Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design criam um novo Observatório

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design criam um novo Observatório
A proposta foi apresentada em uma roda de conversa com diretoras escolares(Foto: Divulgação) Mais imagens

Incluir os diferentes no meio educativo, facilitando a todos (alunos, professores, funcionários, familiares) o acesso ao seio escolar. Esse foi o objetivo do projeto de extensão intitulado “Novo Observatório: Um olhar humano e inclusivo sobre as condições de acessibilidade espacial das Escolas Municipais de Içara/SC”, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design da Unesc, conforme edital nº 358/2020.

O projeto foi apresentado e discutido em uma roda de conversa  on-line, realizada na última sexta-feira(02/7), entre a equipe de extensionistas e as diretoras de escolas.

Durante a conversa foi demonstrada a proposta de desenvolvimento de subsídios de tecnologia assistiva. “Estamos dando ênfase  à acessibilidade espacial de áreas internas e externas nas escolas públicas municipais de ensino fundamental”, explicou Aline Eyng Savi, professora, doutora e coordenadora adjunta do departamento de Arquitetura e Urbanismo.

A programação contou ainda com relatos das diretoras sobre as dificuldades enfrentadas quanto à inclusão social, e principalmente no ambiente escolar. Encerrou-se com a apresentação da programação de visitas a campo, com todos os cuidados protocolares estabelecidos pela sala de situação da Universidade. 

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em vigor desde 2016, determina que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência.

Uma das principais conquistas incluídas na LBI no que diz respeito à acessibilidade é a mudança do entendimento da palavra “deficiência”. Antigamente, deficiência era vista como uma condição das pessoas. Hoje, ela é entendida como uma situação dos espaços que não estão aptos a receber a todos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2021 às 16:18
Compartilhar Comente