atividades da oficina Escritório Modelo de Assistência Técnica, fruto de uma parceria entre o curso de Arquitetura e Urbanismo, Escritório Modelo Interdisciplinar e IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Pela manhã palestras contextualizaram a problemática atual da região, e à tarde a oficina fez os participantes materializarem suas ideias.

A oficina se configurou inicialmente em vários grupos de estudantes e profissionais, no qual se refletiu e debateu sobre temáticas estabelecidas, relacionadas a implantação de um Escritório Modelo de Assistência Técnica. Após estabelecidas perguntas sobre a problemática, o grupo como todo pensou estratégias e meios para a implantação, desmitificando a profissão do arquiteto e urbanista, onde ele pode ter um direcionamento para o público mais carente.

Foi ressaltada ainda a importância da institucionalização municipal da Lei de Assistência Técnica n 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de setembro de 2017 às 20:09
Compartilhar Comente

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil

Ateliê Central recebe Oficina Modelo do Instituto de Arquitetos do Brasil
Atividades ocorrem sábado no Ateliê Central (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ateliê Central do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc recebe neste sábado (23/9), a Oficina Modelo de Assistência Técnica, realizada pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) – Núcleo Criciúma. O evento contará com palestras, apresentação de trabalhos relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos da Universidade e oficina de Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento.

A iniciativa envolve os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Unesc e tem o patrocínio do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e o apoio da Unesc por meio do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar.

O evento é aberto para a participação de acadêmicos, professores e profissionais da área e as inscrições podem ser feitas no link. Mais informações pelo telefone (48) 3413-8162 ou pelo e-mail casadoarquiteto@hotmail.com.

Confira a programação:


9 horas às 10h30: Palestra sobre o que é um Escritório de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social - ATHIS, com a professora doutora e, Arquitetura e Urbanismo e arquiteta Gabriela Morais Pereira;

10h45 às 12 horas: Apresentação do Contexto Regional; Equipe de bolsistas do Projeto de Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc;

14 às 17 horas: Oficina de Imersão, Ideação, Prototipação, Desenvolvimento e Apresentação das Propostas de Modelos de Escritórios de ATHIS a serem realizados pelos participantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente