Arquitetura e Urbanismo

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros

Projeto de extensão promove roda de conversa com lideranças de bairros
“Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos” faz parte das iniciativas do Programa Território Paulo Freire II (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Calçada Cidadã: Acessibilidade e arte de rua para todos”, estiveram reunidos com lideranças de bairros de Criciúma na noite desta segunda-feira (30/8), para uma roda de conversa. Durante o encontro virtual, os representantes dos bairros participantes dialogaram com a equipe do projeto sobre os problemas existentes nos locais. O projeto faz parte do Programa Território Paulo Freire II.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Eyng Savi, o objetivo da atividade foi apresentar o projeto às lideranças. “Os líderes de bairros relataram as dificuldades enfrentadas quanto à inclusão social, principalmente nos espaços públicos”.

A presidente da União das Associações de Bairro de Criciúma, Nair Nazário, reforçou a importância da iniciativa do projeto junto às comunidades, como forma de instrumentalizar as comunidades para reivindicações junto aos órgãos públicos.

O projeto de extensão tem como objetivo promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas ao diálogo sobre a inclusão social, especialmente das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas esferas ambiental (acessibilidade das calçadas) e cultural/social (arte de rua), encaminhando alternativas de soluções aos problemas sociais e contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida da comunidade.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2021 às 11:58
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc dá início às atividades pedagógicas no Bairro da Juventude.

Projeto de Extensão da Unesc dá início às atividades pedagógicas no Bairro da Juventude.
Ação “Com os olhos de criança” envolve acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Pedagogia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc acaba de iniciar mais um projeto de Extensão em benefício da sociedade. Desta vez quem recebe as atividades são alunos do Bairro da Juventude. Intitulado de “Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional Bairro da Juventude pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, o trabalho será realizado pelas bolsistas extensionistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, Ana Livia De Nez De Mattia e Sara Queiroz Sampaio. Nesta sexta-feira (27/8), após os primeiros encontros de planejamento e reconhecimento do espaço, as acadêmicas iniciaram as atividades com as crianças.

O projeto iniciado, conforme o coordenador do grupo, Jorge Luiz Vieira, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem por objetivo desenvolver a percepção das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental do Bairro da Juventude sobre os conceitos de espaço público, privado e coletivo, por meio das vivências nos espaços, abertos e fechados da escola, transpondo-os para o bairro e a cidade.

“Neste primeiro encontro as alunas desenvolveram atividades lúdicas com a turma de 12 alunos da professora Darlene Pires. O momento foi importante para a apresentação da turma para as estudantes, dando início ao processo de integração para que os nove encontros seguintes sejam plenamente realizados”, explica.

Nos próximos encontros, de acordo com o coordenador, as bolsistas irão seguir um roteiro detalhado de atividades que levarão as crianças a expressarem suas percepções sobre a relação com os espaços. O projeto prevê cinco etapas de execução da metodologia de interação das acadêmicas com os alunos do Bairro da Juventude. “As etapas um e dois, de integração das equipes das duas instituições e de programação das atividades, já foram vencidas. Agora o projeto entra na sua fase de aplicação da metodologia, a qual será objeto de avaliação ao final deste semestre para aplicação em outras turmas do Bairro da Juventude no próximo ano”, acrescenta.

Além de Jorge, como coordenador, o Projeto de Extensão tem ainda a participação das professoras Édina Regina Baumer, do curso de Pedagogia, e Gláucia Regina Marchesan, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2021 às 17:00
Compartilhar Comente