Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo realiza primeiro Encontro de Extensão Universitária

Com a apresentação de quatro projetos de extensão, aconteceu na noite da última segunda-feira (31/5), de forma virtual, o primeiro Encontro de Extensão Universitária, envolvendo cerca de 65 participantes, entre acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc.  O evento foi promovido pelo curso, através do Programa de Extensão, Habitat+Humano Inclusivo e Sustentável (Pehis) e coordenado pela professora Dra. Aline Eyng Savi, com o apoio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Na abertura dos trabalhos, o professor e coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, relembrou com muita satisfação e orgulho, a evolução dos projetos de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A gente vem percebendo como a extensão tem muito a ver com o curso. Estamos contribuindo muito para melhorar a qualidade de vida das comunidades nas quais nossos projetos de extensão adentram, participam, convivem e colaboram”, enfatizou o coordenador.

A professora e assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, representando a diretoria, fez um posicionamento da Extensão dentro do contexto universitário, ressaltando que a pasta está contemplada no artigo 207 da Constituição Federal, como um princípio para todas as universidades. Todas Instituições devem primar pela não indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Queremos desafiar nossos alunos a vivenciar situações de existências concretas. Que participem dessa relação transformadora entre a Unesc e a sociedade, visando a melhoria da prática acadêmica”, destacou a assessora, que ainda completou, “Fazer extensão, também é pesquisa e está atrelada em algum conteúdo do conhecimento do ensino em sala de aula. Somente casos reais é que mostra como a teoria está sendo aplicada na prática”, destacou a professora.

O evento prosseguiu com a apresentação dos quatros projetos pelos respectivos bolsistas sendo: “Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional Bairro da Juventude pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Novo Observatório: um olhar humano e inclusivo sobre as condições de acessibilidade espacial das escolas municipais de Içara/SC”, ambos contemplados no edital 358/2020; e “Calçada Cidadã: acessibilidade e arte de rua para todos no Território Paulo Freire” e “Memória e narrativas de comunidades: história do bairro nas lembranças dos moradores do Território Paulo Freire II (Criciúma, SC)”, ambos do edital 360/2020.

O final do encontro culminou com uma roda de conversa onde os presentes reforçaram a importância de eventos como este para a interdisciplinaridade e para estimular mais os acadêmicos a participarem de ações extensionistas. Foi defendido ainda os projetos de curricularização da extensão inseridos na formação universitária e que já fazem parte das disciplinas no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de junho de 2021 às 20:15
Compartilhar Comente