Arquitetura e Urbanismo

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc
Formandos, familiares e amigos comemoraram as conquistas na tarde desta quinta-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A última cerimônia de colação de grau especial do ano na Unesc foi marcada pela emoção. Na tarde desta quinta-feira (20/12) celebraram a formatura 43 acadêmicos da Universidade acompanhados de colegas, amigos e familiares no Auditório Ruy Hülse.

Os cursos que tiveram alunos concluintes foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Design de Moda.

Entre os formandos mais alegres da tarde esteve o jovem Afonso David Nkadi, de 26 anos. Natural de Angola, ele vive em Criciúma há mais de cinco anos e comemora neste fim de ano a conquista do diploma de biomédico, um sonho realizado. Apesar de já ter conquistado seu objetivo inicial, Afonso permanecerá no Brasil, em Criciúma e na Unesc. “Fui muito bem recebido aqui. Na Unesc recebi todo o suporte que precisei e fiz muitos amigos. Já estou matriculado na Pós-Graduação e quero continuar meus estudos”, garantiu.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Trabalho de egresso da Unesc figura entre os melhores de Santa Catarina

Trabalho de egresso da Unesc figura entre os melhores de Santa Catarina
João Pedro de Freitas recebeu reconhecimento do CAU-SC e do IAB-SC nesta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Entre mais de 300 trabalhos inscritos no Prêmio de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo SC, o do egresso da Unesc, João Pedro de Freitas, se destacou e recebeu premiação do CAU-SC (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas) e do IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil). O projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do aluno foi escolhido para participar representando a Universidade e, em âmbito estadual, o material intitulado “Habitação e Inclusão Social em Criciúma” ficou na segunda colocação, sendo motivo de grande orgulho para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para toda a Instituição.

Sob orientação do professor Lucas Sabino Dias, o projeto aborda as políticas públicas urbanas relacionadas ao direito à cidade e à habitação. Conforme o egresso, que apresentou o trabalho em novembro de 2017 na Unesc, a premiação é reflexo do envolvimento de alunos e professores na execução de todas as suas etapas. “Desde o início teve muita discussão no curso em torno do meu tema e deixei esse espaço realmente aberto para a colaboração de todos os interessados. Contei com o apoio de colegas e professores de forma ativa. Foi verdadeiramente uma construção coletiva”, salientou João Pedro.

A intenção do estudo, de acordo o arquiteto e urbanista, foi requalificar o espaço do centro da cidade, já que foi possível identificar grande quantidade de edifícios subutilizados no perímetro analisado. “A discussão da democratização das cidades foi e continuará sendo meu foco de estudo em um possível mestrado em breve. Acredito muito que precisamos ser sujeitos críticos e, especialmente na arquitetura, penso que a continuidade no estudo aliado ao trabalho é fundamental”, completou.

A entrega da premiação foi realizada na última semana no auditório da reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis. O momento, para João, ficará marcado em sua história. “Foi um grande privilégio ter sido selecionado dentro da Unesc e, principalmente, em âmbito estadual. Essa é uma ferramenta de incentivo e foi muito gratificante ter sido premiado”, disse.

Ao longo dos 15 anos de história do curso de Arquitetura e Urbanismo essa é a quinta vez que um aluno recebe a premiação.

Confira aqui os trabalhos premiados.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2018 às 13:43
Compartilhar Comente (1)

Projeto Conexões Urbanas entrega Termo de Referência da Praça do bairro Jardim Angélica

Projeto Conexões Urbanas entrega Termo de Referência da Praça do bairro Jardim Angélica
Ação foi realizada pelos cusos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Projeto Conexões Urbanas realizou, na última quinta-feira (6/8), a entrega do e Termo de Referência de Praça, no bairro Jardim Angélica de Criciúma, para Associação de Moradores do Bairro. O projeto de extensão é realizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais da Unesc.

No encontro, foi entregue para o presidente da Associação de Moradores, Menandes Lourenço, o Termo de Referência para Praça no Bairro, documento que é produto do trabalho coletivo que está em desenvolvimento desde 2016 envolvendo os cursos e a Associação.

O objetivo do Projeto é desenvolver termos de referência, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo e das Artes Visuais, apoiando as demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos, com ênfase no planejamento ambiental, dos espaços livres, do paisagismo e da paisagem urbana, tomando a paisagem e o ambiente urbano como dimensões da arte na sua perspectiva lúdica, criativa, estética e poética.

O caderno contém o estudo preliminar de arquitetura para a Praça, os elementos e as definições trabalhadas pelo projeto junto com a comunidade, as imagens do estudo de Pedra Fundamental que marcará a atuação conjunta do projeto da área, além de outros elementos de apoio para viabilizar a sequência da ação coletiva e da continuidade da proposta no Bairro.

Participaram das atividades a coordenadora do Projeto, professora Elizabeth de Siervi, a  bolsista do projeto, Luana Milanes, o presidente da Associação de Moradores, Menandes Lourenço, e a arquiteta, Sofia Minatto, que atuou como voluntária nesta fase do Projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 20:08
Compartilhar Comente

Projeto Cidadania Verde finaliza elaboração do plano

Projeto Cidadania Verde finaliza elaboração do plano
Ação é realizada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agrimensura da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Projeto Cidadania Verde realizou na última quinta-feira (6/12) o fechamento das atividades do ano com elaboração do material para o município de Morro da Fumaça. A ação foi realizada no Laboratório de Projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo e realizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia de Agrimensura da Unesc.

Durante a atividade foram finalizados os materiais de apoio, entre eles mapas, detalhes e textos administrativos para o Termo de Referência, para adoção de praças e áreas verdes no Município de Morro da Fumaça.

O Projeto de Extensão Cidadania Verde tem o objetivo de desenvolver uma proposta de planejamento do Sistema de Espaços Livres do município de Morro da Fumaça. A ação será realizada a partir de ações participativas de extensão universitária, na perspectiva da paisagem local e microrregional e da cidade educadora. O projeto é uma iniciativa do Observatório Social do Município de Morro da Fumaça que é parceiro do projeto de extensão.

Participaram da atividades os bolsistas do projeto e a Secretaria Executiva do Observatório Social do Morro da Fumaça, Camila Bueno Alfredo. O planejamento do grupo é que, serão desenvolvidas outras atividades em conjunto buscando atender aos objetivos deste projeto de extensão.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de dezembro de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente